Buscar

3 Relatorio de Medida de Velocidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lab 3: Medindo Velocidade
Centro Universitário Uninter
 Rua, s/n–– CEP:– –- Brasil
e-mail: 
Resumo. O calculo da velocidade de um objeto a partir de medidas de distancia e tempo, e comparar velocidade média com velocidade instantânea.
Palavras chave: (velocidade, tempo, força)
1
Introdução
O tempo necessário para percorrer uma certa distancia depende da velocidade com a qual se locomove. A velocidade é calculada a partir de medidas de distância e tempo. A relação entre distância e tempo de objetos em movimento é normalmente expressa como velocidade média, que é calculada dividindo a distância percorrida pelo tempo decorrido. A velocidade média pode ser calculada para revelar a tendência geral do movimento de um objeto durante um intervalo de tempo. Esse valor pode ser bem diferente dos valores de velocidade desse objeto a cada momento, que é a chamada velocidade instantânea. 
Procedimento Experimental
O primeiro experimento consiste de um bloco posicionado em cima de uma mesa sem atrito. Um êmbolo está preso ao bloco e será utilizado para golpeá-lo. Foi registrado a medida do comprimento da mesa e o tempo que o bloco leva para deslizar sobre ela. Também foi registrada a força utilizada para golpear o bloco e fazê-lo deslizar.
Supondo que um bloco deslize por todo o comprimento da mesa em um pequeno intervalo de tempo e que outro bloco demore mais fazer o mesmo pode-se definir que a relação entre a velocidade dos dois blocos é a mesma força aplicada com atritos diferentes.
 O ajuste de força inicial para golpear o bloco foi de 78 N. Foi Anotado a distância percorrida e o tempo que o bloco levou para deslizar sobre a mesa na Tabela 1. O experimento foi repetido algumas vezes alterando a força com que o êmbolo golpeia o bloco, estes dados também foram registrados na Tabela 1. 
Análise e Resultados
Foi indicado no gráfico da figura 1 a distância e os tempos observados no experimento inicial. Existem dois pontos de dados: o primeiro ponto será (0 s, 0 cm) e é o ponto em que o deslizamento começou; o segundo ponto é o tempo e a distância total que foi medido. 
No mesmo gráfico, foi desenhado outras retas – todas começando no ponto (0 s, 0 cm) – para os experimentos realizados com outras forças. As retas mostram que os blocos partiram do mesmo lugar e percorreram a distância medida em diferentes intervalos de tempo. Cada reta no gráfico que foi desenhado apresentou inclinações diferentes devido as diferentes forças aplicadas aos blocos.
A declividade da reta no gráfico irá diminuir se o bloco levar ainda menos tempo para percorrer a mesma mesa.
Pode-se calcular a declividade de uma reta em um gráfico utilizando a seguinte equação:
declividade da reta = (variação no eixo y) / (variação no eixo x)
Neste experimento, a variação do eixo y é a distância percorrida pelo bloco e a variação do eixo x é o tempo que o bloco levou para percorrer essa distância. Utilizando os dados do gráfico ou da Tabela de dados 1, pode-se calcular a velocidade média dos blocos e registre os valores na Tabela de dados 2.
A velocidade dos blocos mudou proporcionalmente a força aplicada durante o experimento.
No segundo experimento foi alterado o atrito mudando o material do objeto e da mesa para plástico. Esta alteração de atrito afetou a velocidade do bloco diminuindo sua velocidade e conseqüentemente aumentando o tempo para um mesmo percurso.
Tabela 1: Dados coletados.
	Força (N)
	Distância percorrida (cm)
	Tempo decorrido (s)
	78
	500
	1,48
	98
	500
	1,17
	108
	500
	1,12
	48
	500
	2,26
	28
	500
	3,79
 Fig. 1: Gráfico de distância e tempo.
Tabela 2: Dados calculados.
	Distância (cm)
	Tempo (s)
	Velocidade (cm/s)
	500
	1,48
	338
	500
	1,17
	427
	500
	1,12
	446
	500
	2,26
	221
	500
	3,79
	132
Fig. 2: Gráfico de tempo e velocidade.
Conclusão
A variação da velocidade esta diretamente ligada à força aplicada ao objeto, portanto se o objeto mantém a velocidade constante a força de deslocamento também é constante.
Referências
 [1]http://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/11385504052012Fisica_Basica_Aula_6.pdf
[2] http://univirtus.uninter.com/ava/web/roa/

Outros materiais

Outros materiais