Buscar

fontes de energia

Prévia do material em texto

FONTES DE ENERGIA
Introdução
Em nosso planeta encontramos diversos tipos de fontes de energia. Elas podem ser renováveis ou esgotáveis. Por exemplo, a energia solar e a eólica que são obtidas através dos ventos fazem parte das fontes de energia inesgotáveis. Por outro lado, os combustíveis fósseis, derivados do petróleo e do carvão mineral, possuem uma quantidade limitada em nosso planeta, podendo acabar caso não haja um consumo racional.
As fontes renováveis de energia são aquelas capazes de fornecer energia através da utilização dos chamados “combustíveis renováveis”: que podem ser utilizados infinitamente e jamais se esgotarão. Exemplos deste tipo de “combustível renovável” são a água (fonte renovável de energia = hidroelétrica), o hidrogênio (fonte renovável de energia = célula a combustível) e a radiação solar (fonte renovável de energia = células fotovoltaicas).
Usualmente, é atribuída ainda, outra característica às fontes renováveis de energia, o fato de constituírem uma forma de energia limpa, ou seja, não geram poluentes como produtos da geração de energia. Foi este ponto que fez com que as fontes renováveis se tornassem tão atraentes, embora isso não seja verdade em todos os casos. Por exemplo, a biomassa (fontes orgânicas usadas para produzir energia, como restos de serralheria, cavacos, etc.) que, embora seja considerada uma fonte renovável de energia, produz alguns tipos de poluentes atmosféricos como o material particulado.
Entretanto, as vantagens ambientais dos combustíveis renováveis é que mesmo que emitam certa quantidade de poluentes (como mostrado com relação a biomassa), a quantidade de poluentes gerada por quantidade de energia produzida é bem menor e menos impactante.
Sem contar que as fontes de energia renovável podem ser obtidas em qualquer lugar (como a energia solar e eólica, por exemplo), diferentemente do petróleo, por exemplo, que é, em sua maior parte, concentrado na região do Oriente Médio. Outro ponto a favor das energias alternativas é que a maior parte delas pode gerar energia de forma descentralizada diminuindo os custos de implantação, possibilitando o acesso a energia por comunidades em regiões isoladas e aumentando a eficiência e rapidez de implantação do sistema uma vez que podem ser dispensadas as quilométricas linhas de transmissão (que por si só já produzem um enorme impacto ambiental).
No Brasil, segundo a Aneel, em outubro de 2003 as formas alternativas de energia correspondiam a 83% da energia elétrica gerada em território nacional, sendo que deste percentual, 79% eram de usinas hidrelétricas e apenas 4% de outras fontes renováveis de energia como a biomassa, energia eólica e energia solar.
Existem vários tipos de energias renováveis, e cada vez mais, com o desenvolvimento das tecnologias, há inovações e se descobrem novas formas de produzir energia eléctrica, utilizando como fonte os fenomenos naturais, como é exemplo da recente inovação na criação de um hidrogerador cujo princípio é semelhante ao de um aerogerador, diferindo no fato de o movimento das pás ser provocado pelas correntes marítimas. A principal fonte de energia existente hoje é o petróleo, mas além de não ser renovável, e ser um dos principais responsáveis pelo efeito estufa o petróleo ainda será motivo de muitas guerras e conflitos entre os países, principalmente aqueles países que dependem muito dessa fonte energética como os Estados Unidos.
Diversas nações do mundo inteiro estão investindo muito dinheiro em projetos que utilizam as fontes de energia alternativa como a energia solar, a energia eólica, a energia geotérmica, o biodiesel, a energia obtida através do hidrogénio, a energia das marés, o etanol e a biomassa.
Essas fontes de energia alternativas citadas são as mais abordadas em projeto para uma menor contribuição para o aquecimento da Terra e também para tentar alcançar cada vez mais uma independência com relação ao petróleo.
Principais fontes de Energia 
- Energia hidráulica – é a mais utilizada no Brasil em função da grande quantidade de rios em nosso país. A água possui um potencial energético e quando represada ele aumenta. Numa usina hidrelétrica existem turbinas que, na queda d`água, fazem funcionar um gerador elétrico, produzindo energia. 
- Energia fóssil – formada a milhões de anos a partir do acúmulo de materiais orgânicos no subsolo. A geração de energia a partir destas fontes costuma provocar poluição, e esta, contribui com o aumento do efeito estufa e aquecimento global. Isto ocorre principalmente nos casos dos derivados de petróleo (diesel e gasolina) e do carvão mineral. Já no caso do gás natural, o nível de poluentes é bem menor.
Uma grande variedade de fontes de energia, sobretudo as que dizem respeito aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural), faz parte dos recursos energéticos que dispomos.
FONTES DE ENERGIAS NÃO RENOVÁVEIS
CARVÃO
Rocha sedimentar que resulta da decomposição, em ambientes sem oxigénio, de detritos vegetais que caíram em lagunas. O processo que leva à formação do carvão chama-se incarbonização. 
PETRÓLEO
 Fluido viscoso de origem orgânica, de cor negra, constituído, essencialmente, por carbono e hidrogénio. Grandes acumulações de matéria orgânica de restos vivos planctónicos deram origem a este hidrocarboneto.
GÁS NATURAL 
Encontra-se junto do petróleo, uma vez que o processo de formação de hidrocarbonetos líquidos (petróleo) produz, geralmente, hidrocarbonetos.
ENERGIA NUCLEAR
Energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos. Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos através de reações nucleares, emitindo energia durante esse processo. Baseia-se no princípio da equivalência de energia e massa (observado por Albert Einstein), segundo a qual durante reações nucleares ocorre transformação de massa em. A tecnologia nuclear tem como uma das finalidades gerar eletricidade. Aproveitando-se do calor emitido na reação, para aquecer a água até se tornar vapor, assim movimentando um turbogerador. Suas principais vantagens é não contribui para o efeito de estufa, não polui o ar com gases de enxofre, nitrogênio, não utiliza grandes áreas de terreno: a central requer pequenos espaços para sua instalação não depende da sazonalidade climática (nem das pouco ou quase nenhum impacto sobre a biosfera grande disponibilidade de combustível, é a fonte mais concentrada de geração de energia. Suas desvantagens é necessidade de armazenar o resíduo nuclear em locais isolados e protegidos, necessidade de isolar a central após o seu encerramento, é mais cara quando comparada às demais fontes de energia; os resíduos produzidos emitem radiactividade durante muitos anos, dificuldades no armazenamento dos resíduos, principalmente em questões de localização e segurança;pode interferir com ecossistemas; grande risco de acidente na central nuclear.
 
XISTO
 O xisto é uma camada de rocha sedimentar originada sob temperaturas e pressões elevadas, contendo matéria orgânica, disseminada em seu meio mineral. Ao aquecer essa rocha obtém-se um óleo, que em seguida é refinado. O óleo do xisto refinado é idêntico ao petróleo de poço, sendo um combustível muito valorizado. Estima-se que a quantidade desse óleo, que pode ser extraído através do xisto, é quatro vezes maior que as reservas de petróleo existentes. 
São conhecidos dois tipos de xisto, o betuminoso, que se caracteriza pela matéria orgânica (betume) disseminada em seu meio, que é quase fluida, sendo facilmente extraída; e o pirobetuminoso, onde a matéria orgânica (querogênio), que depois será transformada em betume, é sólida se exposta à temperatura ambiente. 
O Brasil possui um dos maiores volumes mundial de xisto, contém em seu território reservas de 1,9 bilhão de barris de óleo. No entanto, a exploração de xisto é cara, trabalhosa, extremamentepoluente e de pouco retorno. 
Os impactos ambientais ocasionados pela exploração de xisto são: poluição hídrica, emissões gasosas de enxofre e alto risco de combustão espontânea dos resíduos remanescentes da rocha sedimentar.
Consequências da utilização de combustíveis fósseis
- Como não são recursos inesgotáveis, uma das principais preocupações está relacionada com o possível esgotamento das jazidas.
- Outro aspecto, não menos importante, está relacionado com o impacte ambiental, sobretudo no que diz respeito a fenómenos de poluição em várias vertentes.
- São de salientar os seguintes aspectos:
- As minas de carvão a céu aberto provocam profundas cicatrizes no solo;
- Os produtos da combustão de combustíveis fósseis contaminam o ar;
- Podem ocorrer alterações climáticas devido à quantidade de calor libertado para a atmosfera, resultante da utilização de combustíveis fósseis.
FONTES DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
ENERGIA SOLAR
Ainda pouco explorada no mundo, em função do custo elevado de implantação, é uma fonte limpa, ou seja, não gera poluição nem impactos ambientais. 
ENERGIA DE BIOMASSA
Energia gerada a partir da decomposição, em curto prazo, de materiais orgânicos (esterco, restos de alimentos, resíduos agrícolas). O gás metano produzido é usado para gerar energia.
ENERGIA EOLICA
Gerada a partir do vento. Grandes hélices são instaladas em áreas abertas, sendo que, os movimentos delas geram energia elétrica. È uma fonte limpa e inesgotável, porém, ainda pouco utilizada.
ENERGIA NUCLEAR
O urânio é um elemento químico que possui muita energia. Quando o núcleo é desintegrado, uma enorme quantidade de energia é liberada. As usinas nucleares aproveitam esta energia para gerar eletricidade. Embora não produza poluentes, a quantidade de lixo nuclear é um ponto negativo.
ENERGIA GEOTÉRMICA
Nas camadas profundas da crosta terrestre existe um alto nível de calor. Em algumas regiões, a temperatura pode superar 5.000°C. As usinas podem utilizar este calor para acionar turbinas elétricas e gerar energia. Ainda é pouco utilizada.
ENERGIA GRAVITACIONAL
Gerada a partir do movimento das águas oceânicas nas marés. Possui um custo elevado de implantação e, por isso, é pouco utilizada. Especialistas em energia afirmam que, no futuro, esta, será uma das principais fontes de energia do planeta. 
ENERGIA HÍDRICA
Energia renovável utilizada partir da energia potencial de uma massa de água A forma na qual ela se manifesta na natureza é nos fluxos de água, como rios e lagos e pode ser aproveitada por meio de um desnível ou queda d'água. Pode ser convertida na forma de energia mecânica através de turbinas hidráulicas ou moinhos de água. As turbinas por sua vez podem ser usadas como acionamento de um equipamento industrial, como um compressor, ou de um gerador elétrico, com a finalidade de prover energia elétrica para uma rede de energia.Suas principais vantagens são é uma energia renovavel que não se esgota seu custo de produção é baixo, não polui o meio ambiente etc..Suas principais desvatagens são provoca erosão nos solos, pode provocar deslocamento de população ribeirinhas e elevados custos de instalaçoes.
