Buscar

Com o fim da guerra frias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo bfbfbfhfhfhfhfhfhfhf
Gfgfgfgfgfggf
ghfhfhfhf
Com o fim da guerra fria as forças armadas de diversos países, começaram a desempenhar papeis diversos no que se refere a defesa soberania nacional. As forças armadas que tem como principal atribuição, a defesa do seu pais à ameaças externas, foram redimensionadas a desempenhar atividades internas.
Na América Latina as Forças Armadas tinham como atribuição a preocupação com a soberania territorial, como as vigilâncias constantes de suas fronteiras em céu e terra. Mas esse pensamento foi mudando com o final da guerra fria, onde as forças militares tiveram e tem envolvimento em assuntos internos e em sua maioria políticos. Em países como a Colômbia, onde as forças armadas foram empregadas no combate ao narcotráfico, na Argentino e Brasil integradas ao fato das ditadura militares, onde essas forças desempenharam papais de contenção de grandes movimentos civis, agindo como policiais e juízes. Por outro lado, as Forças Armadas desempenham papais sociais em campanhas de alimentação, ajuda humanitária em grandes desastres naturais e em sua grande parte de ações provocadas pelo homem, no caso das guerras. Essas atividades de características social, acarretaram no aumento dos gastos com as forças militares o que afetou o PIB desses países. Alguns países da América Latina vem diminuindo o investimento em suas forças armadas, já outros como o Brasil, vêm gradativamente aumentando os investimentos, fato observado no governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva através do Ministério da Defesa. Esses investimentos têm como contrapartida o aumento das empresas no ramo de artigos militares, o Brasil vêm adquirindo aviões carças; navios e até a construção de um submarino movido a energia nuclear.
Neste presente resumo teve como objeto as mudanças que as forças armadas vêm sofrendo em suas atribuições em países da América Latina, que tinha como principal função a defesa da soberania do seu país, defesa territorial e que o fim da guerra fria, tiveram que desempenhar funções voltadas ao cenário interno, social político. Atuando em desastres naturais, campanhas sociais na área humanitária, e em combate ao narcotráfico como é o caso de alguns países latinos. Essas mudanças significaram um aumento nos gastos do governo de alguns países e um aumento de empresas no ramo artigos militares. Há uma discursão em relação as principais atribuições das Forças Armadas nesses países, pois onde a política nacional está tendo uma grande influência.

Outros materiais