Buscar

Modelo portfolio geografia (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
ASSITIVA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
Por Alana Cristina Furmann, RU: 1078275
Fabiane Senaquievcz Ferreira Batista, RU:1073866
Jossieli Alves de Oliveira, RU: 1077762
Tatiana Terlhuk Galli, RU: 1065438
Polo – Prudentópolis-PR
Data: 28/08/2017
 
Fonte: Google Imagens.
A Síndrome de Down é uma desordem cromossômica, a trissomia do cromossomo 21. Em geral todo o trabalho cerebral se processa mais lentamente. A atenção é menor, ou seja, não se concentra o tempo suficiente para guardar as ordens dadas. Existindo assim, uma grande dificuldade para as atividades mais prolongadas, sugerindo-se então para o seu melhor desenvolvimento, uma atividade que seja encaminhada a um processo de estimulação.
Dessa maneira observamos que as tecnologias são grandes aliados no desenvolvimento de crianças com Down, e para isso encontramos as Tecnologias Assistivas (TA), que são toda e qualquer ferramenta ou recurso utilizado com a finalidade de proporcionar uma maior independência ou autonomia ao portador de deficiência. 
É também definida como uma ampla gama de equipamentos, serviços estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas encontrados pelo indivíduo com deficiência. Sendo um termo ainda novo, levando a seus adeptos uma vida de independência e inclusão.
Esta tecnologia parte-se de recursos, que são todo e qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob medida, utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência, e serviços, que são definidos como aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa com deficiência a selecionar, comprar ou usar os recursos acima definidos.
Os recursos podem variar de uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado. Estão incluídos brinquedos e roupas adaptadas, computadores, softwares e hardwares especiais, que contemplam questões de acessibilidade, dispositivos para adequação da postura sentada, recursos para mobilidade manual e elétrica, equipamentos de comunicação alternativa, chaves e acionadores especiais, aparelhos de escuta assistida, auxílios visuais, materiais protéticos e milhares de outros itens confeccionados ou disponíveis comercialmente.
Já os serviços são aqueles prestados profissionalmente à pessoa com deficiência visando selecionar, obter ou usar um instrumento de tecnologia assistiva. Como exemplo, podemos citar avaliações, experimentação e treinamento de novos equipamentos. 
Os serviços de Tecnologia assistiva são normalmente transdisciplinares envolvendo profissionais de diversas áreas.
A limitação do indivíduo, quando portador de deficiência, tende a tornar-se uma barreira a este aprendizado. Por isso, desenvolver recursos de acessibilidade seria uma maneira concreta de neutralizar as barreiras e inserir esse indivíduo nos ambientes ricos para a aprendizagem, proporcionados pela cultura, sendo por uma dessas maneiras, as tecnologias assistivas, podendo ser uma maneira ideal de ensino-aprendizado direcionado às crianças com síndrome de Down.
Haja visto que em nosso trabalho educacional, portanto, utilizamos adaptações com a finalidade de possibilitar a interação de alunos com diferentes níveis de comprometimento motor e/ou de comunicação e linguagem, em processos de ensino-aprendizagem.

Outros materiais