Buscar

AV1 Adm. Gestão intergrada RH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
		No que se refere a Gestão de Pessoas, observamos que as organizações se diferem no ambiente em que atuam e criam valor para o cliente, bem como para o público em geral. Geralmente, isso ocorre em função de sua capacidade de adaptação às mudanças e de inovação. Para tanto, elas usam:
		Quest.: 1
	
		
	
	Os recursos diversos.
	
	As contas a pagar das empresas.
	
	O capital intelectual da empresa.
	
	Os investimentos em geral.
	
	Uma remuneração agressiva.
	
	
		2.
		A área de Administração de Recursos Humanos (ARH) é interdisciplinar e, por isso, envolve várias áreas do conhecimento. NÃO faz parte da ARH a seguinte área de conhecimento:
		Quest.: 2
	
		
	
	Sociologia organizacional
	
	Geologia estrutural
	
	Engenharia de segurança
	
	Psicologia organizacional
	
	Direito do trabalho
	
	
		3.
		Indique um dos serviços prestados pela área de Administração de Recursos Humanos.
		Quest.: 3
	
		
	
	Integrar (social e funcionalmente) os recursos humanos
	
	Assegurar a integridade física dos recursos humanos
	
	Desenvolver os recursos humanos
	
	Todas as opções
	
	Reter os recursos humanos
	
	
		4.
		Dentre os conceitos da Administração de Recursos Humanos, como podemos definir NEGÓCIO :
		Quest.: 4
	
		
	
	O negócio de uma empresa pode ser definido como a orientação específica de sua atividade social, aquilo que ela explora para atender às necessidades do cliente.
	
	O negócio de uma empresa consiste na relação entre produto e fornecedor.
	
	O negócio de uma empresa pode ser definido como a orientação específica de sua atividade empresarial, aquilo que ela explora para atender às necessidades do cliente.
	
	O negócio de uma empresa pode ser definido como a orientação específica de sua atividade política, aquilo que ela explora para atender às necessidades do cliente.
	
	O negócio de uma empresa consiste na relação entre cliente e mercado.
	
	
		5.
		A Seleção de pessoas que preencherão vagas nos cargos do setor público deve atender a princípios, requisitos e legislação própria. Sobre esse tema, é correto que:
		Quest.: 5
	
		
	
	trata-se de um processo de integração, procurando prover a administração pública de funcionários bem alinhados com os valores de suas organizações;
	
	deve ocorrer por meio de concurso público, a fim de criar uma fila que deverá ser atendida na medida em que as vagas vão sendo preenchidas;
	
	é um processo de Recrutamento, a fim de atender aos requisitos do gestor de área, seja por meio do concurso público ou pela terceirização de serviços;
	
	é um processo de Recrutamento de pessoas que deverá atender aos critérios da meritocracia e da regionalização.
	
	atenderá sempre ao caráter da regionalização, a fim de que os cargos sejam preenchidos de acordo com o município ou estado de residência dos candidatos selecionados;
	
	
		6.
		Analise as duas afirmações seguintes: I- O ser humano é uma verdadeira fonte de emoções e, através do seu comportamento, expressa as características de sua personalidade, mesmo que de forma inconsciente. Se, antes, revelar os sentimentos era considerado puro romantismo ¿ muito evidenciado na literatura brasileira no século XVII, hoje, as emoções são vistas por outro prisma. Muitas organizações, por exemplo, quando realizam um processo seletivo, não avaliam o candidato apenas por sua bagagem técnica. PORQUE II- A aptidão em lidar com as emoções influencia diretamente o comportamento das pessoas no dia a dia das organizações, inclusive a performance diante das atividades. A respeito dessas duas afirmações, é correto afirmar que:
		Quest.: 6
	
		
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	as duas afirmações são falsas.
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	
		7.
		A "Requisição de Pessoal" é um formulário que deve conter algumas informações importantes para a compreensão da vaga que está em aberto e, por consequência, facilitar o trabalho dos Recrutadores. Assinale a afirmativa que descreve, adequadamente, a aplicação prática das "Informações sobre o Cargo" (um dos itens que compõe este documento referenciado pelo enunciado).
		Quest.: 7
	
		
	
	Entender qual o nível de escolaridade imprescindível para a ocupação do cargo.
	
	Compreender algumas das características pessoais que o ocupante do cargo deverá ter.
	
	Permitir que os Recrutadores conheçam as atividades específicas e detalhadas que serão executadas pelo ocupante do cargo.
	
	Identificar as qualidades e qualificações do possível ocupante do cargo.
	
	Facilitar a identificação dos conhecimentos e experiências anteriores, necessários para executar as atividades.
	
	
		8.
		Das alternativas abaixo, assinale a que NÃO apresenta uma vantagem do Recrutamento Interno.
		Quest.: 8
	
		
	
	Probabilidade de melhor seleção, pois os candidatos são bem conhecidos.
	
	Aproveita melhor o potencial humano da organização.
	
	Mais demorado.
	
	Mais econômico.
	
	Motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários.
	
	
		9.
		As grandes empresas têm valorizado cada vez mais o capital humano, por meio da gestão estratégica do processo de treinamento de pessoal, pois, sem foco na estratégia, não há como alinhar a gestão de pessoas com os objetivos organizacionais. Sobre o RH estratégico, assinale a opção que indica o primeiro treinamento que as empresas devem desenvolver.
		Quest.: 9
	
		
	
	O desenvolvimento pessoal, processo de aprendizagem de longo prazo, orientado para o desenvolvimento de competências que estão diretamente relacionadas com as exigências concretas do cargo.
	
	O programa de integração, que aborda, entre outros temas, a visão, a missão, os valores e as políticas da organização, bem como suas competências essenciais da empresa, os princípios de gestão de qualidade e os direitos e deveres dos empregados.
	
	O desenvolvimento organizacional, que é um esforço educacional complexo, destinado a mudar atitudes, valores, crenças e comportamentos, em direção ao aperfeiçoamento global da organização.
	
	O processo de treinamento de curto prazo que, mediante procedimentos organizados, visa a dotar os funcionários de habilidades, conhecimentos e competências, de forma a melhorar seu desempenho no cargo atual.
	
	O desenho e a concepção de um programa de treinamento, definindo os objetivos concretos e mensuráveis que se pretende alcançar com o programa.
	
	
		10.
		Gustavo Vieira é Gerente de Recursos Humanos de uma indústria farmacêutica e percebeu que um dos motivos do baixo rendimento dos novos funcionários é a falta de integração com a empresa. Parte da solução está na adoção de um programa de integração, que deve ser estruturado de forma a:
		Quest.: 10
	
		
	
	melhorar o conhecimento e as aptidões do cargo em todos os níveis da organização.
	
	fornecer as informações de que o funcionário necessita sobre a empresa e as suas funções, bem como o que é esperado dele, reduzindo a ansiedade normal do período de adaptação.
	
	assegurar o melhor aproveitamento das pessoas, indicando-as para programas de treinamento e desenvolvimento que irão capacitá-las para ter condições de crescimento na carreira.
	
	ajudar a cultura organizacional, que é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadaspor todas as pessoas de uma empresa.
	
	fornecer às pessoas que trabalham na empresa informações sobre os projetos relacionados a saúde e segurança do trabalhador e quais são as políticas de qualidade da empresa.

Outros materiais