Buscar

Teste de Conhecimento 27/11/17- Análise Organizacional 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ANÁLISE ORGANIZACIONAL
1a aula
Exercício: GST0964_EX_A1_201702091571_V2 // Data: 27/11/2017 21:33:46
	 1a Questão (Ref.: 201702720339)
	 Fórum de Dúvidas (7)       Saiba  (5)
	
	Autores de administração afirmam que a função da organização tem como principal atribuição a definição da estrutura organizacional da empresa e dos processos utilizados para fazê-la funcionar e alcançar os resultados. Dessa forma, como podemos entender a relação entre a estrutura de uma empresa e sua estratégia?
		
	 
	A estrutura de uma empresa deve ser delineada de acordo com a estratégia estabelecida, ou seja, a estrutura organizacional é uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela empresa. É o instrumento básico para concretização do processo organizacional.
	
	Empresas que buscam estratégias inovadoras devem possuir estruturas que possam criar condições para que isso aconteça como a estrutura linear e a estrutura funcional.
	
	A estrutura por processo deriva da forma como ambiente interno se organiza, sua tecnologia, o conhecimento daqueles que a operam, dessa forma não há nenhum tipo de relação entre estratégia e estrutura da organização.
	 
	A estratégia de uma empresa se estabelece em seu nível institucional, já a definição da estrutura se dá no nível tático, dessa forma é difícil traçar uma relação entre elas.
	
	A estrutura se encontra no ambiente interno da empresa e tem relação direta com os recursos organizacionais a fim que de empresas desenvolvam as suas atividades de forma satisfatória para seus stakeholders.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702850172)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 7)       Saiba  (3 de 5)
	
	Estrutura organizacional é um Instrumento administrativo resultante da identificação, análise, ordenamento e agrupamento de atividades e dos recursos das organizações, incluindo o estabelecimento dos níveis de responsabilidade e dos processos decisórios, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelo planejamento da organização¿(REBOUÇAS, 2011). Diante do exposto marque a alternativa correta sobre a origem dos estudos da estrutura organizacional.
		
	
	Estrutura organizacional é o estudo das organizações, deliberadamente planejada e informalmente representada pelo seu organograma.
	
	Estrutura organizacional é a rede relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal.
	 
	Estrutura Organizacional é a forma como as empresas se articulam para desenvolver as suas atividades.
	
	A estrutura organizacional surge da interação social das pessoas, o que significa que desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem.
	
	Estrutura organizacional é abordagem na estrutura informal que está nas pessoas e em suas relações, dando ênfase na posição em termos de Autoridade, e responsabilidades.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702844664)
	 Fórum de Dúvidas (7)       Saiba  (5)
	
	Sabemos que as organizações possuem estruturas formais e informais. As estruturas informais emergem com a interação social estabelecida entre as pessoas, progredindo espontaneamente à medida que as pessoas se reúnem. Assinale o texto abaixo que aborda corretamente o conceito de estrutura informal.
		
	
	Traduz relações que habitualmente aparecem no organograma.
	
	Uma característica fundamental da estrutura informal é que ela pode ser extinta pela estrutura formal.
	
	A estrutura informal não traz dificuldades ao oferecer resistência às ordens formais, alterá-las ou ainda cumpri-las com procedimento diferente do desejado.
	
	É resultante de comportamentos institucionais hierarquizados documentados e reconhecidos oficialmente entre os membros organizacionais.
	 
	A autoridade informal flui de maneira ascendente ou horizontalmente e focaliza as pessoas e suas relações.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702840931)
	 Fórum de Dúvidas (7)       Saiba  (5)
	
	Trata das regras e regulamentos que a organização utiliza. Pergunta e responde questões como: Quem?, Quando?, Como?, cada tarefa deve ser realizada. Marque a opção correta:
		
	 
	Formalização.
	
	Integração.
	
	Coordenação.
	
	Diferenciação.
	
	Centralização.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702368742)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 7)       Saiba  (5)
	
	Entre as características da estrutura formal de uma organização, que é a representada pelo organograma da empresa e os seus aspectos básicos, NÃO podemos afirmar que:
		
	
	É a estrutura que todas as empresas possuem, é a estrutura deliberadamente planejada.
	
	Possui ênfase em suas posições em termos de autoridade e responsabilidade.
	
	Está sujeita ao controle da direção e pode crescer a um tamanho imenso, dependendo da organização.
	 
	A estrutura se identifica com a interação social estabelecida entre as pessoas, desse modo, progride espontaneamente no momento que as pessoas se reúnem.
	
	É uma estrutura planejada. O fluxo de autoridade é descendente e mais estável.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201702368758)
	 Fórum de Dúvidas (7)       Saiba  (5)
	
	O desenho organizacional envolve a definição da estrutura básica da empresa e como a tarefa empresarial será dividida. Em suma, o desenho organizacional, define:
		
	
	O tipo de direção a ser estabelecido na empresa, se mais diretivo, ou seja, com menos participação dos colaboradores ou mais participativo, com mais participação dos colaboradores.
	 
	Como deve se dar o processo de tomada de decisão na empresa, mais especificamente, em que nível tal processo ocorrerá, estratégico, tático ou operacional.
	
	O grau de adaptabilidade do processo de planejamento se será mais reativo ás mudanças ambientais ou será mais estático a fim de criar mais estabilidade nas organizações.
	 
	Os órgãos, níveis, atribuições, responsabilidades, recursos e competências necessárias à dinâmica organizacional.
	
	Qual o controle do processo será exercido antes do processo simultâneo , que é o controle posterior.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201702900350)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 7)       Saiba  (5)
	
	Entre as vantagens da estrutura formal estão: I- Ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades. II-Reconhecida juridicamente de fato e de direito. III- Burocratizada, com rotina e controle exacerbado.
		
	
	Somente a primeira afirmativa esta correta.
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
	 
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas.
	
	Somente a segunda afirmativa está correta.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201702720335)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 7)       Saiba  (3 de 5)
	
	Organização implica em arranjo e disposição dos recursos organizacionais para alcançar objetivos estratégicos e estrutura organizacional é a forma como as empresas se articulam para desenvolver as suas atividades. Do que se pode inferir que:
		
	
	O desenho funcional é considerado como o que produz a estrutura organizacional mais bem acabada para as organizações de forma geral.
	 
	Nos últimos anos, empresas de diferentes tamanhos e ramos escolheram a estrutura linear como o desenho ideal para atender à demanda de seus clientes.
	
	Os autores de administração consideram que a estrutura por projeto não é indicada para empresas que buscam inovação em produtos e serviços, já que é composta por pessoas que possuem um conhecimento generalista.
	 
	Não há uma estrutura organizacional perfeita, mas sim, que possa se adaptar às constantesmudanças no ambiente em que as empresas estão inseridas.
	
	Entre os vários tipos de estrutura existe uma que se encontra em desuso por haver dificuldades em sua utilização, como a matricial.

Outros materiais