Buscar

Discursiva Ava - Responsabilidade Social & Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, conhecido pela sigla IBGE é um órgão estatal criado na década de 1930 pelo governo de Vargas, ele foi criado para substituir ao DNE (Departamento Nacional de Estatísticas) com o intuito de realizar estudos, levantar dados quantitativos e qualitativos sobre o território brasileiro. O instituto foi primeiramente idealizado em 1933, em um anteprojeto iniciado por Juarez Távora, após sua institucionalização em 1934, no ano de 1936 foi criado o Instituto Nacional de Estatística (INE), no mesmo ano foi criado o Conselho Nacional de Estatística (CNE), e no ano seguinte 1937 foi criado o Conselho Nacional de Geografia (CGE), a intensão inicial do CGE era elaborar cartogramas e informações geográficas necessárias a Estatística nacional. 
Finalmente no ano de 1938 foi criado o IBGE, a partir de então, esse órgão passou a elaborar muitos documentos do território brasileiro, cumprindo a intensão de Getúlio Vargas, que era de obter informações e conhecimentos sobre o espaço geográfico do país. Em 1942, foi finalizado um dos mais importantes trabalhos do IBGE, que foi a divisão regional brasileiro, onde dividiu nosso país em: Norte, Nordeste, Leste, Centro-Oeste e Sul, não podemos esquecer dos estudos de recenseamento ou censo demográfico brasileiro que foi muito importante pro país, pois essa pesquisa já existia desde o século XIX, mas graças ao IBGE que ganhou uma melhor estruturação, atualmente é realizado a cada dez anos. Todos os Indicadores do IBGE apresentam um panorama abrangente dos principais temas relacionados ao desenvolvimento sustentável no Brasil. 
A Agenda 21 criou diretrizes para mudança do padrão de desenvolvimento global, se tornou o caminho que deu início a definição e implementação de políticas públicas baseadas em um planejamento participativo do governo e sociedade voltado para as prioridades de desenvolvimento sustentável. A Agenda 21 foi idealizada em uma conferência das Nações Unidades chamada ECO-92 que ocorreu no ano de 1992 na cidade do Rio de Janeiro, a conferencia foi realizada sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, sendo muito importante para a construção de sociedades sustentáveis. Ela tem como objetivo, o planejamento sustentável e que tem como grande influência no nosso país, compatibilizando a conservação ambiental, a justiça social e o crescimento econômico. Com isso os encontros mundiais e os acordos entre as nações, são respostas aos impactos ambientais, sejam eles de proporções globais ou locais mas que geravam e ainda geram conflitos e preocupações, mas as propostas adotadas serviram como instrumento para contribuição de sociedade sustentáveis, integrando as realidades em nível global, regional e local.

Outros materiais