Buscar

Governança de TI

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Governança de T.I.
Governança de T.I. – O que é?
O termo “Governança de TI” tem suas origens no conceito de “Governança Corporativa”, mas não devemos confundir esses conceitos. Além disso, a "Governança de TI" relaciona-se com a "Gestão/gerenciamento de TI", porém não são a mesma coisa. Para melhor entendermos as semelhanças, as diferenças e o inter-relacionamento do significado desses termos, seguem algumas definições.
2
Governança Corporativa X Governança de T.I.
Governança Corporativa: Sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, Conselho de Administração, Diretoria e órgãos de controle. Convertem princípios em recomendações objetivas, ela alinha interesses buscando preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para sua longevidade/continuidade.
Governança de TI: é de responsabilidade dos executivos e da alta direção, formada em aspectos de liderança, estrutura organizacional e processos que garantam que a área de TI da organização suporte e aprimore os objetivos e as estratégias da organização. Ou seja, auxilia a Governança Corporativa a utilizar ferramentas para alcançar seus objetivos.
Enquanto a Governança Corporativa tem foco no direcionamento e monitoramento da gestão da instituição a Governança de TI tem foco no direcionamento e monitoramento das práticas de gestão e uso da TI de uma organização, tendo como indutor e principal beneficiário a alta administração da instituição.
Governaça de TI X Gestão de TI:
Governança: Possui uma idéia mais ampla tendo um ponto de vista tanto interno quanto externo. Tem noção de que o setor de TI deve obter um retorno de investimento.
Gestão: Envolve planejameno, desenvolvimento e execução das tarefas realizadas, tendo um olhar interno e focado apenas no que deve ser feito.
3
principais imagens distorcidas da TI nas organizações
Provisão de serviços inadequada
Falta comunicação e entendimento
Gastos excessivos com infraestrutura
Falta sincronismo entre as mudanças e objetivos de negócio
Entrega de projetos com atrasos e acima do orçamento
1 - como não há um acordo de nível de serviço bem estabelecido, cada unidade de negócio imagina que seu serviço é mais importante. Conclusão, a TI não conhece as reais necessidades da organização.
2 -  normalmente os stakeholders ficam sem respostas do pessoal de suporte. Inclusive a brincadeira fica por conta da troca do nome da área de help desk para help esquece.
3 - projetos de TI normalmente são mal dimensionados e aparentam sempre valores excessivos para a alta administração.
4 - parece que o pessoal de TI nunca está alinhado ao negócio da organização. Por exemplo, realizar manutenções nos sistemas em pleno fechamento de folha de pagamento.
5 - TI alega que os stakeholders mudam o tempo todo os requisitos e, por isso, prazos e orçamentos não são cumpridos. Este é o calcanhar de Aquiles da TI.
4
Soluções para auxiliar em desafios
Melhorar o nível de serviços de TI
Compreensão do ciclo de vida da tecnologia
Remoção de gargalos
Racionalizando a complexidade
Aderência à evolução dos negócios
1 - Ações que possam resultar na redução da quantidade de chamados abertos com maior proatividade no gerenciamento.
2 – Emquanto máquinas e equipamentos de outras áreas normalmente tem um ciclo de vida de 5 anos, equipamentos e outros itens da área de TI normalmente têm 18 meses de vida útil. Devemos trabalhar com um fator motivacional quanto aos custos, em especial em equipamentos que seu valor residual seja menor que o valor da manutenção, por exemplo.
3 - A infraestrutura e equipamentos de informática não podem ser obstáculos para implantação de aplicações e outros sistemas mais modernos que possuam algum tipo de retorno para organização.
4 – É algo difícil, mas não impossível. A área de TI envolve produtos de fabricantes diferentes para gatewaysde comunicação, conversores, tradutores de protocolos, interpretadores de linguagem entre outros. Um dos pontos é a discussão de normas e padrões para que o ambiente de TI se torne menos complexo do que necessário.
5 – Fluxos de processos são dinâmicos nas organizações e o ajuste de software, hardware e infraestrutura deve acompanhar o alinhamento de tal dinamicidade, garantindo mais conforto às mudanças organizacionais.
5
Como a Governança de TI pode ajudar a sua empresa?
Hoje em dia as empresas possuem váias ferramentas de tecnologia para aumentar a sua competitividade no mercado e garantir os melhores processos dentro de sua empresa. Elas são muito importantes na hora de gerir, controlar e garantir a qualidade de todos os seus produtos e serviços. Agora, imagine um conjunto de práticas que podem alinhar todos estes recursos, como softwares e sistemas, com os objetivos e as diretrizes de sua empresa. É aí onde entra a Governança de T.I. Criada com o objetivo de planejar e elaborar estratégias que possam dar vantagens competitivas às ferramentas de TI implantadas em uma empresa.
6
Frameworks da Governaça de T.I.:
Cobit (Control Objectives for Information and related Technology)
ITIL (Information Technology Infrastructure Library)
PmBOK (Project Management Body of Knowledge)
Cobit (Control Objectives for Information and related Technology)
Este é o modelo de trabalho mais utilizado na Governança de TI e está na sua versão 5. Ele apresenta recursos que incluem sumário executivo, controles de objetivos, mapas de auditorias, indicadores de metas e performances e um guia com técnicas de gerenciamento. Suas práticas de gestão são recomendadas por especialistas da área e ele pode ser utilizado para testar e garantir a qualidade dos serviços de TI prestados, utilizando um sistema de métricas próprio.
