Buscar

APOL 1

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Gestão de Projetos de Mudança
Leia o caso a seguir sobre a aplicação da SWOT em um projeto de mudança pessoal:
 Um indivíduo que estabeleceu como projeto pessoal seu emagrecimento estava a procura de uma ferramenta que o ajudasse a mapear suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. Estundando a respeito concluiu que a análise de SWOT poderia o ajudar no mapeamento dps fatores que podem favorecer e/ou dificultar o alcance de seu objetivo.
 A partir da análise de SWOT realizada, avalie as conclusões desse indivíduo:
I – Sua boa condição de saúde é uma força, pois seus exames de sangue e cardiológicos estão normais o que o torna apto a realizar exercícios físicos.
II – O fato de ter uma lesão no joelho o impede de realizar exercícios de alto impacto e gasto calórico, sendo uma ameaça para seu projeto pessoal.
III – A oferta de marmitas fit (marmitas saudáveis) é uma oportunidade, tornando mais fácil manter uma alimentação saudável e alcançar seu objetivo.
IV – O convite ao happy hour após o trabalho é uma fraqueza, pois o indivíduo foi fraco e não conseguiu dizer não a esse chamado, o que prejudicará o alcance de seu objetivo.
  É correto o que se afirma em: B -	I e III, apenas.
Questão 2/5 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
A metrologia, é a ciência das medições e de suas aplicações, considerada uma ferramenta fundamental no crescimento industrial e na capacidade tecnológica de empresas e países. As medições estão presentes em praticamente todos os processos de tomadas de decisão sejam do cotidiano ou de grandes industriais. Outro conceito extremamente importante é o de sistemas de medição, que é composto por:
C - Pessoas, instrumentos, equipamentos, dispositivos, locais de medição, métodos de medição e condições do ambiente.
Questão 3/5 - Gestão de Projetos de Mudança
O projeto de mudança pessoal, assim como todo projeto, requer a tomada de consciência do estado atual e a criação da visão do estado desejado. Para ir de um ponto a outro, é importante trabalhar as etapas descritas, em uma sequência:
1 - Estabelecer as estratégias
2 - Estabelecer o foco.
3 - Melhoria contínua.
4 – Monitorar os resultados.
A sequência correta em que se desenvolve o projeto de mudança pessoal é: C - 2, 1, 4, 3.
Questão 4/5 - Gestão de Projetos de Mudança
Leia o texto abaixo que apresenta o pensamento do filósofo Heráclito de Éfeso sobre a mudança:
Para Heráclito de Éfeso, nascido por volta de 540 a.C., tudo o que existe está em permanente mudança ou transformação. A essa incessante alteração deu o nome de DEVIR.
O mundo, segundo Heráclito, é um fluxo permanente em que nada permanece idêntico a si mesmo.
Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/filosofia/heraclito.htm.
 A respeito do texto apresentado e dos conteúdos da aula 01, analise as afirmativas a seguir:
I – Tudo muda o tempo todo e, portanto, a vida está em constante fluxo, movimento e transformação.
III – Nada é permanente, exceto a mudança.
É correto o que se afirma em: C - I e III, apenas.
Questão 5/5 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
A metrologia, é a ciência das medições e de suas aplicações, considerada uma ferramenta fundamental no crescimento industrial e na capacidade tecnológica de empresas e países. As medições estão presentes em praticamente todos os processos de tomadas de decisão sejam do cotidiano ou de grandes indústrias, sua confiabilidade é de suma importância para termos certeza dos resultados obtidos.
Considerando a situação acima, avalie as afirmações a seguir em relação a importância da metrologia para as empresas:
I. Erros metrológicos podem aprovar produtos ruins e gerar grandes prejuízos a marca atrelada a ele.
III. Podem reprovar lotes de peças, gerando grandes gastos com refugos ou retrabalhos desnecessários.
Marque a alternativa correta. B - I e III apenas.
Questão 2/5 - Sistemas de Avaliação da Qualidade 
Na história da qualidade houveram vários gurus a citar Deming, Juran, Ishikawa, Taguchi que foram os precursores dos sistemas padronizados e ferramentas que atualmente são utilizadas dentro das indústrias no mundo inteiro. Precisamos compreender a história para verificar sua evolução, as guerras são um grande marco que propiciaram avanços na qualidade. Avalie as proposições abaixo: 
 III. Durante as guerras há uma necessidade muito grande em diminuir desperdícios e produzir com mais qualidade produtos bélicos e, portanto, falta de qualidade pode significar a perda de uma guerra. 
 IV. Após as guerras a união entre países e as trocas de informações podem alavancar ideias, uma vez que culturas diferentes podem melhorar as ferramentas da qualidade e até criar novas. Em relação as proposições é correto afirmar que são verdadeiras:
B Apenas as afirmativas III e IV são verdadeiras.
Questão 1/10 - Gerência de Escopo de Projeto
 Assinale a alternativa que completa, corretamente, a sentença a seguir. Mudanças no escopo são inevitáveis. No entanto, pode m ser minimizada s se: 
A - o tempo necessário para a definição dos requisitos é respeitado.
Questão 2/10 - Gerência de Escopo de Projeto 
Assinale a alternativa que completa, corretamente, a sentença a seguir. A WBS é corretamente descrita como uma ferramenta para acompanhamento
A - do escopo. 
Questão 5/5 - Sistemas de Avaliação da Qualidade 
Sobre a introdução estatística aplicada a qualidade, sabemos que em todos os processos existe certa variabilidade, a qual pode ser associada a causas normais ou a causas especiais (atribuíveis) . As causas normais são as que fazem parte do cotidiano da empresa e geralmente ocorrem em grande quantidade; porém, por mais que exista um planejamento para que tais causas sejam eliminadas, elas sempre acontecem. Em relação ao texto acima, assinale a única alternativa que corresponde a introdução estatística aplicada a qualidade:
A - Com investimento em inovação, tecnologia e qualidade, visa-se essa redução de variabilidade; no entanto, exige alto investimento, o qual deverá ser recompensado e avaliado no quesito competitividade.
Assinaleaalternativacorreta.
Oconceitodequalidadedeumprodutopossuiinúmerossignificadospossíveis,comoograudeconformidadeentreos
produtosreaisesuaespecificaçãodeprojeto.Nocasodeumaproduçãoseriada,repetitiva,umadasmedidasmais
importantesparaaavaliaçãodaconformidadeedacapacidadedeumprocessoódesviopadrãodoprocesso.
Ovalornuméricododesviopadrãoobservadoparaumadeterminadacaracterísticadequalidadedeumaquantidadede
peçasmanufaturadasconsistenacomposiçãoentre:

Continue navegando