Buscar

Lista de exercicios Resistencia dos Materiais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lista 2- Resistencia dos materiais
Prof. Dr. João Vicente Zampieron
Assunto: circulo de Mohr e coeficiente de segurança
Determinar os valores de “P” para obter, em modulo uma tensão 50% maior que a outra, ou seja, δ1= 1,5 (-δ2).
 p 
 40MPa
 20MPa
Foi realizado uma série de ensaios para uma componente estrutural de um prédio. Tais ensaios mostraram que a tensão de escoamento foi de δy =200 MPa. Determinar o coeficiente de segurança em relação ao escoamento usando
O critério da máxima tensão de cisalhamento
O critério da máxima energia de distorção 
 40MPa
 20MPa
 60MPa
3-Para os exercícios 1 e 2, determine as tensões principais (δ1 e δ2) e os cortes onde elas ocorrem e faça o círculo de Mohr.
4-Sabe-se que o critério da máxima tensão de cisalhamento, também conhecido como critério de TRESCA, se baseia no fato de que o escoamento dos materiais dúcteis é causado por um deslizamento do material ao longo de superfícies oblíquas, deslizamento devido principalmente a tensões de cisalhamento, sendo assim utilizando tal critério calcule o coeficiente de segurança utilizando tal critério para o exercício 2 quando a tensão de escoamento for δy =300 MPa.
5-O critério da máxima energia de distorção, também conhecido como critério de Von Mises, diz que um componente estrutural estará em condições de segurança enquanto o maior valor de energia em distorção por unidade de volume do material permanecer abaixo da energia de distorção por unidade de volume necessária para provocar o escoamento do corpo de prova de mesmo material submetido a ensaio de tração. Sendo assim, determine o coeficiente de segurança quando δx = 50 MPa, , δy=30MPa , ζ = 10 MPa e a tensão de escoamento for δy =300 MPa.

Outros materiais