Buscar

Resenha sobre agricultura alternativa

Prévia do material em texto

Critica de texto:
Agricultura alternativa
Agricultura alternativa é o conjunto de praticas e técnicas de cultivo de terra que, diferente da agricultura tradicional, tem como objetivos o desenvolvimento sustentável e a produção de gêneros agrícolas sem qualquer contaminação por agrotóxicos ou pesticidas também conhecida como agricultura ecológica ou cultura verde.
Não utiliza métodos que possam contaminar o solo, sem uso de agrotóxicos os alimentos se tornam assim mais saudáveis, preservando o solo e o ecossistema, porém este tipo de produção é em escala menor que a convencional, não suprindo a demanda convencional por alimentos. Os métodos agrícolas utilizados, buscam conservaras características e potenciais naturais do solo, portanto os produtos são naturais e com pouca ou nenhuma mecanização, todavia, da segunda metade deste século, houve o melhoramento da produção agrícola, após a integração de um conjunto de tecnologias que aumentaram a produção e a produtividade. Contudo, a incorporação dessas tecnologias ocorreu de forma inadequada, seja pela maneira como se deu esta implantação, seja pela natureza das tecnologias introduzidas. A prevalência de praticas e métodos que se tornaram convencionais como a monocultura, uso massivo de agrotóxicos e fertilizantes e o manejo inadequado do solo e da água, revela um problema de relação homem e meio ambiente, com consequências ambientais visíveis tais como contaminação dos lençóis freáticos, erosão, contaminação do solo e mananciais de água.
Segundo uma agência americana de proteção ao meio ambiente, a qual afirma que a maior fonte de poluição da água superficial ocorre através de pesticidas, fertilizantes. Outro dado preocupante é o uso exagerado de pesticidas,o que acarreta o desenvolvimento de resistência das pragas, além de deixarem resíduos nos alimentos, que são consumidos por todos, até mesmo pelo agricultor e seus familiares.
Assim, muitos agricultores estão mais conscientes e começam a adotar práticas alternativas como o objetivo de reduzir o custo de insumos, preservarem os recursos naturais e o principal, proteger a saúde humana, surgindo à agricultura alternativa, agricultura essa que tem um desenvolvimento mais sustentável, uma produção sem a contaminação por agrotóxicos ou pesticidas. “As marcas que atestam uma verdadeira aproximação à agricultura alternativa não são as praticas convencionais que ela rejeita, mas sim as praticas inovadoras que ela adota”.

Outros materiais