Buscar

Prova Responsabilidade Civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0050_AV_201512543268 » RESPONSABILIDADE CIVIL
Tipo de Avaliação: AV
Aluno: 201512543268 - RENATO FERREIRA BONFIM
Professor: SIMARA FERREIRA BRUNO Turma: 9001/AA
Nota da Prova: 6,0 Nota de Partic.: 1 Av. Parcial 0 Data: 10/11/2017 19:02:18
 1a Questão (Ref.: 201513407014) Pontos: 1,0 / 1,0
Romário é um servidor público lotado no Distrito Federal, seu cargo é motorista de ambulâncias. Ele apresentasempre um comportamento muito bom em serviço, sempre dedicado às suas obrigações junto à AdministraçãoPública. Mas se tem uma coisa que deixa Romário completamente fora de si é o futebol. Ele é um apaixonado! Nãoperde um jogo sequer e adora tomar uma cervejinha nas horas vagas para acompanhar os jogos do seu time docoração. Ocorre que no último dia 23 de junho de 2014, foi realizada a partida da Copa do mundo entre Brasil eCamarões. Na ocasião, Romário que já havia comprado os ingressos com antecedência, estava de plantão. Tentoutrocar a escala com colegas, mas em vão. O jogo começaria às 17h, Romário estava desesperado para ver Neymarfazer seus gols fantásticos. Foi ai que o servidor teve a brilhante ideia de ir ver o jogo e depois retornar ao seuposto. Afinal, quem sentiria sua falta? Usando o veículo oficial, Romário se dirigiu ao grandioso Estádio ManéGarrincha, assistiu ao jogo, chorou, sofreu. O nervosismo era tanto que Romário não se conteve e ingeriu algumasdoses de bebidas alcoólicas para relaxar. Ao final do jogo, mais aliviado com o placar, mas apavorado para retornardiscretamente ao seu posto de trabalho, Romário dirige o veículo oficial alcoolizado e em altíssima velocidade. Nomeio do caminho, colide contra o veículo de do Sr. Luciano, cidadão que dirigia corretamente e em velocidadeadequada. A vítima teve diversos ferimentos e seu veículo sofreu perda total. Diante da situação hipotética,responda: a) Quem assumirá a responsabilidade pelo ocorrido, ou seja, quem irá indenizar Luciano pelos danos? b)A Administração Pública arcará com a irresponsabilidade do seu servidor ?
Resposta: Quem assumirá a responsabilidade pelo o ocorrido é Administração Pública, uma vez que Romário estavaem horário de expediente e no carro oficial. Sim Administração arcará com a irresponsabilidade do seu servidor,aplicando-lhe sanções cabiveis por tal imprudência.
Gabarito: a) Quem irá arcar com o prejuízo é a Administração Pública, pois devemos relembrar que pela Teoria dorisco administrativo basta que a vítima comprove a existência de um fato administrativo, o dano e o nexo existenteentre o dano e o fato administrativo. A culpa da Administração é presumida e sua responsabilidade civil é objetiva,ou seja, havendo os três elementos (fato, dano e nexo), a administração não poderá alegar culpa ou dolo do agentepúblico para se livrar do dever de indenizar. b) Posteriormente, o Estado poderá entrar com ação de regresso contrao servidor. É o que afirma o Art. 37, § 6º da Constituição de 1988: ¿As pessoas jurídicas de direito público e as dedireito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade,causarem a terceiros (responsabilidade objetiva) assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casosde dolo ou culpa¿.
 2a Questão (Ref.: 201512749977) Pontos: 1,0 / 1,0
O rompimento de dois cabos subterrâneos da Light causou explosões em dois bueiros em Copacabana, na esquinadas ruas Souza Lima e Raul Pompéia. A explosão provocou incêndio com labaredas que atingiram seis metros dealtura, destruindo três carros, uma banca de jornais e ferindo gravemente três pessoas. Supondo-se que as vitimasdesse evento pretendam ser indenizadas, indaga-se: contra quem deverão propor ação e com que fundamentolegal? Poderá o réu, com sucesso, alegar a ocorrência de caso fortuito? Resposta fundamentada. (O GLOBO14/09/08).
Resposta: Contra a empresa responsavel pelo os cabos subterrâneos e contra administração pública (Prefeitura),com a fundamentação de que a responsabilidade pela a segurança dos equipamentos mencionados devem ser dasduas citadas. Não poderá alegar caso fortuiro, pois o equipamento em questão deveria ter manuntenção periódica enão colocar bens materias e pessoas em risco.
