Buscar

AV2 de Etica e Responsabilidade Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1: "A globalização trouxe consigo diversos dilemas a sociedade e economia. Transformações surgiram, dentre elas, o conceito de cidadania”.
LONDERO, D.; RICHTER, I. A globalização e a nova cidadania.
Analise as afirmativas a seguir.
I. A globalização corresponde a uma visão de mundo cujos padrões de comunicações, de comércio, de investimento e de produção estão mundialmente conectados.
II. A globalização pode também favorecer a hegemonia cultural das grandes potências sobre os demais países do mundo.
III. O conceito de globalização envolve os discursos econômico, geográfico, sócio-político, cultural-antropológico, entre outros, exceto o ambiental.
Assinale a opção que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
a. Somente as afirmativas I e II estão corretas.
b. Somente as afirmativas II e III estão corretas.
c. Somente a afirmativa I está correta.
d. Somente as afirmativas I e III estão corretas.
e. Somente a afirmativa III está correta.
A resposta correta é: Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Questão 2: Os estudos iniciais a respeito da ética envolvem preocupações que vão desde a Antiguidade até os tempos atuais.
Analise as afirmativas a seguir. 
I. A crise moral do homem torna válido o estudo da ética.
II. A dificuldade da ética em contribuir com a sociedade está justamente no fato de não haver um conceito unificado para o termo.
III. Uma das formas da ética contribuir com a sociedade é melhorando os valores humanos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
a. Somente a afirmativa II está correta.
b. As afirmativas I, II e III estão corretas.
c. Somente as afirmativas I e II estão corretas.
d. Somente as afirmativas I e III estão corretas. 
e. Somente a afirmativa I está correta.
A resposta correta é: Somente as afirmativas I e III estão corretas.
Questão 3: “A educação do cidadão e da cidadã deve levar em conta a dimensão comunitária das pessoas, seu projeto pessoal e também sua capacidade de universalização, que deve ser exercida dialogicamente, pois, dessa maneira, poderão ajudar na construção do melhor mundo possível, demonstrando saber que são responsáveis pela realidade social.”
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Ética e cidadania - Construindo valores na escola e na sociedade. Brasília: Ministério da Educação, 2007, p. 19. 
Assinale a alternativa correta:
a. O padrão ético vigente é combater a discriminação contra minorias e pessoas com dificuldades ideológicas, gênero, psíquicas, culturais e deficientes. 
b. O padrão moral vigente é combater a discriminação contra minorias e pessoas com dificuldades ideológicas, de gênero, psíquicas, culturais e deficientes.
c. São normas e valores éticos, o combate à discriminação contra diferenças e pessoas com dificuldades ideológicas, de gênero, psíquicas, culturais e deficientes.
d. Para se obter um padrão moral vigente, é preciso ter um processo de exclusão das diferenças.
e. Para se obter uma escola cidadã e construção do mundo possível, deve-se expor a questão ética acima de todas as diferenças.
A resposta correta é: O padrão moral vigente é combater a discriminação contra minorias e pessoas com dificuldades ideológicas, de gênero, psíquicas, culturais e deficientes.
Questão 4: O assédio moral numa organização manifesta-se em diferentes situações, a maioria delas envolvendo ruídos de comunicação.
Considerando os conceitos de assédio, analise as afirmativas a seguir e assinale a ERRADA:
a. Um dos maiores fatores de agravamento do assédio moral no ambiente do trabalho está no fato de que as consequências do ato recaem sempre sobre as vítimas, não atingindo as organizações.
b. Assédio intelectual pode decorrer de inveja, despeito, sensação de ameaça por parte da gerência diante do alto preparo acadêmico e profissional do subordinado.
c. Falta de segurança no ambiente de trabalho, instalações superlotadas e número reduzido de empregados podem ser causas de assédio moral. 
d. As relações de trabalho construídas sob o sistema capitalista caracterizam-se pela competitividade, pelos traços de dominação, de subordinação e de exploração que favorecem as condições de assédio moral.
e. O trabalhador pode sofrer assédio por falhas na gestão, como é o caso da incorreta distribuição de papeis e responsabilidades.
A resposta correta é: Um dos maiores fatores de agravamento do assédio moral no ambiente do trabalho está no fato de que as consequências do ato recaem sempre sobre as vítimas, não atingindo as organizações.
Questão 5: Cultura é a maneira de viver de um grupo, sociedade, país ou pessoa. Cultura é um mapa, um código, através do qual as pessoas de um dado grupo pensam, classificam, estudam, modificam o mundo e a si mesmas.
Em relação à diversidade cultural, pode-se afirmar que:
a. auxilia na redução da desigualdade social.
b. Nenhuma das opções.
c. é um direito adquirido por lei, criando a desigualdade social.
d. por meio da diversidade cultural, valoriza-se as atitudes de preconceito racial.
e. é o conceito que abrange entendimento, respeito e manutenção de diversos setores da sociedade organizada, em diferentes aspectos como questões religiosas, organizações nativas, minorias étnicas e de gênero.
A resposta correta é: é o conceito que abrange entendimento, respeito e manutenção de diversos setores da sociedade organizada, em diferentes aspectos como questões religiosas, organizações nativas, minorias étnicas e de gênero.
