Buscar

Resumo prova psicologia aplicada a nutrição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A perspectiva biomédica dos transtornos alimentares e seus desdobramentos em atendimentos psicológicos1
 Este artigo tem como objetivo analisar os desdobramentos da perspectiva biomédica em atendimentos psicológicos em um serviço interdisciplinar de transtornos alimentares. A metodologia consistiu em uma pesquisa documental de prontuários dos pacientes atendidos no programa diagnosticados com transtorno alimentar e que estavam em atendimento no período de agosto de 2012 a janeiro de 2013. As categorias clínicas privilegiadas nesta análise foram transferência, sintomas e diagnóstico. Ao todo foram 17 prontuários, todos de pacientes do sexo feminino, com idades entre 14 e 61 anos. Identificamos além da prevalência do discurso biomédico nos relatos de sessões, questões subjetivas presentes no discurso do paciente, mas pouco elaboradas nos prontuários, como as relações familiares, questões da oralidade, puberdade e da feminilidade. A partir da teoria psicanalítica de Freud e Lacan, discutimos tais questões, ressaltando a importância para a compreensão e acompanhamento de pacientes com transtornos alimentares.
Perspectiva Filosófica
Comportamentos e hábitos alimentares são termos utilizados no campo da Alimentação e Nutrição, onde se destaca a ideia de autores que percebem os comportamentos como eventos controláveis e cuja repetição altera o hábito. Objetiva-se neste ensaio, entender a influência dessa visão reducionista, destacando algumas discussões sobre os comportamentos alimentares à luz das Ciências Humanas, em particular, da Psicologia e da Filosofia, para estabelecer uma diferenciação em relação aos hábitos alimentares. Ao problematizar o modo simplificado como essa questão é abordada, busca-se o paradigma da complexidade de Morin elementos para entender a relação entre comportamentos e hábitos alimentares, considerando formas de entendimento oriundas de outros campos de saber que não se reduzem à lógica simplificadora da ciência positivista tradicional. Na perspectiva do pensamento complexo, o comportamento se desloca de ação condicionada para uma extensão que comporta as dimensões sociocultural, subjetiva e individual, consciente e inconsciente, enquanto o hábito se afirma como aquilo que na repetição faz sentido para o indivíduo, permitindo que este possa apropriar-se de forma singular das informações e orientações provenientes da ciência e sustentar suas mudanças.
Perspectiva Psicanalítica
Este trabalho é uma elaboração introdutória sobre temas importantes para a compreensão e tratamento dos Transtornos Alimentares e da Obesidade. Desenvolve-se ao longo desse artigo considerações sobre diagnóstico, epidemiologia, etiologia, compreensão psicodinâmica psicanalítica, tratamento psicoterápico individual, familiar e grupal, interdisciplinaridade e, por fim, aborda-se a presença de aspectos sócio-culturais na sua etiopatogenia.
Perspectiva Social
A partir da problematização do conceito de Transtornos Alimentares este artigo busca investigar a nossa relação com o corpo, colocando em discussão as prática normativas que constituem nossos modos de vida. Diante de um certo padrão estético que associa o corpo com a beleza e a imagem de sucesso, pretendemos problematizar o contexto social no qual os Transtornos Alimentares vêm sendo produzidos. Para isso, utilizaremos como recorte a análise da anorexia e bulimia. De difícil tratamento e de grande morbidade, os sintomas dessa psicopatologia refletem uma preocupação excessiva com o peso, a imagem corporal e o medo de engordar. Nosso interesse é contribuir para essa discussão, saindo de uma perspectiva individualizante voltada para a jovem anorética e/ou bulímica e as interações disfuncionais do seu sistema familiar, passando a considerar os transtornos alimentares como um dispositivo que denuncia o extremismo na forma de pensar, sentir e experimentar o corpo em nossa sociedade. Assim, nosso objetivo é apresentar alguns subsídios que permitam deslocar essa questão do âmbito exclusivo da experiência individual para uma análise das práticas sociais de relação com o corpo que habitam a experiência contemporânea, entendendo os transtornos alimentares, na atualidade, como a exacerbação de um sintoma social.
Perspectiva analítico-comportamental
O presente artigo apresenta uma compreensão analítico-comportamental dos “Transtornos Alimentares”, especificamente a “Anorexia Nervosa” e a “Bulimia Nervosa”. As práticas bulímicas e anoréticas foram caracterizadas a partir dos três níveis de seleção por consequências. No nível filogenético, foi discutida a evolução do homem e sua relação com os quadros clínicos. Na ontogênese, a relação operante com o alimento foi apresentada, apontando-se possibilidades funcionais em diversas situações clínicas. Por último, discutiu- se a participação da indústria da estética na cultura capitalista; a qual vende a ideia de que o corpo magro remove contingências aversivas e pode ser comprado ou conquistado, como um objeto de consumo dissociado do sujeito que se comporta e de sua história. As práticas alimentares purgativas e restritivas são um problema de saúde pública, no qual o analista do comportamento pode intervir a partir da clínica, sem negligenciar a necessidade de uma compreensão dos processos micro e macro culturais envolvidos.
.

Outros materiais