Buscar

Fundamentos do direito do trabalho forum

Prévia do material em texto

Caros alunos,
Bom dia! Na aula 1 abordamos a importância da norma jurídica, a hierarquia das normas e suas fontes. Diante disso, solicito que vocês reflitam e expliquem o seguinte:
Qual o objetivo da hierarquização das normas jurídicas, e quais são as normas aplicáveis no Direito do Trabalho?
Explique quais são as fontes do Direito e suas divisões.
OI;
Tudo bem!?
Respostas:
a) O Objetivo geral é organizar e protegem o colaborador, visando um equilíbrio nessa balança, para que ambas as partes não perca ao longo do caminho. as normas também conhecidas como princípios são 6 sendo eles; irrenunciabilidade dos direitos,  da continuidade e da relação de emprego, primazia da realidade, da razoabilidade, boa-fé, e protetor.
 
b) em principio as fontes do direto são, as fontes utilizadas para gerir a base dos mesmos; e suas bases são, as leis, o costume, a jurisprudência, a equidade e a doutrina. 
Leis: são as normas ou o conjunto de normas jurídicas criadas através de processos próprios, estabelecidas pelas autoridades competentes;
Costume: é a regra social derivada de prática reiterada, generalizada e prolongada, o que resulta numa convicção de obrigatoriedade, de acordo com a sociedade e cultura em particular;
Jurisprudência: é o conjunto de decisões sobre interpretações de leis, feita pelos tribunais de determinada jurisdição;
Equidade: é a adaptação de regra existente sobre situação concreta que prioriza critérios de justiça e igualdade;
Doutrina: é a produção realizada por pensadores, juristas e filósofos do direito, concentrados nos mais diversos temas relacionados às ciências jurídicas;
 
 
Bibliografia:
Material didadico;
http://www.administradores.com.br/;
http://www.infoescola.com/;
Caros alunos,
Bom dia! Na aula 2 foi abordada a evolução histórica do Direito do Trabalho no Brasil e no mundo, e os princípios inerentes ao Direito Individual do Trabalho. Assim, solicito que vocês respondam:
Descrevam e expliquem os principais eventos históricos que constituíram o Direito do Trabalho no Brasil.
Cite e explique os princípios do Direito Individual do Trabalho.
OI
Tudo Bem!?
Respostas:
A) Os principais eventos históricos:
1907: Primeira lei sindical rural
1919: Criação da lei de acidente de trabalho
1923: Criação da lei Eloy Chaves
1930: Criação do ministério do Trabalho
1943: Criação da CLT
1946: Criação da constituição dos estados unidos do Brasil
1988: Criação da constituição federal
 
