Buscar

resumo esporte 1

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: ESPORTE 3
PROFESSOR: ROBERTO COLAVOLPE
ESTUDANTE: MAYTTA MARTINELLI
RESUMO
Referência: CASTELLANI FILHO, Lino. O projeto social esporte e lazer da cidade: da elaboração conceitual à sua implementação. Cap. 1. (p.1-15). In: Gestão pública e política de lazer: a formação de agentes sociais / Lino Castellani Filho (org.). Campinas, SP: Autores associados; 2007.
Neste capítulo, para apresentar o Programa Esporte e Lazer da Cidade (e suas principais dificuldades), anunciado como parte do plano de governo entre os anos 2004-2007, Castellani nos traz uma breve retrospectiva da presença do Estado brasileiro nas questões do esporte.
O autor começa por 1940, quando o governo brasileiro buscou disciplinar o esporte, influenciado pela lógica do Estado Novo, detonando uma linha intervencionista e conservadora, além dos interesses economicistas e politicistas, que visavam a capacitação física do trabalhador. Essa oligarquização da organização esportiva foi reforçada por conjuntos legais distintos ao longo dos anos, até um momento em que a concepção neoliberal de estado (com a Lei Zico e a Lei Pelé) deu margem a um processo de mudança dirigido pelo confronto entre os interesses liberalizantes e conservadores, ambos apontando em direções onde não se consolidavam alternativas que vissem o esporte como uma necessidade e/ou direito social, nem o Estado como mediados entre os interesses antagônicos do setor esportivo.
Era necessário, pois, se estabelecer parâmetros para que o esporte pudesse ser “para todos”. “A reconceituação da ideia de desenvolvimento do esporte abriu a possibilidade de identifica-lo como parte inegrante do patrimônio cultural da humanidade e passível, por direito, de ser por ela apreendido” (p.4). A partir daí, construiu-se a percepção de que seria do Estado o dever de garantir à sociedade o acesso ao esporte e ao lazer.
Segundo o autor, a dimensão recreativa do esporte é que explicita seu potencial sociabilizador, de integração, dissociada da busca do rendimento, despojada de sentido performático, que se apresenta como possibilidade de ser vivenciada por todos que a acessam.
O PELC nasceu “com o objetivo de responder a questões amplamente detectadas no quadro social brasileiro, indicativas de que parcela significativa da população brasileira não tem acesso ao lazer, na concepção encetada” (p.6). Partindo do reconhecimento de lazer como direito social, buscou oferecer respostas à necessidade social por política de lazer com apoio no projeto histórico de emancipação humana, através da articulação entre as esferas federal, estadual, municipal e com ao setores organizadores das comunidades locais, focando seu modelo de administração no princípio da gestão democrática, embasadora da participação popular e controle social.
O autor demonstra seu interesse em focar numa das ações que considera centrais para que o PELC pudesse se materializar, de fato, nos lugares aos quais chegou: a formação continuada doas agentes sociais de esporte e lazer, que foi o tema gerador do livro.
Castellani aponta que sem esse trabalho de formação continuada em serviço, o agente atuaria de forma desqualificada, de modo que dificilmente seriam alcançados os resultados desejados. Para tal, há uma preocupação com um processo de formação voltado para um conhecimento que refletisse o sentido e o significado desse fazer esportivo para além do saber fazer e de um saber fazer voltado para a performance esportiva, não só requalificando os agentes, mas redimensionando seus conhecimentos, colocando-os em sintonia com um projeto histórico de sociedade diferente daquele sedimentado nos padrões sobre a qual ela se estrutura. 
Outra questão apontada pelo autor é a incapacidade, cada vez mais sentida, do poder público de atendes às demandas da sociedade no âmbito do lazer.
A fim de encontrar o caminho para descobrir qual seria o conhecimento esportivo básico que precisariam possuir para alcançar a autonomia no campo do esporte e do lazer, Castellani buscou pessoas qualificadas para assumir o desafio de organizar e construir o PELC. Reunir as experiências dessas pessoas em um livro visa não somente fornecer subsídios para os formuladores e estudiosos de políticas de esporte e lazer no brasil, mas contribuir com os esforções de gestão das instancias governamentais na qualificação de seus quadros.

Outros materiais