Questão 6: “O grande desafio atual é impedir que estes novos avanços tecnológicos, úteis para o desenvolvimento da população do planeta, extrapolem sua verdadeira finalidade e não sejam utilizados para finalidades que afrontam a moral e ética estabelecida”. (SROUR, 2008)
A tecnociência atua:
a. para facilitar a vida em sociedade, pois, ela atua no meio ambiente; na agricultura, pecuária e culturas; na educação e bem-estar; indústrias; saúde; Química, Biologia e Física; setor bélico e de pesquisas de armas químicas. 
b. nos campos da bioética e na ciência associada ao desenvolvimento de máquinas de guerra.
c. nos campos de saúde e no desenvolvimento econômico, na intenção de facilitar a vida em sociedade.
d. somente no campo de manipulação genética.
e. nos campos da política, guerra e saúde.
A resposta correta é: para facilitar a vida em sociedade, pois, ela atua no meio ambiente; na agricultura, pecuária e culturas; na educação e bem-estar; indústrias; saúde; Química, Biologia e Física; setor bélico e de pesquisas de armas químicas.
Questão 7: Sobre sustentabilidade e políticas de gestão ambiental, é correto afirmar que:
a. O objetivo constitucional das políticas públicas de gestão ambiental é garantir a exclusiva proteção do ambiente natural.
b. O SISNAMA não tem relação com a presidência da República, que elabora as diretrizes ambientais governamentais.
c. As políticas públicas para a gestão ambiental podem ser classificadas em urbanas, rurais, internacionais, nacionais, estaduais, regionais, municipais, entre outras.
d. As políticas de gestão ambiental impedem o uso do meio ambiente pelo ser humano para evitar a devastação do planeta.
e. As estruturas das políticas ambientais brasileiras são complexas e envolvem legislação de várias esferas federativas, destinadas para solucionar questões individuais específicas.
A resposta correta é: As políticas públicas para a gestão ambiental podem ser classificadas em urbanas, rurais, internacionais, nacionais, estaduais, regionais, municipais, entre outras.
Questão 8: As ações dos programas de compliance se constituem por sistemas de controles, códigos de ética, ouvidorias, entre outros, permitindo que empregados, clientes e fornecedores possam exercitar seus compromissos com os valores e objetivos da organização, uma vez que os programas de compliance devem buscar uma mudança na cultura corporativa.
Considerando o conceito de compliance e outros relacionados, analise as afirmativas a seguir e assinale a ERRADA.
a.O termo compliance envolve a questão estratégica e se aplica a todos os tipos de organização, visto que o mercado tende a exigir cada vez mais condutas legais e éticas.
b. Entre os motivos para implantar políticas de compliance, estão: adequação legal; prevenir litígios; mitigar riscos decorrentes do conflito de interesse entre atores da instituição.
c. Bons programas de compliance exigem comprometimento, análise e mitigação de riscos, bem como revisão e adaptação do próprio programa ao longo do tempo.
d. O termo compliance é um conjunto de regras éticas e legais que deve orientar o comportamento da alta direção de uma organização, com o objetivo de controlar a atitude dos seus funcionários.
e. Mesmo mitigando os riscos de corrupção e possuindo forte perfil ético, a orientação para compliance não consegue, por si só, construir uma organização ética.
A resposta correta é: O termo compliance é um conjunto de regras éticas e legais que deve orientar o comportamento da alta direção de uma organização, com o objetivo de controlar a atitude dos seus funcionários.
Questão 9: “As formas mais frequentes de infração aos direitos de autoria são a contrafação e o plágio”. (FRAGOSO, 2009) Assinale a afirmativa correta: 
a. O plágio é o aproveitamento econômico ilícito pela reprodução não autorizada de obra alheia.
b. O plágio acadêmico se configura quando um aluno retira, seja de livros ou da Internet, ideias, conceitos ou frases de outro autor dando-lhe o devido crédito.
c. A contrafação é quando o indivíduo apresenta o trabalho alheio como próprio.
d. A contrafação ocorre quando o infrator disfarça frases, personagens, situações, ideias, roteiros e outros elementos.
e. O plágio funciona como uma “cola”, onde alguém assina ou apresenta como sua uma obra que, na verdade, é de outra pessoa.
A resposta correta é: O plágio funciona como uma “cola”, onde alguém assina ou apresenta como sua uma obra que, na verdade, é de outra pessoa.
.
Questão 10: “A grande maioria dos indivíduos em condição de manter um diálogo com as empresas - no sentido de serem funcionários capazes e compradores mais experientes - simplesmente não mais aceita o tratamento como massa. Tais indivíduos desejam que suas necessidades específicas sejam entendidas e satisfeitas, e empresas compreendam que suas vidas se tornaram mais complexas, que há menos tempo disponível e mais oportunidades de escolha.” 
GOMES, Adriano, MORETTI, Sérgio, A responsabilidade e o social: uma discussão sobre o papel das empresas: São Paulo, Ed. Saraiva, 2007. p. 117. 
O texto acima cita exigências de stakeholders em relação às empresas. Desta forma, assinale as assertivas com V para verdadeiro e F para falso. 
( ) Os funcionários e clientes exigem mais do que simplesmente bens materiais, como atendimento diferenciado, por exemplo.
( ) Funcionários e clientes são classificados como stakeholders.
( ) Empresas privadas, que queiram ser reconhecidas como socialmente responsáveis, devem se preocupar com as pessoas somente como consumidores e não como stakeholders.
( ) Uma das premissas das empresas socialmente responsáveis é tornar os funcionários mais capacitados e abrir diálogo para atender novos interesses.
Agora marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
a. V, F, V, V
b. F, V, V, V
c. V, V, F, V 
d. F, F, F, F
e. V, V, V, V
A resposta correta é: V, V, F, V.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes