Buscar

APOL 1

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Canais de Distribuição
A área de distribuição de uma empresa por si só representa boa parte da percepção pelo nível de serviço sobre seus processos operacionais. Assim temos que: 
I. O objetivo da apuração dos Níveis de Serviço é o de estabelecer políticas que possibilitem às empresas, simultaneamente, uma melhoria do serviço oferecido ao cliente e a redução nos custos;
E POR ISSO:
II. Envolve os processos de identificação, classificação, mensuração, análise e interpretação das informações operacionais, econômicas e financeiras da atividade de distribuição.
	
	A
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda complementa a primeira.
	
	B
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não complementa a primeira.
	
	C
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	D
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	E
	As duas afirmações são falsas.
Questão 2/5 - Canais de Distribuição
Atualmente, melhorar os processos de distribuição nas empresas é praticamente sinônimo de manutenção no mercado, e a redução de despesas, consequentemente, eleva seu poder de lucratividade. No setor atacadista, em particular, a otimização da distribuição é uma iniciativa vital para que a empresa se mantenha competitiva no mercado.
Para que se possam reduzir o custo logístico global alinhado com uma distribuição eficiente, a estratégia adotada pelo setor atacadista deveria contemplar:
I. Determinar Centros de Distribuição macros e Centros de Distribuição menores avançados, realizando a transferência entre os CD’s com carretas e entregas com VUC’s (Veículo Urbano de Carga).
II.Organizar e armazenar os materiais com alto fluxo de giro conforme a demanda próximo das docas dos Centros de Distribuição para facilitar a entrada e saída dos itens para distribuição.
III. Como o ciclo de vida dos produtos esta cada vez mais longo, as necessidades de renovação do mix de produtos dos atacadistas não precisa ser rápida, facilitando em uma distribuição mais planejada e menos ágil.
IV.Avaliar a legislação para atender aos requisitos e, ao mesmo tempo, minimizar os custos operacionais.
 
Considerando as melhores práticas para elevação da competitividade do setor atacadista, assinale:
	
	A
	se nenhuma afirmativa estiver correta.
	
	B
	se todas as afirmativas estiverem corretas.
	
	C
	se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas.
	
	D
	se apenas as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.
GABARITO: AULA 1 - TEMA 1 
Comentário: Para que possa manter competitividade, os canais de distribuição atacadistas devem 
operacionalizar de forma ágil, como por exemplo, no layout dos CD’s, mantendo um padrão de atividade que seja 
adequado às necessidades, como uso de carretas pa ra grandes volumes e VUC’s p ara facilitar o deslocamento 
dentro de c entros urbanos. O atendimento à leg islação auxilia no planejamento d as operações e pode gerar 
oportunidade de custos menores, como no crédito de ICMS, por exemplo. 
	
	E
	se apenas as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.
Questão 3/5 - Canais de Distribuição
A atual crise econômica vem trazendo mudanças significativas na forma com que as organizações administram seus custos, tendo em vista a necessidade de planejamento minucioso para conseguirem se manter vivas e competitivas em um mercado cada vez mais acirrado.
Podemos então definir que a finalidade da administração dos custos na área logística é:
	
	A
	Discriminar, controlar e reduzir os custos logísticos fazendo com que os produtos e serviços sejam mais competitivos e traga maior retorno financeiro à organização, mantendo o nível de serviço.
	
	B
	Equiparar o nível de serviço prestado com os custos ocorridos, mantendo um ponto de equilíbrio onde o cliente tenha a percepção de custo/benefício aceitável.
	
	C
	Elevar o nível de serviço oferecido controlando e identificando os custos, para que a empresa possa realizar a transferência destes valores para os produtos e serviços, evitando prejuízos financeiros.
	
	D
	Identificar e maximizar os recursos financeiros investidos para ter a alocação correta dos custos e aumentar o nível de serviço oferecido pela empresa.
	