HIDROGÊNIO
Meio para armazenar energia, mais concretamente, um transportador de energia, todos os transportadores de energia e combustíveis, como gasolina e gás natural, têm a característica de serem voláteis (contendo energia). As propriedades que são características do hidrogénio permitem ter muitas vantagens aos combustíveis fósseis em termos de segurança. A baixa densidade de hidrogénio e capacidade para dispersar rapidamente permitem escapar para a atmosfera se um vazamento acontecesse. Suas vantagens são uma fonte de energia renovável, inesgotável e não poluente. A produção de energia pode ser realizada em qualquer lugar. Suas desvantagens é altamente explosivo e para armazenar precisa estar em forma liquida a temperaturas muito baixas.
Conclusão
O uso irracional das fontes de energia pelo homem, tem feito com que nossas reservas vem se esgotando devido há grandes décadas de exploração. A sociedade deveria refletir sobre o uso de formas renováveis de energia, formas menos poluentes, levando em conta o significativo aquecimento global que a terra vem experimentando. Quanto ao Brasil, para poder acompanhar o crescimento econômico, o qual reflete em um aumento do consumo de energia, o governo tem que estimular o aumento na geração de eletricidade de maneira mais efetiva e eficiente. As respostas às questões levantadas a respeito da disponibilidade de oferta de energia suficiente para no futuro impulsionar o crescimento econômico do país e garantir o atendimento para toda população, e que estas fontes de energia tenham um impacto positivo no meio ambiente, serão, apoiadas em tecnologias mais eficientes e menos poluentes a fim de utilizar-se de forma mais racional as possíveis fontes de energia conhecidas.
Assim, os sistemas de cogeração aparecem ao mesmo tempo como uma solução imediata para a crise atual de energia vivida pelo Brasil e como uma solução para os problemas ambientais e sociais advindos nos setores energéticos, que são o problema de aquecimento global e fornecimento de energia sustentável.
Conforme o dito acima, pode-se perceber a forte relação entre as questões técnicas, sociais e ambientais. Com o objetivo de conscientizar, ainda na universidade, os novos engenheiros sobre o exposto é preciso ir além de uma visão tecnicista herdada do velho modelo de ensino usado. Deve haver, no modelo moderno de ensino da engenharia, a capacidade de desenvolver nos alunos uma consciência crítica que analise e reflita sobre as relações sociais, econômicas
e ambientais do uso da tecnologia.
Referências
http://planetadasciencias.blogspot.com.br/2009/05/energia-fossil.html
http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/fontes_energia.htm
http://pt.scribd.com/doc/5514591/As-fontes-de-energia-no-Brasil
http://www.portal-energia.com/fontes-de-energia/
http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/xisto-betuminoso.htm
http://www.brasilescola.com/geografia/xisto-betuminoso.htm
http://www.infoescola.com/desenvolvimento-sustentavel/fontes-renovaveis-de- energia/
http://www.ecodesenvolvimento.org/noticias/ted-debate-sera-que-o-mundo-precisa-de-energia
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2011/09/cosmos-energia-gravitacional-em.html
http://www.geocities.ws/saladefisica5/leituras/geotermica.html
http://www.google.com.br/imgres

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes