Buscar

ISO 9001

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ISO 9001:2015[4]
A versão 2015 da ISO 9001 tem uma abordagem modernizada, incluindo:
- Maior ênfase na geração de valor,para a organização e para seus clientes. A nova versão é voltada a geração de resultados e a melhoria dos mesmos.
- Maior ênfase na avaliação dos riscos, em sua versão anterior a mentalidade de riscos era implícita nas ações preventivas, a abordagem da nova versão trás explicitamente a mentalidade de riscos logo na introdução item 0.3.3 - Mentalidade de riscos.
- Solicita que as organizações levem em consideração o feedback de todas as partes interessadas e de todos os processos envolvidos (não apenas os feedbacks dos seus clientes).
- Maior envolvimento da alta direção.
- Exclusão do RD (representante da direção), as responsabilidades das áreas aumentam, assim como seu engajamento.
- Maior facilidade na aplicação dos requisitos às empresas de "serviços". a nova versão não trata mais todas as saídas como produto esta edição utiliza "produtos e serviços";
- Maior flexibilidade nas exigências sobre procedimentos documentados (por exemplo, a adoção de um "manual de qualidade" não é mais obrigatória).
o que o torna flexível e amigável, as seções desta norma não servem mais de modelo para o manual é apenas a apresentação coerente dos requisitos que podem ser documentados livremente.
A ISO 14001
Objetivos
A ISO 14001 é aplicável a qualquer tipo de organização que tem por objetivo obter um desempenho ambiental correto, tem como buscar sua certificação por uma organização externa competente. A norma visa orientar a implementação de sistemas de gestão ambiental nas organizações visando à sua conformidade com a realidade do empreendimento e ainda servir de subsídio para uma análise intra ou externamente da conformidade entre esta certificação e uma autodeclaração de um empreendimento, e por fim, mas não menos importante, tem como objetivo dar as diretrizes para a confirmação de sua conformidade frente a algum requisito pré-estabelecido por algum cliente.
Metodologia PDCA
A ISO 14001 segue a metodologia conhecida por aplicar um ciclo de melhoria contínua denominado Plan-Do-Check-Act (PDCA) que traduzido para o português significa Planejar-Executar-Verificar-Agir.
Planejar: traçar os objetivos e os processos necessários para se atingir os resultados levando-se em consideração a política ambiental da empresa.
Executar: colocar em prática os processos planejados na etapa anterior.
Verificar: fazer o exercício de monitoramento do atendimento dos processos em relação a política ambiental, objetivos, metas, requisitos legais, entre outros, e relatar os resultados.
Agir: agir para a melhoria contínua dos processos e do sistema de gestão ambiental do empreendimento.
Principais Requisitos
São requisitos do sistema de gestão ambiental:
A. Requisitos gerais;
B. Política ambiental;
C. Planejamento;
D. Implementação e operação;
E. Verificação;
F. Análise pela administração.
[1]==Certificação== Para obtenção da certificação do empreendimento pela ABNT NBR ISO 14001 (válido até janeiro de 2016) é necessário que ele esteja dentro dos requisitos determinados. Geralmente uma empresa externa é contratada para fazer uma auditoria e verificar o sistema ambiental da empresa e sua adequação a ABNT NBR ISO 14001. As certificações possuem validades, e para a manutenção e re-certificação da ISO novas auditorias são necessárias.
Relação com outras Certificações
A ABNT NBR ISO 14001:2004 - Requisitos do Sistema de Gestão Ambiental se relaciona com outras certificações, como por exemplo a ABNT NBR ISO 9001:2008 – Sistema de Gestão da Qualidade e também a ABNT NBR ISO 19001:2011 - Diretrizes para Auditoria de Sistemas de Gestão da Qualidade e Ambiental.
O uso atual da ISO 14001
Os setores industriais automotivo, petroquímico e químico e o setor de prestação de serviços são os que possuem o maior número de certificações ISO 14001, sendo a Petrobras, a empresa com maior destaque no cenário brasileiro. A maioria dessas empresas é de médio ou grande porte e impactam significativamente o ambiente.
A região brasileira com maior número de certificações ISO 14001 é a região sudeste. Isso pode ser explicado pelo fato dessa região conter os maiores parques industriais. Com destaque para São Paulo que possui cerca de 50% das certificações. No litoral norte de São Paulo, o loteamento Riviera de São Lourenço, bairro de Bertioga, foi o primeiro projeto de desenvolvimento urbano a receber este reconhecimento em todo o mundo.[Riviera 1] O loteamento é desenvolvido de forma ordenada e com alto respeito ao meio ambiente,com mais de um terço de sua área territorial foi preservada para áreas verdes. [Paisagismo e Preservação 1]
A principal dificuldade enfrentada pelas empresas de pequeno porte é a questão dos custos da consultoria de implantação, dos investimentos na adequação de equipamentos e processos produtivos, do contrato com a empresa certificadora, das auditorias de supervisão do SGA e da manutenção do sistema são um empecilho considerável.
A cada ano cresce no Brasil o número de certificações , justificada por motivos diversos como: preocupação ambiental, competitividade no mercado, melhoramento da imagem da empresa perante a questões ambientais e por pressão de clientes. Com isso, o Brasil vem melhorando sua colocação a cada ano no Ranking de número de certificados emitidos no mundo. Segundo dados da ABNT no ano de 2005 o Brasil ocupava 11ª posição (1800 certificações), perdendo para Japão (1782), China (9230), Espanha (6523), Reino Unido (6223), Alemanha (4400), Suécia (3716), Coreia (2610) e França (2607).
Os princípios básicos da qualidade total são:
Produzir bens ou serviços que respondam concretamente às necessidades dos clientes;
Garantir a sobrevivência da empresa por meio de um lucro continuo obtido com o domínio da qualidade;
Identificar o problema mais crítico e solucioná-lo pela mais elevada prioridade (Pareto);
Falar, raciocinar e decidir com dados e com base em factos;
Administrar a empresa ao longo do processo e não por resultados;
Reduzir metodicamente as dispersões por meio do isolamento das causas fundamentais;
O cliente é Rei. Não se permitir servi-lo se não com produtos de qualidade;
A prevenção deve ser a tão montante quanto possível;
Na lógica anglo-saxônica de “trial and error”, nunca permitir que um problema se repita;
SWOT 
Forças e Oportunidades - Tirar o máximo partido dos pontos fortes para aproveitar ao máximo as oportunidades detectadas.
Forças e Ameaças - Tirar o máximo partido dos pontos fortes para minimizar os efeitos das ameaças detectadas.
Fraquezas e Oportunidades - Desenvolver estratégias que minimizem os efeitos negativos dos pontos fracos e que em simultâneo aproveitem as oportunidades detectadas.
Fraquezas e Ameaças - As estratégias a adotar devem minimizar ou ultrapassar os pontos fracos e, tanto quanto possível, fazer face às ameaças.

Outros materiais