BDQ Prova http://bquestoes.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview_aluno.asp
1 de 4 28/11/2017 08:54
Gabarito: As vítimas do acidente ¿ proprietários dos carros destruídos, da banca de jornal e as três pessoas feridas¿ poderão propor ação indenizatória contra a Light, a quem pertencem os cabos cujo rompimento provocou aexplosão e o incêndio. O fundamento da ação será o art. 37, § 6º da CF, pois a Light é prestadora de serviçospúblicos, a quem a Constituição atribuiu responsabilidade objetiva tal como ao Estado. Essa responsabilidade, naqual não se discute culpa, pode ser excluída pelo caso fortuito (fato imprevisível e por isso inevitável) quando estefor a causa exclusiva e determinante do evento. Na espécie, entretanto, não ocorreu nenhum fato imprevisíveldeterminante da explosão. O rompimento de cabos subterrâneos é fato previsível e evitável mediante permanenteatividade de manutenção. Poder-se-ia também fundamentar a ação no art. 927, parágrafo único do Código Civil ¿responsabilidade pela atividade de risco ¿ mas não seria o melhor enquadramento. Pelo princípio da hierarquia, anorma constitucional devera prevalecer. Não se aplica ao caso o Código do Consumidor por não haver relação deconsumo entre a Light e as vítimas.
 3a Questão (Ref.: 201512677564) Pontos: 1,0 / 1,0
Ao se desviar de uma brusca fechada dada por um ônibus, Antônio subiu com seu veículo na calçada e atropelouBenedito, ferindo-o gravemente. Antônio:
não terá que indenizar Benedito porque não praticou ato ilícito.
terá que indenizar Benedito porque praticou ato ilícito.
 terá que indenizar Benedito mesmo tendo praticado o ato em estado de necessidade.
não terá que indenizar Benedito porque o ato praticado foi no exercício regular de um direito.
 4a Questão (Ref.: 201512750720) Pontos: 1,0 / 1,0
Quanto aos pressupostos da responsabilidade civil subjetiva é correto dizer:
dever de agir, dano e ilicitude;
 conduta culposa, nexo causal e dano;
nexo causal e dano;
ato ilícito, culpa e nexo causal;
 5a Questão (Ref.: 201513452347) Pontos: 1,0 / 1,0
2015 - Banca: FAPEC - Órgão: MPE-MS - Prova: Promotor de Justiça Substituto. Tratando-se de indenização, écorreto afirmar que:
O acidente que cause morte de filho menor, caso este não exerça trabalho remunerado, não é indenizável.
Não se cumulam as indenizações por dano moral e dano material oriundos do mesmo fato.
A indenização é mensurada pela extensão do dano, inexistindo a possibilidade de sua redução pela via daequidade.
Não se deduz o valor do seguro obrigatório da indenização judicialmente fixada.|
 A teoria da causalidade adequada é aplicável na fixação da indenização.
 6a Questão (Ref.: 201513292404) Pontos: 1,0 / 1,0
A Lei n. 10.406 de 2002 (Código Civil), reconheceu formalmente a reparabilidade dos danos morais, embora aquestão já estivesse pacificada pela Constituição Federal de 1988, fazendo-se a atualização legislativa obrigatória,marque a alternativa cujo texto retrata fiel e claramente esse reconhecimento no Código Civil de 2002.
BDQ Prova http://bquestoes.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview_aluno.asp
2 de 4 28/11/2017 08:54
É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moralou à imagem.
 Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano aoutrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.
São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito aindenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.
As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderãopelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regressocontrao responsável nos casos de dolo ou culpa.
Nenhuma das alternativas.
 7a Questão (Ref.: 201513718504) Pontos: 0,0 / 1,0
Um caso emblemático relacionado a perda da chance do atleta brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, o qual tinhauma vantagem de 28 segundos na liderança da prova da Maratona nas Olimpíadas de Atenas, quando foiinterceptado dolosamente por um terceiro, que o agarrou e o levou ao chão. Em decorrência dessa intercepção, oatleta veio a perder colocações na prova, acabando em terceiro lugar, sem êxito no alcance do mais elevado degraudo pódio e da medalha de ouro. Considerando a teoria mencionada e o caso descrito, assinale a opção correta.
A doutrina civilista admite, em casos como o relatado, a condenação por danos emergentes e lucroscessantes, mas exclui o dano moral, por tratar-se de responsabilidade subjetiva.
A Teoria da Perda de uma Chance prevê a comprovação de evento certo e futuro para obtenção do ganhoda causa, mediante a juntada de documento probatório e demais meios de provas que determinem a culpado terceiro ou o agente causador do ato ilícito.
 A aplicação da responsabilidade subjetiva, segundo a Teoria da Perda de uma Chance, é pacífica, o quetorna a comprovação da culpa do agente do ato ilícito requisito fundamental e afasta, consequentemente, aresponsabilidade objetiva.
 A perda de uma chance se caracteriza quando, em virtude da conduta de outrem, desaparece aprobabilidade de um evento que possibilitaria um benefício futuro para a vítima, como deixar de recorrer desentença desfavorável por falha do advogado.
A Teoria da Perda de uma Chance é um instituto anômalo criado pela doutrina civilista estrangeira, para oqual não há respaldo legal no ordenamento jurídico brasileiro.