	E
	Gerenciar os valores relacionados aos custos totais de transporte, armazenagem e controle da empresa para elevar o nível de serviço e retrair a competitividade perante os concorrentes.
Questão 4/5 - Logística: Materiais e Armazenamento
Leia o trecho da reportagem: Localfrio inicia o processo de armazenagem de produtos farmacêuticos
http://www.imam.com.br/logistica/noticias/armazenagem/2290-localfrio-inicia-armazenagem-de-produtos-farmaceuticos - Publicado em Quarta, 02 Setembro 2015 13:46
A Localfrio já está operando com licença para armazenagem de produtos farmacêuticos na unidade de São Paulo. A licença entrou em vigor no mês de Agosto de 2015 e a empresa está aproveitando sua expertise e tecnologia na operação com frigoríficos para firmar novas parcerias.
Em princípio, serão destinadas 176 posições/paletes para operação de produtos farmacêuticos, mas a ideia é que, até 2016, a movimentação aumente na unidade São Paulo, que hoje comporta um total de 8.368 posições/paletes, entre clientes regulares e operações sazonais. Nesta fase inicial, isso pode representar um incremento de aproximadamente 10% no faturamento da unidade.
Todos os cuidados para atender às diversas categorias dos produtos farmacêuticos já estão padronizados, como o controle de temperatura, higiene e limpeza do local, segregação dos produtos para evitar incompatibilidade e mão de obra qualificada.
A estratégia agora é atingir segmentos específicos dentro do nicho farmacêutico, por meio de um mapeamento de clientes, e assegurar cargas que proporcionem operações seguras e boa rentabilidade. No momento, a unidade Localfrio São Paulo é a primeira a armazenar os produtos farmacêuticos. O planejamento prevê, no entanto, que as unidades de Suape (PE) e Itajaí (SC) também passem a operar este tipo de carga.
A partir do texto, analise as sentenças a seguir e marque V para Verdadeiro e F para Falso em relação a estratégia da empresa Localfrio:
I – Nesse primeiro momento a estratégia da Localfrio é destinar 40% da capacidade de armazenagem para os produtos farmacêuticos o que representará cerca de 18% de faturamento.  
II - A Localfrio buscou qualificação para armazenar produtos farmacêuticos tendo como objetivo atingir um nicho de mercado que necessita de armazenagem diferenciada.
III – A estratégia da Localfrio foi investir no mercado de produtos farmacêuticos porque já é prestadora de serviços de armazenagem para grandes laboratórios farmacêuticos.
IV – A Localfrio adequou os elementos essenciais do armazém como controle de temperatura, higiene e limpeza do local, segregação de produtos e mão de obra qualificada.
V – A Localfrio pretende conquistar novos clientes através do investimento em marketing e propaganda veiculados em revistas do segmento e canais de comunicação via internet.
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, F, V, V.
	
	B
	F, V, V, V, V.
	
	C
	F, V, F, F, V.
	
	D
	V, F, V, V, F.
	
	E
	F, V, F, V, F.
Questão 5/5 - Logística: Materiais e Armazenamento
Leia o texto a seguir:
Idealizar um espaço adequado para uma armazenagem eficiente não é uma tarefa fácil para os gestores. Isso porque elementos como: custo, sofisticação dos métodos de armazenagem e imobilização de capital em local destinado a guardar materiais são limitadores para as organizações principalmente de pequeno e médio porte. Dentro do conteúdo apresentado dos princípios básicos da armazenagem, o item: “Obsolescência: adotar a revisão periódica para identificar se os itens e se a estrutura não está obsoleta e perdendo produtividade”, significa dizer que:
I.Percebe-se que um armazém está obsoleto quando produtos estão estocados por longo período de tempo.
II.Percebe-seque um armazém está obsoleto quando o giro dos produtos é alto e o tempo para encontrar e montar pedidos é mínimo.
III.Percebe-se que um armazém está obsoleto quando o sistema de busca e separação dos itens é feito através de sistemas automatizados. 
IV.Percebe-se que um armazém está obsoleto quando frequentemente há ruptura nos estoques de itens, prejudicando o atendimento aos pedidos. 
V.Percebe-se que um armazém está obsoleto quando os colaboradores utilizam processos manuais de movimentação de materiais.
Agora, assinale a alternativa correta.
	
	A
	I, II apenas.
	
	B
	I, IV, e V apenas.
	
	C
	II, III e V apenas.
	
	D
	II e III apenas. 
	
	E
	III e IV apenas.

Outros materiais