Buscar

Painel para Associação de Resistores

Prévia do material em texto

UNINTA – CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
TURMA 34 - MANHÃ
FÍSICA EXPERIMENTAL III
PROFESSOR: FRANCINALDA ARAGÃO CARNEIRO
PAINEL DE ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES
FRANCISCO MAYSON DOS SANTOS SOUSA
2016205017
4
Sobral - CE
2017.2
INTRODUÇÃO
Os resistores são dispositivos eletrônicos cuja função é a de transformar energia elétrica em energia térmica. Também chamados de resistências, estão presentes em aparelhos como chuveiros, televisores, computadores, aquecedores, ferro de passar roupa, rádios, lâmpadas incandescentes, dentre outros.
Os resistores são componentes que se opõem a passagem de corrente elétrica, ou seja, “resistem” a passagem de corrente elétrica, limitando sua intensidade.
São representados pela letra R e no Sistema Internacional de Unidades (SI) são medidos em Ohm (Ω), ou seja, Volts (V) / Ampére (A).
Há dois tipos de resistores, fixos e variáveis. Os resistores fixos são constituídos de filme carbono, filme metálico, fio de precisão, dentre outros. Os resistores variáveis podem ser ajustados manualmente. São exemplos potenciômetros, LDR (light depend resistor), PTC (coeficiente de temperatura positivo), NTC (coeficiente de temperatura negativo), Magnetorresistores, reostato, dentre outros.
Associação de Resistores é um circuito organizado de resistores utilizado quando se requer um nível de resistência mais elevado. Há três tipos de associação: em série, em paralelo e mista. É através dessa associação que é possível encontrar um resistor equivalente. A tensão presente em cada resistor pode ser calculada através da Primeira Lei de Ohm: U = R * I
Onde:
U: diferença de potencial elétrico (ddp), medida em Volts (V)
R: resistência, medida em Ohm (Ω)
I: intensidade da corrente elétrica, medida em Ampére (A).
Na associação de resistores em série, os resistores são ligados em sequência e na mesma direção. Isso faz com que a corrente elétrica seja mantida ao longo do circuito, enquanto a tensão elétrica varia.
Assim, a resistência equivalente (Req) de um circuito corresponde à resistência de cada resistor presente no circuito: Req = R1 + R2 + R3 + Rn...
Na associação de resistores em paralelo, os resistores são ligados de forma contínua na mesma direção. Isso faz com que a tensão elétrica seja conservada ao longo do circuito. Por esse motivo, a corrente elétrica deve ser dividida pelo circuito.
Assim, a resistência equivalente de um circuito corresponde ao valor de um resistor dividido pelo número de resistores presentes no circuito: Req = R/n.
Na associação de resistores mista, os resistores são ligados em série e em paralelo. Para calculá-la, primeiro encontramos o valor correspondente à associação em paralelo e de seguida somamos aos resistores em série.
RESULTADOS E DISCUSSÕES	
01) Utilizando o comprimento de 900 mm, calcule as resistências dos fios e análise de acordo com a primeira Lei de Ohm.
Resposta: 
	FIOS
	L (mm)
	R (Ω)
	Cobre
	1,0 
	1,6
	Cobre
	0,5
	1,3
	Níquel
	1,0
	2,6
	Níquel
	0,5
	7,3
	Ferro
	0,5
	2,2
JUSTIFICATIVA: Os valores da resistência são diferentes devido a área de cada condutor, segundo a 2º Lei de Ohm.
02) Utilizando os dados anteriores, indique qual o melhor condutor de corrente.
 Resposta: Pela 2º Lei de Ohm percebe-se que a resistência elétrica é inversamente proporcional à área de sua secção transversal, portanto o fio que será o melhor condutor de corrente é o: Cobre (0,5 mm).
03) Calcule a resistência com o multímetro no painel para associação de resistores.
	FIOS
	L (mm)
	900 mm
	600 mm
	300 mm
	Cobre
	1,0
	1,6
	1,4
	1,1
	Cobre
	0,5
	1,3
	1,3
	1,2
	Níquel
	1,0
	2,6
	2,0
	3,2
	Níquel
	0,5
	7,3
	5,9
	1,5
	Ferro
	0,5
	2,2
	1,9
	1,4
CONCLUSÕES 
Podemos concluir que um resistor é um dispositivo elétrico muito utilizado em eletrônica, com a finalidade de causar uma queda de tensão elétrica ou transformar energia elétrica em energia térmica (efeito joule). Quando juntos em um circuito poderão formar um dos três tipos de associação (Série, Paralelo ou Mista), após isso poderá se calcular a resistência equivalente entre os terminais da associação. Pela 2° Lei de Ohm, vimos que a resistência é inversamente proporcional à área, e que devido a isso o melhor material para a condução de corrente vai ser aquele de menor área.

Outros materiais

Perguntas Recentes