Buscar

4 Regras para produção textual

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Constituintes Textuais
PORTUGUÊS
 
	O produtor de textos escritos deve observar quatro elementos centrais: 
 - a repetição;
	- a progressão; 
	- a não contradição e 
	-a relação. 
	Estes elementos são os chamados constituintes de textuais.
REPETIÇÃO 
	Para que um texto seja coerente, é preciso que contenha, no seu desenvolvimento linear, elementos de retomada, tais como repetições, de palavras, frases e conceitos através do uso de pronominalizações, substituições lexicais a partir de expressões equivalentes ou sinônimas e recuperações. 
	Às vezes, a repetição pode ser usada para dar mais expressividade, para enfatizar uma ideia, mas, nesse caso, ela adquire valor funcional no texto e deixa de ser uma pura repetição condenável. 
 PROGRESSÃO 
 	Para que um texto seja coerente, é preciso que haja, no seu desenvolvimento, uma contribuição constantemente renovada, isto é, o texto deve progredir, devemos sempre acrescentar informações novas ao que foi dito. 
	A progressão complementa a repetição e é ela que garante que o texto não se limite a repetir indefinidamente o que já foi exposto. Assim, equilibra-se o que já foi dito com o que se vai dizer, garantindo a continuidade do tema e a progressão de sentido.
Exemplo
	Recebi um telegrama, ontem, que me deixou com insônia. Primeiro, porque fui chamada para um encontro, no clube, com o meu noivo, o que nunca aconteceu antes. Segundo, porque a mensagem era muito seca e breve, limitando-se a informar o horário e sem fazer referência ao assunto. Depois, quando a reli, detalhadamente, vi que estava sendo solicitada a minha aliança. Logo pensei: o noivado vai acabar!
	As expressões primeiro, segundo e depois introduzem novos fatos e informações. Ocorre, paralelamente, a repetição, com o emprego do pronome a, que retoma a palavra mensagem. Pode-se perceber, ainda, que cada frase traz uma nova informação, ou seja, o leitor é constantemente surpreendido. 
 NÃO CONTRADIÇÃO 
 	Para que um texto seja coerente, é preciso que, no seu desenvolvimento, não se introduza nenhum elemento semântico que contradiga um conteúdo posto ou pressuposto por uma ocorrência anterior, ou deduzível dessa inferência. 
	O texto não deve destruir a si mesmo, tomando como verdadeiro aquilo que já foi considerado falso, ou vice-versa. A contradição só é tolerada se for intencional. 
	“Mas foi a Alemanha nazista, durante a Segunda Guerra Mundial, que realizou as experiências aterradoras. Só que as cobaias eram seres humanos. Prisioneiros de guerra, principalmente judeus, foram submetidos a todos os tipos de crueldades”.
	A expressão só que está totalmente inadequada ao contexto. As experiências mais aterradoras foram as da Alemanha nazista justamente porque as cobaias eram seres humanos.
 RELAÇÃO 
 	Para que uma sequência ou um texto sejam coerentes, é preciso que os fatos que denotam no mundo representado estejam diretamente relacionados. Essa relação deve ser suficiente para justificar sua inclusão em um mesmo texto. 
	Para avaliar o grau de relação dos elementos que constituem um texto, é importante organizá-lo esquematicamente antes de escrever. 
	Dominar um bom vocabulário é essencial para a elaboração eficiente de textos escritos. O nível do vocabulário utilizado decorre dos fatores que condicionam a elaboração do texto: o tema tratado, a finalidade a que se propõe, o receptor a que se dirige, o meio de divulgação utilizado. 
 
Referências
FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 16 ed. São Paulo: Ática, 2002.
INFANTE, Ulisses. Curso de Gramática: aplicada aos textos. São Paulo: Scipione, 2001.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais