ATIVIDADE   PROCESSOS BIOLÓGICOS BÁSICOS 14.11.2017
1 pág.

ATIVIDADE PROCESSOS BIOLÓGICOS BÁSICOS 14.11.2017


DisciplinaProcessos Biológicos Básicos11 materiais287 seguidores
Pré-visualização1 página
PROCESSOS BIOLÓGICOS BÁSICOS
PROFESSOR 
TURMA: VISAGISMO E TERAPIA CAPILAR 
NOMES
QUESTÕES:
1 \u2013 EXPLIQUE NO QUE CONSISTE O PROCESSO DE DESNATURAÇÃO DAS PROTEÍNAS, E OS FATORES QUE PODEM CAUSAR A DESNATURAÇÃO.
DESNATURAÇÃO É UMA ALTERAÇÃO EXTERNA QUE AFETA A ESTRUTURA TERCIÁRIA DA PROTEÍNA, PODENDO SER PERMANENTE OU IRREVERSÍVEL. OS FATORES QUE PODEM CAUSAR DESNATURAÇÃO SÃO: CALOR, VARIAÇÃO DE PH E MOLÉCULAS REATIVAS.
2 \u2013 POR QUE RAZÃO A DESNATURAÇÃO DE UMA PROTEÍNA RESULTA NA PERDA DE SUA FUNCIONALIDADE?
A ESTRUTURA PROTEÍCA ADQUIRE SUA FUNÇÃO EM MEIO CELULAR ESPECÍFICO. A DESNATURAÇÃO É QUANDO EM CONDIÇÕES DIFERENTES DAQUELAS PRESENTES NO INTERIOR DA CÉLULA RESULTAM EM VARIÁVEIS ALTERAÇÕES NA ESTRUTURA DAS PROTEÍNAS, ESTA PERDA DA ESTRUTURA TRIDIMENSIONAL CAUSA PERDA DE FUNÇÃO. 
3 \u2013 EXPLIQUE O QUE OCORRE COM A QUERATINA CAPILAR DURANTE O PROCESSO DE MODELAGEM DOS FIOS COM APLICAÇÃO DE CALOR.
A QUERATINA DURANTE O PROCESSO DE MODELAGEM DOS FIOS SOFRE DESNATURAÇÃO REVERSÍVEL, POIS APÓS O RESFRIAMENTO É REGENERADA.
4 - O QUE OCORRE COM A QUERATINA NO CASO DE APLICAÇÃO EXCESSIVA DO CALOR? É POSSÍVEL RECUPERAR AS PROPRIEDADES DOS FIOS NESTE CASO?
QUANDO O CALOR É EXCESSIVO OCORRE A DESNATURAÇÃO DA QUERATINA HELICOIDAL, QUE É A PROTEÍNA QUE CONFERE RESISTÊNCIA E ELASTICIDADE AOS CABELOS, ESTA PERDA ESTRUTURAL É IRREVERSÍVEL. 
5 \u2013 CONSIDEREM A ATIVIDADE REALIZADA EM SALA NA AULA PASSADA, SOBRE A MODELAGEM QUÍMICA DOS CABELOS. PODEMOS APLICAR OS CONCEITOS DA DESNATURAÇÃO NAQUELE CASO? EXPLIQUE A RESPOSTA, EM QUALQUER CASO, SIM OU NÃO.
 SIM, DURANTE O PROCESSO DE MODELAGEM QUÍMICA DOS CABELOS OCORRE DESNATURAÇÃO POR MOLÉCULAS REATIVAS, POIS O PRODUTO QUÍMICO QUEBRA AS LIGAÇÕES CISTEÍDICAS. ESTA É UMA DESNATURAÇÃO REVERSÍVEL, POIS APÓS O USO DO NEUTRALIZANTE AS LIGAÇÕES CISTEÍDICAS SÃO RELIGADAS, PERMITINDO A MODELAGEM DESEJADA.