Buscar

1° Caso clínico G2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso clínico G2
Paciente diabético, 55 anos de idade, sexo masculino, deu entrada no seu consultório com história de dor na panturrilha de forte intensidade que se iniciava às longas caminhadas onde era necessário parar para melhorar. Ao reiniciar as caminhadas após algum tempo a dor retornava parando novamente para melhorar. Informa que a dor vem aparecendo com distâncias menores há algumas semanas.
RESOLUÇÃO DO CASO: (equipe entra em ação)
Paciente entra no consultório e, nesse momento ocorre a interação inicial médico-paciente, na qual o médico faz a inspeção inicial. Esse momento é importante para que se estabeleça a confiança entre eles de tal modo que, o paciente saia da condição única de passividade e entre na produção ativa do cuidado se tornando um usuário. 
Identificação: os seguintes dados deverão estar no prontuário:
Nome; idade; sexo; cor (NISC); naturalidade; estado civil; residência atual e anterior; religião; profissão (NERRP) e grau de escolaridade.
OBS.: a coleta de dados é importante, pois em algumas situações clínicas certas informações são relevantes. Além disso, certos dados como sexo e idade influem em como determinadas enfermidades acometem uma população.
Queixa principal: é o momento no qual o paciente-usuário relata ao médico os sintomas que o levaram a procurá-lo. No caso relatado, as dores constantes na região da panturrilha que se agravam com caminhadas. Nesse ponto o médico deverá perguntar: “Qual é o motivo de sua vinda? Em que posso ajudá-lo?”. E o médico deverá anotar entre aspas o relato do paciente.
Investigação da patologia: nessa etapa se inicia o raciocínio clínico e, portanto, a busca pelo diagnóstico. É a parte mais importante da anamnese. As hipóteses diagnósticas começam a serem formadas e, pelo método hipotético-dedutivo estas deverão ser testadas, confirmadas ou afastadas. 
Sintoma: dor na região da panturrilha ao caminhar que vem ocorrendo em intervalos menores (relatada pelo paciente-usuário);
Sinal: claudicação intermitente (detectada pelo médico);
Duração: A dor vai embora nas paradas e vem ocorrendo com uma maior frequência.

Outros materiais