Buscar

Apresentação1 Carmem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Serviço Social
6º Semestre
ALEXANDRE NASCIMENTO DOS SANTOS CARMEN LUCIA SANTANA DE SANTANA MANUELA SOUZA DE ARAÚJO MOISÉS FRANÇA SANTOS
Simões Filho – 2017.2
Estratégia Saúde da Família
ESF
Simões Filho – 2017.2
Simões Filho – 2017.2
Introdução
A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades. 
A Política Nacional de Atenção Básica tem na Saúde da Família sua estratégia prioritária para expansão e consolidação da atenção básica. 
ESF é uma estratégia de reorientação do modelo assistencial em saúde a partir da atenção básica, com proposta de mudança do modelo centrado no médico e no hospital para um modelo focado na integralidade da assistência onde o usuário está inserido dentro da sua comunidade socioeconômica e cultural estabelecendo o reconhecimento da saúde como um direito de cidadania evidenciado pela melhoria das condições de vida através de serviços mais resolutivos, integrais e humanizados.
O que é a Estratégia Saúde da Família
ESF
Simões Filho – 2017.2
Objetivo da Estratégia Saúde da Família
A Estratégia Saúde da Família (ESF) foi criada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de consolidar o Sistema Único de Saúde (SUS) que tem como base os princípios de acesso, tais como a equidade, integralidade e universalidade e, também, princípios organizativos como a descentralização, participação da comunidade e regionalização. A ESF é fundamentada na abordagem coletiva, multi e interprofissional, centrada na família e na comunidade e é composta por equipes saúde da família que envolve enfermeiros, médicos, técnicos em enfermagem, odontólogos e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
Simões Filho – 2017.2
Histórico da Estratégia Saúde da Família
Antes do SUS, ou seja, antes da Constituição Federal de 1988, só quem direito á saúde era quem podia pagar por ela ou trabalhadores de carteira assinada. Até a década de 80, aproximadamente metade da população era excluída e uma pequena minoria tinha acesso eventualmente ás Santas Casas de Misericórdia. Somente com o movimento chamado de ‘Reforma Sanitária Brasileira, a saúde passou a ser um “direito de todos e dever do estado” através da criação da Constituição Federal de 1988, que, no seu artigo 196 diz:
Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. (BRASIL, 1988)
Simões Filho – 2017.2
Na década de 90, para que o direito universal á saúde fosse colocado em prática, exigiu-se nova organização da saúde, pois diferentemente das práticas de saúde antes da década de 70, em que o profissional atendia de forma isolada, hierarquizada, fragmentada e autônoma fosse adquirido na prática. Agora os profissionais deveriam fazer parte de uma saúde construída com base nos princípios do SUS, ou seja, deveriam garantir a universalidade do acesso, equidade e integralidade na assistência, resolubilidade dos principais problemas de saúde através de uma gestão municipalizada da saúde visando atender a descentralização, regionalização com o objetivo prestar uma assistência de saúde voltada para o perfil epidemiológico de cada território. Para alcançar essa configuração, o Ministério da Saúde aprovou a Programa Saúde da Família (PSF) que teve a sua implantação gradativa a partir de 1994.
Simões Filho – 2017.2
Como a Estratégia Saúde da Família deixou de ser um Programa?
Em 2006, o PSF deixou de ser um programa e credenciou-se com Estratégia Saúde da Família (ESF) através da Portaria Nº 648, de 28 de março de 2006.  A ideia foi transformar o PSF numa estratégia permanente e contínua uma vez que programa possui tempo determinado.
Assim, a Estratégia Saúde da Família é uma estratégia de reorientação do modelo assistencial em saúde a partir da atenção básica, com proposta de mudança do modelo centrado no médico e no hospital para um modelo focado na integralidade da assistência onde o usuário está inserido dentro da sua comunidade socioeconômica e cultural estabelecendo o reconhecimento da saúde como um direito de cidadania evidenciado pela melhoria das condições de vida através de serviços mais resolutivos, integrais e humanizados.
Simões Filho – 2017.2
Simões Filho – 2017.2
Desenvolvimento
A estratégia de Saúde da Família visa à reorganização da Atenção Básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais, representados respectivamente pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde - CONASS e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde CONASEMS, como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da Atenção Básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade. (PNAB/2012)
Simões Filho – 2017.2
A Política Nacional de Atenção Básica tem na Saúde da Família sua estratégia prioritária para expansão e consolidação da Atenção Básica no Brasil. 
Para que esta proposta aconteça, torna-se necessário observar algumas especificidades que são:
Possuir equipe multiprofissional onde sua composição deverá possuir:
 - Médico (generalista ou especialista) em saúde da família;
 - Enfermeiro (generalista ou especialista (em saúde da família;
 - Auxiliar técnico de enfermagem e Agente Comunitário de Saúde.
Possuir um número de ACS suficiente para cobrir 100% da população que esteja cadastrada, sendo que não poderá ser superior a 750 pessoas por ACS e não menos de 12 ACS por equipe;
 
Simões Filho – 2017.2
Cada equipe de Saúde da família deverá ter sob sua responsabilidade um máximo de 4.000 pessoas, recomendando-se uma média de 3.000 pessoas, entendo-se que deverá ser considerada as pessoas com maior grau de vulnerabilidade em seu território de atuação e quanto mais famílias nesta situação menor será a quantidade de pessoas distribuídas por equipe;
Só é permitido o cadastramento de um profissional por equipe de Estratégia Saúde da Família, excetuando-se ao médico que poderá atuar em até duas equipes com carga horária total de 40 h semanais; e
Todos profissionais terão carga horária de 40 h, com excessão do médico cuja carga horária é descrita em inciso especifico.
Simões Filho – 2017.2
A Política Nacional da Atenção Básica, também condiciona a
quantidade das equipes de ESF na modalidade transitória, em nosso 
município esta condicionante prevê em 10% de equipes de ESF pois 
através de dados estatísticos (IBGE) o município possui mais que 100
mil habitantes.
Simões Filho – 2017.2
Conclusão
Concluímos que o Programa ESF é uma grande avanço na questão 
da saúde das famílias mais vulneráveis, pois possibilita o acesso ao 
atendimento em posto de saúde, distribuição de medicamento e até 
mesmo o atendimento domiciliar, “facilitando” de uma certa forma o 
atendimento a idosos, que é um grupo geralmente composto por 
diabéticos e hipertensos, que faz com que eles venham aderir com 
maior facilidade ao tratamento. 
Simões Filho – 2017.2
Considerações finais
No município de Simões Filho,
infelizmente, pela falta de estrutura 
física para desenvolver as atividades propostas pelo programa com o 
objetivo de vigilância à doença e à saúde que podem proporcionar 
melhorias de vida aos moradores, é um fator que dificulta este processo. 
Há de se destacar que hoje o município só possui 30% de sua área 
coberta pelo Programa ESF, deixando uma grande parte dos 
usuários desassistidos, que, em sua grande maioria são famílias e 
indivíduos em maior grau de vulnerabilidade e risco social.
Simões Filho – 2017.2
Referências 
DEPARTAMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA, Ministério da Saúde. A 
Saúde está mais perto de você. 1. ed. Brasília/DF: Ministério da 
Saúde, 2012. 42 p.
BRASIL, Ministério da Saúde. Política Nacional da Atenção 
Básica.1. ed. Brasília/DF: [s.n.], 2012. 114 p. v. 1.
BENEFÍCIOS DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA – PSF 
PARA A MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA DOS MORADORES 
DO BAIRRO SÃO PEDRO, EM TERESINA – PI. Teresina/PI: [s.n.], 
2012. Disponível em: <http://www4.fsanet.com.br/revista>. Acesso 
em: 16 nov. 2017.
Simões Filho – 2017.2
Referências 
DEPARTAMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA, Ministério da Saúde. A 
Saúde está mais perto de você. 1. ed. Brasília/DF: Ministério da 
Saúde, 2012. 42 p.
BRASIL, Ministério da Saúde. Política Nacional da Atenção 
Básica.1. ed. Brasília/DF: [s.n.], 2012. 114 p. v. 1.
BENEFÍCIOS DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA – PSF 
PARA A MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA DOS MORADORES 
DO BAIRRO SÃO PEDRO, EM TERESINA – PI. Teresina/PI: [s.n.], 
2012. Disponível em: <http://www4.fsanet.com.br/revista>. Acesso 
em: 16 nov. 2017.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais