Buscar

kariana e mariana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso concreto 3
1- Kariana e Mariana residem no Pensionato de Ester, local em que dormem e realizam as suas refeições, já que Gabriela, proprietária do pensionato, contratou Abigail para exercer as funções de cozinheira. Jaqueline e vários colegas alugaram uma casa e contrataram Helena, responsável pela limpeza casa, além de cozinhar para os estudantes moradores. Analisando a situação concreta apresentada responda aos seguintes questionamentos: 
a) Abigail e Helena possuem relação de emprego com o Pensionato e os alunos da residência respectivamente? Justifique.
R: Sim. Abigail será considerada empregada do pensionato uma vez que preenche todos os requisitos do art.3 a CLT, principalmente, por que o pensionato é um PJ de direito privado com fins lucrativos. Já Helena será considerada empregada domestica uma vez que preenche os requisitos do vinculo de emprego domestico estabelecido na lei complementar 150/15, por que trabalhava numa residência onde não existia exploração de atividade econômica. 
b) Se positiva a opção "a" esclareça se Abigail ou Helena possuem vínculo de emprego doméstico? Em caso positivo, a empregada doméstica possui direito a estabilidade pela gravidez? Justifique
R: Diante do exposto acima somente Helena srá considerada empregada domestica. Com relação à estabilidade provisória em função da gravidez a empregada também terá o direito previsto no art.10 inciso II – B do ABCT com forme disposto expressamente no parágrafo único do art. 25 da lei complementar de 150/15
QUESTÕES OBJETIVAS - 1- Paulo é trabalhador urbano, Pedro é trabalho rural e Mario é empregado doméstico. De acordo com a Constituição Federal Brasileira os três tem direito: 
a) a remuneração do trabalho noturno superior a do trabalho diurno; 
b) ao piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho; 
c) ao pagamento de horas extras com adicional de no mínimo 50% (cinqüenta por cento); 
d) a licença paternidade nos termos da lei; 
e) aos depósitos compulsórios do FGTS;
ANULADA

Outros materiais