Buscar

Falando sobre o paradigma dos 5 macacos na jaula

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Falando sobre o paradigma dos 5 macacos na jaula: 
No relato, afirma que um grupo de cientistas haviam colocado cinco macacos numa jaula, uma escada e sobre ela um cacho de bananas. Cada vez que um macaco subia à escada para apanhar as bananas, os pesquisadores lançavam um forte jato de água fria sobre os que estavam no chão. Não custou muito para que cada vez que um macaco ameaçava subir a escada, os demais o enchessem de pancada. Em pouco tempo nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.
Os cientistas substituíram então um dos cinco macacos. A primeira coisa que o novo macaco fez foi tentar subir a escada, dela sendo rapidamente retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não mais subia a escada. Um segundo macaco foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo da surra ao novato. Um terceiro foi trocado, e repetiu-se o fato. Um quarto e, finalmente o último dos veteranos foi substituído.
Os cientistas ficaram então, com um grupo de cinco macacos que, nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse chegar às bananas.
Se fosse possível perguntar a algum deles porque batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: “Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui”.
Comentários:
Parece um paradigma em cima de outro paradigma, pois não há relatos fidedignos sobre a origem desse experimento, acredito que se trata de um conto, sem comprovação científica do verdadeiro comportamento dos símios em questão. 
De qualquer forma é um bom conto para analisarmos sobre ideias arraigadas, manipuladas para que nossa mente tenha uma experiência deturpada. Com isso tomamos decisões sem ao menos sabermos por que as tomamos. Assim surge o senso comum. Podemos comparar esse paradigma em muitos aspectos da vida. “fazemos porque todo mundo faz”
Estamos constantemente sofrendo esse tipo de influência, vivemos em uma sociedade influenciada, ora pela mídia, ora por políticos, ora pelo ambiente familiar, religioso, no trabalho, ou melhor, se não estivermos alerta seremos sempre massa de manipulação e nunca massa crítica.

Outros materiais