Buscar

Globalização e o mundo contemporaneo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIDADE DE GESTÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PIC – PROJETO INTERDISCIPLINAR DE CURSO
Formulário – Texto dissertativo
	Curso: Licenciatura em Pedagogia 
	Períodos: Do 6º e 7º 
	Ano: 2017/2
Tema do seminário apreciado: O Ser Humano no Mundo
Data: 21/09/2017
Debatedores: Humberta Porto
 Wallace Paiva
 Lucio Caldeira
	Introdução: 
	Globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. Mas tal processo é acompanhado tanto de aspectos negativos quanto positivos.
	Desenvolvimento: 
Os últimos anos testemunharam grandes mudanças em toda a face da Terra, e com isso o lado negativo vem gerando desempregos, aumento da pobreza e menor qualidade de vida, fome e desabrigo e muitas doenças devido ao estado em que vivem e até mesmo retrocesso na educação, e em consequência disso o homem se vê obrigado a encontrar alternativas para a sobrevivência, decorrendo ao processo migratório, e esse homem ao se deparar com falta de emprego digno se contenta com menos, como subempregos, aceita salários desonestos, aumenta o tráfico de drogas...
Já no âmbito positivo a globalização interiorizou o interesse pela cultura, economia e política de outros países. Além de se sentirem integrantes de um país, muitas pessoas sentem que são cidadãos do mundo, desenvolvendo um grande interesse pelos diversos aspectos da vida de outras nações. Com os sistemas de informações atuais, principalmente Internet, este aspecto ganhou um grande avanço nos últimos anos, fez circular de forma mais rápida e eficiente conhecimentos científicos e troca de experiências. Este aspecto faz com que ocorra de forma mais rápida e eficiente avanços nas áreas de Medicina, Genética, Biomedicina, Física, Química, contribuindo para qualidade de vida dos cidadãos.
	Conclusão: 
Estamos vivendo em um mundo totalmente acelerado, com grandes mudanças acontecendo ao mesmo tempo e a globalização faz parte deste momento histórico. Sabemos que com ela são levantados muitas questões que nós fazem refletir, e pensar onde estamos e onde queremos chegar, pois tal processo traz consigo questões como o avanço tecnológico, expansão das empresas e multinacionais mais ainda assim é um tema muito complexo por mostrar duas realidades muito diferentes, onde de um lado estão os que estão se beneficiando e do outro os que estão sendo prejudicados com essa mudança, então é importante que tenhamos consciência do real papel do seu efeito, para possuirmos sentido crítico e ético em nossas falas, ações e considerações, e assim podermos realmente ajudar na construção de um país mais ético, onde a democracia se perpetue e valha para todos.
Registre as referências consultadas para a elaboração do seu texto:
https://www.suapesquisa.com/globalizacao/aspectos_positivos.htm
http://tuaeconomia.com/globalizacao-efeitos-positivos-e-negativos/
https://www.suapesquisa.com/globalizacao/
�PAGE �
�PAGE �2�

Outros materiais