Buscar

AV1 Gestão da Qualidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Gestão da Qualidade 
	
		1.
		No conteúdo do curso de Gestão da Qualidade, verificamos que as empresas devem ser vistas como um conjunto de partes em constante interação que caracterizará um todo, com o objetivo de atender um fim específico e bem determinado. Diante dessa informação, podemos concluir que essa visão sistêmica e o dinamismo do ambiente externo fizeram com que as organizações começassem a transformar ou processar o que?
		Quest.: 1
	
		
	
	processo ou práticas
	
	bens ou serviços
	
	consumo ou insumo
	
	insumos ou mercadorias
	
	valor ou consumo
	
	
		2.
		A gestão da qualidade deve considerar o dinamismo do mundo corporativo, que passou por grande evolução nas últimas décadas.
Quais transformações abaixo mencionadas afetou a gestão da qualidade das empresas:
I - Substituição do trabalho braçal pelo trabalho mecânico;
II - O desenvolvimento de novas tecnologias;
III - Os novos conceitos de mercado e de satisfação dos clientes.
		Quest.: 2
	
		
	
	Somente a II
	
	Somente a I
	
	I, II e III
	
	Somente a III
	
	I e III
	
	
		3.
		A produção em massa colocou desafios importantes para a gestão de empresas. Uma das preocupações principais era fazer que com esses sistemas de grande escala fornecessem produtos de qualidade. Várias pessoas vieram a contribuir para tratar esses desafios. Uma dessas pessoas, identificada como um "guru da qualidade" é considerado um dos responsáveis pela retomada do desenvolvimento do Japão após a segunda guerra mundial. Estabeleceu um conjunto de 14 princípios e sua contribuição foi tão importante que o seu nome tornou-se o primeiro prêmio Japonês da Qualidade. Quem é esse guru?
		Quest.: 3
	
		
	
	Deming
	
	Juran
	
	Ishikawa
	
	Shewart
	
	Feigenbaum
	
	
		4.
		A Confeitaria Sabor Divino Ltda., fabricante de doces e produtos alimentícios baseados em farinha de trigo, executa a inspeção no recebimento das matérias-primas e só procede a sua entrada no estoque após a aprovação pelo laboratório de controle de qualidade. Essa prática é adotada também na produção, onde realiza o controle de qualidade durante todo o processo de produção. O estágio, em termos de prática de controle de qualidade, que a Confeita Sabor Divino Ltda. é de:
		Quest.: 4
	
		
	
	Inspeção.
	
	Controle estatístico de processos.
	
	Inspeção por amostragem.
	
	inspeção por atributo.
	
	Gestão da qualidade total.
	
	
		5.
		Em Londres existe um restaurante muito peculiar chamado Just Around the Corner. Ele possui uma instalação confortável, o dono é um sujeito simpático e conversa com seus clientes, a comida é boa e também possui bons vinhos. Nada muito diferente, até agora, de outros estabelecimentos. Contudo, o cardápio mostra todos os pratos e bebidas, mas não tem o preço dos itens; da mesma forma, quando o cliente pede a conta, ela apresenta tudo que foi consumido, mas não tem um valor a ser pago. Quando o cliente pergunta sobre o valor a ser pago, a resposta é que o cliente deve pagar o que achar justo pelo serviço. O dono do estabelecimento diz que, de vez em quando, aparece um cliente que tira vantagem dessa estratégia, mas que, no cômputo geral, seu faturamento é 20 % superior do que seria se tivesse um preço estabelecido. Com base nas dimensões da qualidade estudada, com qual delas podemos associar a estratégia desse estabelecimento?
		Quest.: 5
	
		
	
	Capacidade de assistência técnica
	
	Estética
	
	Qualidade percebida
	
	Desempenho
	
	Confiabilidade
	
	
		6.
		A qualidade total aplicada ao setor de serviços está relacionada com o fornecimento do produto ¿serviço¿ com qualidade superior aos clientes, proprietário e funcionários. Com esse conceito é possível perceber que a análise não se deve limitar aos clientes externos. É necessário levar em consideração todos os indivíduos da cadeia administrativa, ressaltando a importância de cada um na conquista do objetivo comum, que é a qualidade. (Oliveira, 2006) Baseando-se no que já foi dito sobre as características de um serviço, pode-se dizer que qualidade em serviços tem a ver com:
		Quest.: 6
	
		
	
	Gestão de Pessoas
	
	Preparo.
	
	Tangibilidade.
	
	Expectativa de venda.
	
	Homogeneidade.
	
	
		7.
		João e Ricardo são estagiários de uma empresa de Comércio Exterior atuando na área de OFFSHORE. Essa empresa apresenta uma política em novos talentos, via um Programa de Estagiários. Seu copo gerencial ao longo do tempo foram constituído de ex-estagiários. Assim poderemos afirmar que a experiência já é consagrada e faz parte da sua história de sucesso da empresa.Vemos que a empresa apresenta a preocupação de gerar alguns indicadores de transformação de médio e longo prazos. Usando os conceitos da Gestão de Processo - poderemos afirmar qual o tipo de INDICADOR que o Programa de Estagiários representa?
		Quest.: 7
	
		
	
	rentabilidade e resultados
	
	estudos estatísticos
	
	aumento do desempenho
	
	equilíbrio das despesas
	
	maximização dos lucros
	
	
		8.
		Geralmente as organizações são estruturadas dentro de uma hierarquia de unidades funcionais. As organizações normalmente são gerenciadas verticalmente, sendo a responsabilidade pelas saídas desejadas dividida entre as unidades funcionais. O cliente final ou outra parte interessada nem sempre é visível a todos os envolvidos. Consequentemente dá-se menor prioridade aos problemas que ocorrem nas fronteiras das interfaces do que aos objetivos de curto prazo das unidades. Isso leva a pouca ou nenhuma melhoria para a parte interessada, uma vez que as ações são em geral focadas nas funções, e não no benefício global para a organização. A postura e objetivos gerais da organização se fundamentam em:
		Quest.: 8
	
		
	
	Burocracia.
	
	Funcional.
	
	Processos.
	
	Serviços.
	
	Pessoas.
	
	
		9.
		Muitos são os benefícios advindos da implementação da ISO 9001 tanto para as empresas quanto para os clientes e a sociedade. Assim sendo, o benefício obtido pelos clientes e sociedade é:
		Quest.: 9
	
		
	
	Melhoria de imagem e reputação.
	
	Aumento da participação no mercado nacional e internacional.
	
	Maior sustentação em disputas judiciais.
	
	Aumento da segurança, da confiabilidade e da disponibilidade dos bens e serviços adquiridos.
	
	Melhor relacionamento técnico e comercial com o cliente.
	
	
		10.
		O objetivo de uma organização, ao implementar os padrões da ISO 9001:2008, é:
		Quest.: 10
	
		
	
	Ter um método de gerenciar os processos para que sejam construídos produtos que satisfaçam as expectativas de seus clientes.
	
	Estabelecer um plano detalhado de projeto, para um produto inovador no mercado que supere as expectativas de seus clientes.
	
	Controlar o funcionamento financeiro da empresa, desdobrando quais partes do custo de TI podem ser repassadas para as áreas clientes.
	
	Especificar a compra de uma ferramenta de gestão de TI adequada para o bom funcionamento dos processos.
	
	Definir os indicadores corporativos de governança de processos.

Outros materiais