 8a Questão (Ref.: 201513509197) Pontos: 0,0 / 1,0
(XII Exame Unificado/2013/ADAPTADA) - Pedro, dezessete anos de idade, mora com seus pais no edifício Clareirado Bosque e, certa manhã, se desentendeu com seu vizinho Manoel, dezoito anos. O desentendimento ocorreu logoapós Manoel, por equívoco do porteiro, ter recebido e lido o jornal pertencente aos pais do adolescente. Manoel,percebido o equívoco, promoveu a imediata devolução do periódico, momento no qual foi surpreendido com atitudeinesperada de Pedro que, revoltado com o desalinho das páginas, o agrediu com um soco no rosto, provocando aquebra de três dentes. Como Manoel é modelo profissional, pretende ser indenizado pelos custos com implantesdentários, bem como pelo cancelamento de sua participação em um comercial de televisão. Tendo em conta oregramento da responsabilidade civil por fato de outrem, assinale a afirmativa correta.
Pedro responderá solidariamente com seus pais pelos danos causados a Manoel, inclusive com indenizaçãopela perda de uma chance, decorrente do cancelamento da participação da vítima no comercial detelevisão.
 Os pais de Pedro terão responsabilidade objetiva pelos danos causados pelo filho, não havendo necessidadede comprovarem a culpa in custodiando dos genitores.
Os pais de Pedro terão responsabilidade subjetiva pelos danos causados pelo filho a Manoel, devendo, paratanto, ser comprovada a culpa in vigilando dos genitores.
 Se os pais de Pedro não dispuserem de recursos suficientes para pagar a indenização, e Pedro tiverrecursos, este responderá subsidiária e equitativamente pelos danos causados a Manoel
Somente os pais de Pedro terão responsabilidade objetiva pelos danos causados pelo filho, mas detêm odireito de reaver de Pedro, posteriormente, os danos indenizáveis a Manoel
BDQ Prova http://bquestoes.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview_aluno.asp
3 de 4 28/11/2017 08:54
 9a Questão (Ref.: 201512747900) Pontos: 0,0 / 0,5
(Magistratura TJSC 2010) Assinale a alternativa correta: I. O Código Civil, ao prescrever que o juiz pode reduzirequitativamente a reparação do dano material se houver excessiva desproporção entre a gravidade da culpa e odano, adota a teoria da gradação da culpa a influenciar na definição do quantum indenizatório. Contudo, nashipóteses de responsabilidade objetiva, por não se apurar a culpa, não se cogita da diminuição da indenização. II. Aindenização por injúria, difamação ou calúnia consistirá na reparação do dano que delas resulte ao ofendido. Se oofendido não puder provar prejuízo material, cabe ao juiz fixar o valor da indenização por dano moral nocorrespondente ao dobro da multa no grau máximo da pena criminal respectiva, modulado conforme ascircunstâncias do caso. III. No caso de prisão ilegal, a pessoa jurídica de direito público será a responsável diretapelo dano causado a pessoa física. A privação do exercício de liberdade pessoal é reparada mediante o pagamentode indenização das perdas e danos que sobrevierem ao ofendido. Se este não puder provar o prejuízo material,cabe ao juiz fixar equitativamente o montante indenizatório, atendidas as peculiaridades do caso. IV. O empregadoré também responsável pela reparação civil por ato de seu empregado que no exercício do trabalho que lhe competirou em razão dele causar dano a terceiro, desde que caracterizada, por parte do patrão, a culpa in vigilando ou aculpa in eligendo.
Somente as proposições I, II e IV estão corretas.
 Todas as proposições estão corretas.
 Somente as proposições I e III estão corretas.
Somente as proposições III e IV estão corretas.
Somente as proposições II e IV estão corretas.
 10a Questão (Ref.: 201512747905) Pontos: 0,0 / 0,5
(Defensoria Pública/SP 2009)Com relação à reparação civil, considere as seguintes assertivas: I. Os incapazesrespondem pelos prejuízos que causarem a outrem com a totalidade de seus bens. II. Os incapazes respondempelos prejuízos que causarem se os seus responsáveis não tiverem obrigação de fazê-lo ou não dispuserem derecursos suficientes. III. A indenização de danos causados por incapazes deverá ser equitativa e poderá não terlugar se privá-los, bem como às pessoas que dele dependerem, do necessário para viver com dignidade. IV. Aindenização dos prejuízos que os incapazes causarem a outrem deverá ter por medida a extensão do dano, isto é,deverá ser proporcional. V. Pelo prejuízo advindo em acidente automobilístico causado por ação de menoremancipado e com economia própria, a responsabilidade será solidária com os pais e com o proprietário do veículo.Estão corretas SOMENTE
 II, III e V.
 III e IV.
I e IV.
II, IV e V
I, IV e V.
Período de não visualização da prova: desde 01/09/2017 até 24/11/2017.
 
 
BDQ Prova http://bquestoes.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview_aluno.asp
4 de 4 28/11/2017 08:54

Outros materiais