Buscar

QUESTÕES DE AUDITORIA EM RH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

QUESTÕES DE AUDITORIA EM RH 
Questão 1
 É função da auditoria interna verificar se as informações geradas estão de acordo com os aspectos legais, as normas, os procedimentos e as políticas organizacionais. A respeito das finalidades da auditoria interna, considere as afirmativas a seguir e, após, assinale a alternativa que apresenta os itens corretos. 
Conservar a integridade das informações e dos registros.
Coibir tentativas de fraudes.
Evitar que erros se prolonguem, gerando grandes danos.
Responsável pelo desempenho dos colaboradores da organização.
Resp: C - Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Questão 2 
A auditoria interna atua como um sistema de controle interno dentro da organização, e tem como alvo assessorar a administração. A respeito das atividades executadas por um auditor interno, considere as afirmativas a seguir e, após, assinale a alternativa que apresenta os itens corretos.
Re visar e avaliar a eficiência, a adequação e a aplicação dos controles contábeis, financeiros e operacionais. 
 Examinar o grau de confiabilidade das informações contábeis e outras obtidas dentro da organização. 
Avaliar a qualidade de desempenho das tarefas delegadas. 
É responsável por indicar os funcionários que devem ser demitidos
Resp: C - Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Questão 3 
É evidente a importância da transformação que a Revolução Industrial trouxe no desenrolar da história do trabalho humano. Modificou o mercado de trabalho e caracterizou-se por um período de influência das ideias de Taylor e Fayol. Período este que o trabalhador era considerado homem-máquina, o que favoreceu para o surgimento de manifestações sindicais cuja missão era proteger o trabalhador. A união desses fatores colaborou para a implantação de um órgão de pessoal nas próprias instituições para a defesa dos trabalhadores. Com base nos estudos sobre as atribuições da área de recursos humanos na década de 1920, marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as proposições a seguir, após, marque a sequência correta. 
 ( V ) Reduzir conflitos entre funcionários e patrões com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. 
 ( V ) Mudar a visão de homens-máquinas. 
 ( F ) Ser parcial, favorecendo a empresa. 
( F ) Incentivar a visão de homens-máquinas.
Questão 4 
A área de recursos humanos, como setor definido da administração de empresas, surgiu no início do século XX e teve evolução acelerada na década de 1920. Com base nos estudos sobre os fatores que propiciaram o fortalecimento da área de recursos humanos na década de 1920, marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as proposições a seguir, após selecione a sequência correta. 
 (V ) Movimentos sindicais, cuja missão era proteger o trabalhador.
 ( V ) A falta de mão de obra decorrente da Primeira Guerra Mundial. 
 ( V ) Identificação dos direitos dos trabalhadores. 
 ( F) Mão de obra especializada.
Questão 5
 Existem organizações que percebem o indivíduo como um recurso próprio, seja material, seja financeiro, para alcançar os objetivos da empresa. Sobre as características e procedimentos das empresas que percebem seus funcionários como recurso, considere as afirmativas a seguir e assinale a resposta correta. 
E mpregados isolados nos cargos 
Colaboradores agrupados em equipe 
Horário rigidamente estabelecido 
 Subordinação ao chefe
A - Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Questão 6
Auditor é o profissional que examina cuidadosamente com o objetivo de averiguar se as atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se estas foram implementadas com eficácia e se estão adequadas à consecução dos objetivos. O auditor pode ser externo ou interno. A respeito do auditor externo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as proposições a seguir, após, assinale a alternativa que apresenta sequência correta. (V ) Não tem vínculo empregatício com a empresa auditada. ( V ) Busca comprovar se as demonstrações contábeis estão de acordo com as distribuições patrimonial e financeira. ( V ) Possui maior grau de independência. (F ) Avalia a quantidade de desempenho das atividades delegadas.
Questão 7 
Com o decorrer do tempo, diante das necessidades de mercado, a área de recursos humanos deixou de desempenhar um papel meramente burocrático, como departamento pessoal, e passou a ser fator estratégico para o crescimento das organizações. Diante disso, a nova área de recursos humanos mudou seu enfoque de atuação. Sobre as características da área de recursos humanos na fase de consultoria interna de recursos humanos, marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as proposições a seguir, após, escolha a sequência correta. 
 ( F ) Treinamento é um custo necessário. 
 ( V ) Treinamento é investimento, pois é direcionado para que o colaborador se torne um diferencial e contribua para o resultado da empresa. 
 ( V ) As políticas devem ser explícitas, formalizadas aos objetivos estratégicos da empresa. 
 ( F ) As políticas devem ser implícitas, às vezes formalizadas.
Questão 8 
Auditoria pagina 19 Se entendermos a importância da relação entre indivíduo e a organização como recurso próprio, podemos não apenas identificar o indivíduo como parceiro desta, mas também perceber a empresa como contribuidora do atendimento das necessidades e dos objetos do seu colaborador. Há empresas que percebem seus colaboradores como recurso, porém, existem empresas que percebem seus colaboradores como parceiros. Sobre as características e procedimentos das empresas que percebem seus funcionários como parceiros, considere as afirmativas a seguir e assinale a resposta correta. 
 I. Participação e comprometimento - II. Preocupação com resultados
Questão 9
 A auditoria vem utilizando várias ferramentas que se fazem necessárias para uma tomada de decisão concisa e que a leve ao alcance dos objetivos, principalmente no que se refere à diminuição de perdas e desvios de valores. As auditorias interna e externa são, sem dúvida, duas ferramentas essenciais de apoio à administração de qualquer organização. Neste contexto, considere as afirmativas a seguir, após, assinale a alternativa que apresenta os itens corretos sobre a relação que se estabelece entre a auditoria interna e a externa dentro da organização. 
 I - Inter-relacionamento, pois a auditora externa considera a auditoria interna como parte do sistema.
III - Se a atividade exercida pela auditoria interna funcionar com naturalidade e neutralidade, ela simplifica e reduz a extensão do trabalho da auditora externa.
Questão 10
 A auditoria interna é o conjunto de técnicas que visa avaliar, de forma amostral, a gestão da empresa pelos processos e resultados gerenciais mediante confrontação entre uma situação encontrada com um determinado critério técnico, operacional ou normativo. A respeito do ambiente de atuação do auditor interno, considere as afirmativas a seguir e, após, assinale a alternativa que apresenta os itens corretos.
Para verificar a eficácia da auditoria interna, é necessário que o auditor interno ou área mantenha a independência dos setores da empresa.
 Para o auditor manter a idoneidade que o autorize a agir de maneira íntegra, é necessário dissociar “pessoas” e “atividades” a serem examinadas.
O auditor interno não é um “dificultador” que está presente apenas para apontar os erros.
Questão 11 
O marco da necessidade de aprimoramento no sistema contabilístico e, por conseguinte, da auditoria, ocorreu em 1929, com a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, visto que muitas empresas não tinham transparência e consistência nos seus dados financeiros, contribuindo, assim, com a já conhecida crise mundial. Houve, a partir daí, a necessidade de se mitigar as falhas nas divulgações contabilísticas das empresas, tendo como um dos primeiros passos a criação do Comitê May. A partir do contexto abordado, analise e marque a alternativa que apresentaa incumbência do Comitê May
A - Determinar regras às instituições com ações na bolsa de valores.
Questão 12 
A área de recursos humanos sofreu diversas transformações em sua terminologia ao longo do tempo. As transformações na terminologia aconteceram de acordo com a abrangência e o desenvolvimento adquirido pela área em decorrência do cenário empresarial. A partir do contexto abordado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta os itens característicos da área de recursos humanos sob a denominação departamento de pessoal. 
Admitir funcionários. 
Registrar funcionários legalmente. 
Ação fiscalizadora e reparadora
Questão 13
O cenário atual do ambiente das organizações vem demandando, cada vez mais, a adoção de medidas e técnicas de acompanhamento e controle que visam minimizar falhas e evitar problemas que coloquem em risco a imagem da organização diante dos acionistas, dos clientes e do mercado em geral. A partir do contexto abordado, assinale a alternativa que corresponde ao procedimento técnico que tem como atribuição a apreciação de riscos que porventura possam ser sofridos pela empresa.
B - Auditoria interna
Questão 14 
O cargo de auditor foi criado na Inglaterra, em 1314, visto a potência econômica desse país desde a época das colonizações, o qual se tornaria, séculos depois, o berço do capitalismo com a Revolução Industrial. A respeito das atividades da auditoria, considere as proposições a seguir e, após, assinale a alternativa que apresenta os itens corretos. 
Preservação dos processos e das normativas na sua legalidade e legitimidade.
Análise da efetividade (relação custo/benefício). 
 Analisar adequação da eficiência (ação) e da eficácia (resultado).
Questão 17
 Auditoria de recursos humanos é um exame analítico e pericial da área de recursos humanos; uma medição dos sistemas de recursos humanos. A partir deste contexto, assinale a alternativa que apresenta corretamente o objetivo da auditoria de recursos humanos.
C - A auditoria de recursos humanos é feita visando prevenir ou sanar os obstáculos e/ou problemas que a empresa apresente.

Outros materiais