ITIL (Information Technology Infrastructure Library)
Este é um framework que é voltado para o público e não para o proprietário. O ITIL define o conjunto de práticas para o gerenciamento dos serviços de TI por meio de “bibliotecas” que fazem parte de cada módulo de gestão. Dessa forma, diferentemente do Cobit, este é um modelo mais focado para os serviços de TI em si.
PmBOK (Project Management Body of Knowledge)
Este framework está voltado para o gerenciamento de projetos da área e melhorar o desenvolvimento e a atuação dos profissionais de TI. Todas as definições, conjuntos de ações e processos do PmBOK estão descritos em seu manual, que expõe as habilidades, ferramentas e técnicas necessárias para realizar a gestão de um projeto.
7
O framework CoBIt
“O que não se pode medir, não se pode controlar.”
Cobit (Control Objectives for Information and related Technology)
O COBIT aumenta a aceitação e reduz o tempo para a efetização do programa da GTI. É diecionado paa o nível estratégico e possibilita o controle e a mensuração dos riscos aplicados a GTI.
Porém o COBIT apenas aponta o que deve ser controlado, mas não aponta como faze-lo. Dessa forma, trabalha muito bem quando alinhado ao Itil.
8
COBIT 5.0 – Princípios:
Satisfação das expectativas dos stakeholders,
Separação do Governança e Gestão;
Habilidade de visão holística;
Framework integrador;
Cobertura do negócio como um todo.
9
COBIT 5.0 – dimensões:
Alinhar, planejar e organizar;
Contruir, adquirir e implementar;
Entrega, serviço e suporte;
Monitorar, avaliar e analisar.
1 – Alinhar nossa estrutura de TI a nossa Organização, Planeja e organizar toda a área de TI
2 – O que devemos construir, comprar e realizar dentro da área de TI
3 – Não basta entregarmos apenas um serviço sem realizar um suporte
4 – Aqui é onde entra a grande questão do COBIT “Não conseguir gerenciar o que não conseguimos mensurar”
10
O framework itil
ITIL (Information Technology Infrastructure Library)
Este é um framework que é voltado para o público e não para o proprietário. O ITIL define o conjunto de práticas para o gerenciamento dos serviços de TI por meio de “bibliotecas” que fazem parte de cada módulo
de gestão. Dessa forma, diferentemente do Cobit, este é um modelo mais focado para os serviços de TI em si.
11
Itil v3
Estratégio do Serviço;
Projeto do Serviço ou Desenho do Serviço;
Transição do Serviço;
Operação do Serviço;
Melhoria contínua do Serviço;
Introdução ao Ciclo de Vida do Serviço.
1 – Portifólio dos serviços oferecidos aos usuários, gerenciamento financeiro e gerenciamento da demanda por unidade de negócio. Lembrando que cada unidade possui um orçamento disponível para uso conforme desejar
2 – Catálogo de serviços a oferecer, quem serão os fornecedores, capacidade (hardware, software, Recursos Humanos, disponibilidade destes recursos, etc) e continuidade dentro da empresa
3 – Planejamento e suporte da transição, gerenciamento da implementação, validação de testes, configuração e conhecimento
4 – Gerenciamento técnico de aplicaçao, Gerenciamento de incidentes, eventos, novas requisições, acessos, etc
5 – Elaboração de relatório
6 – Início do clico de vida do serviço
12
Vantagens de uma boa estrutura de G.T.I.
Evitar que dados e informações sigilosas sobre a sua empresa sejam vazados, causando enormes danos aos seus negócios;
Garantir a automatização dos processos e das tarefas específicas, economizando, assim, tempo e dinheiro;
Assegurar a eficácia e facilitar a utilização das ferramentas e recursos de TI dentro de sua empresa, pois com a sua implantação, há menos riscos de bugs, paradas ou fatores que comprometam o seu funcionamento;
Melhorar e inovar os processos de gestão, marketing e vendas de seus negócios, tornando assim a sua empresa mais competitiva;
Antecipar os problemas e os riscos que podem prejudicar os seus negócios e, dessa forma, garantir mais precisão nas suas decisões.
Vantagens de uma boa estrutura de G.T.I.
Alinhamento Estratégico
Entrega de Valor
Gerenciamento de Riscos
Gerenciamento de Recursos
Mensuração de Desempenho
As cinco principais áreas de foco da Governança de TI dentro das empresas
Alinhamento Estratégico: a Governança de TI garante que tanto os processos de negócio como os de tecnologia da informação trabalhem conjuntamente.
Entrega de Valor: benefício importante da Governança de TI, assegurando que o setor de tecnologia da informação seja o mais eficiente e eficaz possível.
Gerenciamento de Riscos: a Governança de TI permite que a empresa visualize abrangentemente eventuais riscos para o negócio e dá meios de minimizá-los.
Gerenciamento de Recursos: neste caso, o papel da Governança de TI é garantir que a gestão dos recursos humanos e tecnológicos da empresa seja o mais otimizada possível.
Mensuração de Desempenho: utilizando-se de indicadores que vão muito além dos critérios financeiros, a Governança de TI assegura uma medição e avaliação precisa dos resultados do negócio.
15
“Se você quer que a TI da sua empresa apresente bons resultados, faça com que ela seja estratégica e não somente operacional”.
Obrigado a todos pela atenção!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais