Buscar

ESPORTE 3 (resumo cap3)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: ESPORTE 3
PROFESSOR: ROBERTO COLAVOLPE
ESTUDANTE: MAYTTA MARTINELLI
RESUMO
Referência: SAMPAIO, Juarez Oliveira; JUNIOR, Roberto Liáo. O Consórcio Brasilia e a formação de agentes sociais no Distrito Federal e entorno. In: Gestão pública e política de lazer: a formação de agentes sociais / Lino Castellani Filho (org.). Campinas, SP: Autores associados; 2007.
Os autores pretendem socializar o percurso pelo qual se deu e a estrutura metodológica criada para o processo de formação dos agentes sociais dos Núcleos de Esporte e Lazer, através da experiência do Distrito Federal, descrevendo a participação das instituições no processo.
O Ministério do esporte: criado para ser um “espaço político que coordenasse programas e ações que pudessem materializar expectativas históricas do campo popular com a efetivação de politicas sociais no âmbito do esporte e do lazer”, estabeleceu-se num conflito conceitual e político interno, onde de um lado se defendia que o Ministério deveria ter apenas um programa social esportivo voltado para a educação e, do outro, se defendia o PELC.
Foram criados, a partir do Programa, os Núcleos de Esporte e Lazer, resultado de um acordo de cooperação entre o Ministério do Esporte e entidades que já vinham desenvolvendo programas de acesso à cultura junto à comunidade. Essas entidades gerenciam os núcleos e são responsáveis pela destinação dos recursos financeiros.
O Consórcio de Brasília: composta por uma entidade âncora (junto ao Ministério do Esporte) e cinco entidades associadas (Conselho Gestor), responsáveis pela gestão e acompanhamento do desenvolvimento do projeto, apontando a possibilidade de ampliação do consórcio por meio da associação de novas entidades associadas em rede a partir das entidades do conselho, presente no Distrito Federal e em cidades do entorno.
O Distrito Federal participa de um seleto grupo de unidades da federação em que quatro cidades detém mais da metade das famílias ricas do Brasil sendo Brasília a unidade da federação com maior IDH, ao mesmo tempo em que sobe no ponto mais alto do índice de favelização. A atuação das entidades que compõem o consórcio de Brasília manifesta-se em áreas que apresentam aspectos sociais que desqualificam e degradam a vida humana, como índices de desemprego, criminalidade, violência e consumo de drogas.
Faculdade de Educação Física (FEF) da UNB: a formação dos agentes sociais do DF se deu ao mesmo tempo em que os alunos da faculdade faziam intervenções escolares em comunidades em risco de exclusão social (periféricas), observando-as, registrando suas ações e observações e planejando ações pedagógicas em conjunto, semana a semana, de onde vem a ideia da formação continuada, que influenciou o modelo de formação dos agentes nacionais dos Núcleos de Esporte e Lazer.
É esse agente quem faz a articulação e dá a dinâmica para as atividades culturais necessárias para o desenvolvimento humano em cada comunidade atendida, sendo essas pessoas portadoras de uma 
“(...)formação multiprofissional e perfil de mobilizadores sociais, com legitimidade junto à comunidade para, a partir de suas inserções, exercerem o papel de aglutinadores dessas comunidades e estimuladores dessas manifestações. (Ministério do Esporte, 2004, p.11 apud SAMPAIO, 2007)
Segundo os autores, o trabalho de formação deverá ser desenvolvido em três módulos: “Módulo Introdutório”, “Módulo de Ampliação” e “Módulo de aprofundamento”, com temas específicos e aspectos metodológicos explicitados a serem desenvolvidos em cada módulo.
A proposição metodológica para o processo de constituição da estrutura pedagógica de formação dos agentes sociais no DF, partiu de uma construção coletiva, partindo de um contexto no qual os agentes já vinham desenvolvendo intervenções no esporte e lazer, uma vez que os núcleos e entidades já estavam em funcionamento articulados com a comunidade, ou seja, a formação teve como ponto inicial as necessidades desses núcleos para consolidar a proposta de formação continuada.

Outros materiais