Buscar

Atividade de Microbiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade de microbiologia básica
Aluna: Aline Vitória Buso Ribeiro Matrícula: 201710856
Controle de microrganismos: agentes físicos
 O sufixo para designar morte celular é “cida”, enquanto os que inibem o crescimento celular possuem o prefixo “stático”. 
As condições são: temperatura, pH, concentração do agente antimicrobiano, presença de matéria orgânica junto as colônias, atividade de água da espécie, composição da população e dimensão da mesma. 
O conhecimento dos mecanismos de ação dos agentes microbianos permite entender sua natureza e o grau de toxicidade seletiva de cada droga. 
Os métodos que utilizam altas temperaturas são: 
Autoclavagem: utiliza temperaturas de pelo menos 121°C;
Tindalização: utiliza temperatura até 100°C com uma repetição por três dias;
Pasteurização: utiliza temperatura entre 60°C
UHT: É a pasteurização com temperatura acima de 140°C seguido por um resfriamento a 32°C; 
Calor seco: Utiliza a temperatura mínima de 160°C com tempo superior a uma hora (o tempo varia com a quantidade e a composição do microrganismo);
Os métodos que utilizam baixas temperaturas são a refrigeração, o congelamento, a radiação, a radiação ultravioleta, de microondas, de filtração, de liofilização, defumação, remoção de oxigênio e a vibração ultrassônica. 
Os mecanismos de ação da radiação beta e da radiação gama se dão através da alteração da composição molecular das células, modificando seu DNA. As células sofrem perda ou adição de cargas elétricas. A radiação beta é conseguida através da desintegração natural de elementos como o Iodo 131 ou Cobalto 60, ou ainda artificialmente por meio de máquinas aceleradoras de elétrons. A radiação gama é produzida pela desintegração de certos elementos radioativos, o mais utilizado é o Cobalto 60. Os raios gama possuem grande penetração nos materiais.
A limitação é que a luz UV tem uma capacidade de penetração muito pequena, assim sendo, apenas os microrganismos existentes na superfície de um objeto diretamente exposto à radiação UV são susceptíveis à destruição. 
Uma membrana filtrante  são películas plásticas microporosas com tamanho de poros específicos para cada tipo de partícula. São membranas que retêm partículas ou microorganismos maiores que seu tamanho de poro através da interação em superfície. Entre as vantagens do seu uso está no fato de que elas ocupam pequenas áreas, são limpas e confiáveis, desde que dentro de seu limite, com gastos quimicamente reduzidos e produz um aumento de capacidade de produção. 
Os filtros HEPA são compostos por uma malha de fibras de vidro com diâmetros bem pequenos dispostas aleatoriamente. Tais filtros são utilizados para evitar a propagação de bactérias e vírus através do ar. Os filtros HEPA também são incorporados em sistemas de luz ultravioleta de alta energia para eliminar bactérias e vírus vivos pelo elemento filtrante, sendo algumas unidades muito bem classificadas capazes de reter cerca de 99,99% de impurezas, assegurando um alto nível de proteção contra doenças transmitidas pelo ar. 
É de conhecimento que na ausência de água - o que ocorre na dessecação - alguns microrganismos têm o seu metabolismo reduzido e até ausente, porém permanecem viáveis. Através da liofilização (um tipo de dessecação) a água é removida do interior das células e os microrganismos são preservados em condições especiais de armazenamento e temperatura.

Outros materiais