B) 
PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO – O PRIMEIRO DOS PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO: Este princípio garante proteção à parte do trabalhador. Para tanto, ela se subdivide em outros três subprincípios: norma mais favorável, condição mais benéfica e In dubio pro misero.
PRINCÍPIO DA PRIMAZIA DA REALIDADE: Visa coibir a coação dentro do ambiente trabalhista. Em outras palavras: a realidade vale mais do que os documentos. Por exemplo: em um contrato de trabalho de um professor, consta que ele ministrava 6 aulas por semana em um determinado colégio, mas de fato ministrava 20. Em uma possível disputa na Justiça do Trabalho, com o auxílio de testemunhas e outros tipos de prova, o que valerá são os acontecimentos reais – no caso, o fato de ele realizar 20 aulas.
PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE: Em tese, todo contrato de trabalho deve ter prazo indeterminado, ou seja, ele só cessa quando existe um motivo expresso em lei para que isso ocorra. Alguns casos excepcionais, contratos por prazo determinado, como no período de experiência, que não deve, em nenhuma circunstância, exceder 90 dias.
PRINCÍPIO DA INALTERABILIDADE CONTRATUAL LESIVA: São vedadas alterações contratuais que resultem em prejuízo ao trabalhador. A este princípio se aplica uma exceção, de acordo com o art.º 7 da Constituição Federal, prevendo redução de salário por meio de negociação coletiva.
PRINCÍPIO DA INTANGIBILIDADE SALARIAL: Esse princípio protege a contraprestação máxima da prática laboral, ou seja, o salário.
PRINCÍPIO DA IRRENUNCIABILIDADE DE DIREITOS: É vedado ao trabalhador renunciar qualquer direito disposto em lei. Você não pode abrir mão do seu FGTS, por exemplo, ou de suas férias.
Bom dia! Na aula 6 abordamos as verbas trabalhistas devidas ao empregado, aviso prévio e FGTS. Assim, gostaria que vocês respondessem o seguinte:
Diferencie salário e remuneração.
Explique os tipos de aviso prévio previstos na legislação.
Explique o que é FGTS, e quais são as hipóteses de saque pelo trabalhador.
OI
Tudo bem!?
Respostas:
A) Salário: É o valor devido e pago pelos serviços prestados diretamente pelo empregador ao empregado. De acordo com a forma de contratação do empregado, o salário pode ser pago mensal, quinzenal, semanal ou diariamente.
Remuneração: É composta pela soma do salário com todos os acréscimos e adicionais devidos ao empregado pagos pelo empregador.
B) 
AVISO-PRÉVIO POR INICIATIVA DO EMPREGADOR PARA O EMPREGADO: Se o aviso-prévio for iniciativa do empregador para o empregado, o empregador tem a prerrogativa de escolher se vai ser trabalhado ou indenizado. Se trabalhado, o empregado escolhe redução de 2 horas ou não trabalha 7 dias corridos (art. 488 CLT).
AVISO-PRÉVIO POR INICIATIVA DO EMPREGADO PARA O EMPREGADOR: No caso em que a iniciativa parte do empregado para o empregador, o empregado pode escolher a forma como irá pagar o aviso-prévio ao empregador, se vai ser trabalhado ou descontado. Nesse período, trabalha-se normalmente, não há redução de carga-horária. Caso opte pelo desconto, o valor será relativo a 30 dias da rescisão do empregado.
AVISO-PRÉVIO ANTECIPADO DE 30 DIAS DA DATA DA DEMISSÃO: O aviso-prévio antecipado de 30 dias, da data da demissão, pode ser: Indenizado: Há a indenização sem obrigatoriedade de trabalho durante os 30 dias, com os devidos valores pagos sem nenhum desconto efetuado; Trabalhado: Os 30 dias trabalhados são lançados como saldo de salário e o empregado continua exercendo suas funções durante esse prazo. É permitido faltar 7 dias corridos, sem prejuízo do salário, ou a jornada diária pode ser reduzida em 2 horas; Especial: Constituído em norma e exclusivamente aplicado à categoria específica.
C) O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.
Na demissão sem justa causa;
- No término do contrato por prazo determinado;
- Na rescisão do contrato por extinção total da empresa; supressão de parte de suas atividades; fechamento de quaisquer de seus estabelecimentos, filiais ou agências; falecimento do empregador individual ou decretação de nulidade do contrato de trabalho - inciso II do art. 37 da Constituição Federal, quando mantido o direito ao salário;
- Na rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior;
- Na aposentadoria;
- No caso de necessidade pessoal, urgente e grave, decorrente de desastre natural previsto no Decreto n. 5.113/2004 (clique aqui), que tenha atingido a área de residência do trabalhador, quando a situação de emergência ou o estado de calamidade pública for assim reconhecido, por meio de portaria do Governo Federal;
- Na suspensão do Trabalho Avulso por prazo igual ou superior a 90 dias;
- No falecimento do trabalhador;
- Quando o titular da conta vinculada tiver idade igual ou superior a 70 anos;
- Quando o trabalhador ou seu dependente for portador do vírus HIV;
- Quando o trabalhador ou seu dependente estiver acometido de neoplasia maligna - câncer;
- Quando o trabalhador ou seu dependente estiver em estágio terminal, em razão de doença grave;
- Quando a conta permanecer sem depósito por 3 (três) anos ininterruptos cujo afastamento tenha ocorrido até 13/07/90, inclusive;
- Quando o trabalhador permanecer por 03 (três) anos ininterruptos fora do regime do FGTS, cujo afastamento tenha ocorrido a partir de 14/07/90, inclusive, podendo o saque, neste caso, ser efetuado a partir do mês de aniversário do titular da conta;
- Na amortização, liquidação de saldo devedor epagamento de parte das prestações adquiridas em sistemas imobiliários de consórcio;
- Para aquisição de moradia própria, liquidação ou amortização ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional concedido no âmbito do SFH.
 
Bibliografia:
Material de datico;
http://www.fgts.gov.br/
http://www.caixa.gov.br
boa tarde! Correta a sua conclusão sobre os tipos de contrato de trabalho e os elementos caracterizadores da relação de emprego.
Dentro deste contexto, peço que responda ao seguinte problema:
Natalia presta serviços de servente em um orfanato durante 03 dias da semana, e para tanto, recebe o valor equivalente a 01 salário mínimo. Neste caso podemos configurar uma relação de trabalho ou uma relação de emprego? Justifique.
Oi
Tudo Bem!?
Resposta: A Natalia tem uma relação de emprego, que caracteriza, continuidade, subordinada, onerosidade claras, outras características ficam subentendidas, mas ainda assim há vinculo empregatício.
Olá Mariane,
boa noite! Correto o seu raciocínio sobre o caso concreto proposto. Com efeito, estão presentes todos os requisitos caracterizadores da relação de emprego, quais sejam, pessoa física, pessoalidade, subordinação, habitualidade e onerosidade.
Bom estudo e continue participando dos tópicos propostos neste fórum e no mural de avisos da disciplina, ok?

Outros materiais