Buscar

incotinencia urinaria

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Incontinência urinária
*
*
A incontinência urinária - perda involuntária de urina - é um problema comum e muitas vezes constrangedor. A gravidade varia: em alguns casos, a pessoa não consegue segurar a urina ao fazer esforços como tossir ou espirrar, em outros casos, a vontade de urinar é tão súbita e forte que não dá tempo de chegar a um banheiro. Afeta a todas as idades, sendo duas vezes mais comum no sexo feminino. (Sociedade Brasileira de Urologia)
*
*
Tipos e sintomas
Incontinência urinária de esforço: A incontinência de esforço acontece quando a pessoa não tem força muscular pélvica suficiente para reter a urina.
Incontinência urinária de urgência: é um desejo de urinar que é tão forte que você não consegue chegar ao banheiro a tempo. (síndrome da bexiga hiperativa)
Incontinência urinária por transbordamento: Esse tipo de incontinência ocorre quando a bexiga está sempre cheia, ocorrendo vazamentos.
Incontinência urinária funcional: necessidade de urinar, mas está impossibilitada de ir ao banheiro devido a alguma doença ou complicação .
 Incontinência urinária mista : mistura de todos os outros
*
*
Causas
Certas bebidas, alimentos e medicamentos podem atuar como diuréticos: Álcool, Cafeína, Chá com cafeína e café, Refrigerantes.
condição médica: Infecção do trato urinário, Prisão de ventre, Estresse emocional.
problemas físicos subjacentes ou alterações: Gravidez, Parto, Envelhecimento, Menopausa.
*
*
Fatores de risco
Idade;
Sexo;
Raça;
Obesidade;
Outras doenças; (doenças neurológicas ou diabetes)
*
*
Diagnóstico
Para diagnosticar o problema, o médico ou médica irá perguntar primeiro sobre os sintomas e histórico médico. Seu padrão de esvaziamento e perda de urina pode sugerir o tipo de incontinência.
Alguns exames podem ser pedidos:
- Exame de urina;
- Diário da bexiga: durante vários dias, deve ser anotado o quanto o paciente bebe, quantas vezes urina, a quantidade de urina produzida, se houve vontade de urinar e o número de episódios de incontinência.
- Edição residual pós-miccional: verificação da quantidade de urina produzida e quantidade de urina restante na bexiga.
*
*
Tratamento
Treinamento da bexiga, para retardar a micção depois que você tem o desejo de ir.
Micção dupla, para ajudar a aprender a esvaziar a bexiga mais completamente para evitar a incontinência por transbordamento.
Programadas idas ao banheiro a cada duas a quatro horas.
Dieta com controle de fluídos, para recuperar o controle da bexiga.
*
*
Tratamento fisioterapeutico
As disfunções miccionais nem sempre estão relacionadas com a idade e o envelhecimento. Podem ocorrer em homens e mulheres, Um grande número de pessoas que sofre com a incontinência urinária não procura ajuda profissional por vergonha ou por achar que esse problema é normal e se exclui do convívio social. A fisioterapia pélvica é reconhecida como a primeira linha de tratamento conservador dessas disfunções. Os músculos do assoalho pélvico têm a responsabilidade no suporte dos órgãos (bexiga, útero e intestino), na continência urinária e fecal.
Treinamento dos músculos do assoalho pélvico, Eletroestimulação, Cones vaginais (pesos), Terapia Comportamental.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando