Buscar

Trabalho de Ciencias do ambiente 1º periodo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade Estácio-Iesam
Professora: Diana Furtado.
Questionário sobre o conteúdo. 
1ª) Conceitue Ecologia.
Resposta: Ecologia é um ramo da Biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente onde vivem, bem como a influência que cada um exerce sobre o outro. 
2ª) Defina hábitat e nicho ecológico. Cite exemplos. 
Resposta: O habitat é o lugar na natureza onde uma espécie vive. Por exemplo, o habitat da planta vitória régia são os lagos e as matas alagadas da Amazônia, enquanto o habitat do panda são as florestas de bambu das regiões montanhosas na China e no Vietnã. Já o nicho ecológico é um conjunto de condições em que o indivíduo (ou uma população) vive e se reproduz. Pode se dizer ainda que o nicho é o "modo de vida" de um organismo na natureza. E esse modo de vida inclui tanto os fatores físicos, como a umidade, a temperatura, etc; quanto os fatores biológicos, como o alimento e os seres que se alimentam desse indivíduo. 
3ª) Conceitue Ecossistema.
Resposta: Ecossistema é o sistema onde se vive, o conjunto de características físicas, químicas e biológicas que influenciam a existência de uma espécie animal ou vegetal. 
4ª) Qual a importância dos Produtores e Decompositores?
Resposta: Os produtores são seres autótrofos que produzem seu próprio alimento, transformando matéria inorgânica em matéria orgânica e por isso produzem todo o alimento que será usado na cadeia e é obrigatoriamente a base de qualquer cadeia alimentar. Já os decompositores são os organismos que atuam na transformação da matéria orgânica em matéria inorgânica, fazendo com essa matéria retorne ao solo para ser utilizada novamente pelos seres produtores gerando uma nova cadeia alimentar. 
5ª) O que você entende por Sustentabilidade? 
Resposta: Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações.
6ª) Quais os benefícios de uma ação sustentável? 
Resposta: Garantir uma melhor qualidade de vida para as futuras gerações. Exemplo: Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário, e não só desmatando e não repondo, porque assim prejudicará a vida das próximas gerações.
7ª) Quais fatores definem um ecossistema? 
Resposta: Os ecossistemas possuem componentes bióticos e componentes abióticos. Os componentes bióticos são todos os seres vivos que vivem em um determinado local, enquanto os componentes abióticos são todos os fatores físicos, químicos e geológicos do ambiente, como água, luz, solo, umidade, temperatura, nutrientes etc. 
8ª) Diferencie espécie, população e comunidade.
Resposta: Espécie é o conjunto de indivíduos semelhantes (estruturalmente, funcionalmente e bioquimicamente) que se reproduzem naturalmente, originando descendentes férteis. Exemplo: Homo sapiens. População é o conjunto de indivíduos de mesma espécie que vivem numa mesma área em um determinado período. Exemplo: população de ratos em um bueiro, em um determinado dia. Comunidade ou Biocenose é o conjunto de populações de diversas espécies que habitam uma mesma região num determinado período. Exemplo: seres de uma floresta, de um rio, de um lago de um brejo, dos campos, dos oceanos, etc.
9ª) Cite ecossistemas do tipo natural e artificial.
Resposta: Ecossistema natural: Lugar (espaço) em que as coisas foram formadas pela natureza, como uma floresta que o homem ainda não afetou, vemos apenas rochas, árvores e cachoeiras que demoraram vários anos para se formarem. Ecossistema artificial: Lugar (espaço) construído pelo ser humano como casas, (mão de obra humana).
10ª) Comente sobre biosfera e suas divisões.
Resposta: Biosfera significa esfera da vida. São as condições ambientais em que se processa a vida animal e vegetal da terra. É a camada do globo terrestre habitada pelos seres vivos. Contém o solo, o ar, a água, a luz, o calor e os alimentos, que fornecem  condições necessárias para o desenvolvimento da vida.
11ª) O que você entende por Biomas? Cite exemplos.
Resposta: Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas, são as comunidades biológicas, organismos da fauna e da flora, como florestas tropicais úmidas, tundras, savanas, desertos árticos, florestas pluviais, subtropicais ou temperadas, biomas aquáticos, como recifes de coral, zonas oceânicas, praias e dunas.

Outros materiais