Buscar

Curso enap Modulo 1 siape

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1
Parcialmente correto
Atingiu 4,00 de 5,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a criação e objetivos do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), avalie cada item abaixo e o classifique como verdadeiro ou falso.
	Em 19 de junho de 1990, foi editado o Decreto 99.328, que instituiu o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos - Siape, o qual deve ser usado pelos órgãos públicos federais dos três poderes da União: executivo, legislativo e judiciário.
	Resposta 1Escolher...FalsoVerdadeiroIncorreto
	O sistema foi estruturado em módulos, conhecidos informalmente como "árvore”. Dentro de cada "árvore” existem as ramificações que são os comandos (transações) propriamente ditos.
	Resposta 2Escolher...FalsoVerdadeiroCorreto
	O Siape é o sistema informatizado que controla as informações cadastrais e processa os pagamentos dos servidores (ativos, aposentados e beneficiários de pensão) da administração pública federal direta, das autarquias, das fundações públicas, dos ex-territórios federais, empresas públicas, sociedades de economia mista que recebam recursos da União para o custeio das respectivas folhas de pagamento e dos militares do Governo do Distrito Federal - GDF.
	Resposta 3Escolher...FalsoVerdadeiroCorreto
	A criação do Siape teve como objetivo criar um instrumento de modernização da administração de recursos humanos e de viabilização da integração sistêmica nessa área, para permitir a unificação das folhas de pagamentos do Governo Federal, possibilitando uma maior transparência e eficiência à gestão dos gastos com pessoal.
	Resposta 4Escolher...FalsoVerdadeiroCorreto
	As regras para acesso de usuários aos serviços do Siape são de responsabilidade de cada órgão.
	Resposta 5Escolher...FalsoVerdadeiroCorreto
Feedback
Sua resposta está parcialmente correta.
Você selecionou corretamente 4.
Os itens B, C e D são verdadeiros.
Os itens A e E são falsos:
a) O Siape, instituído pelo Decreto 99.328, de 19 de junho de 1990, para atender o Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal - SIPEC, criado pelo Decreto n° 67.326, de 5 de outubro de 1970, não engloba os órgãos dos Poderes  Legislativo e Judiciário. 
Sua estrutura está organizada em módulos ou "árvores”, as quais possuem um conjunto de transações que permitem ao usuário realizar diversas operações. 
O Sistema é utilizado pelos órgãos da administração pública federal direta, das autarquias, das fundações públicas, dos ex-territórios federais, empresas públicas, sociedades de economia mista que recebam recursos da União para o custeio das respectivas folhas de pagamento e dos militares do Governo do Distrito Federal - GDF. 
Sua criação teve como finalidade aperfeiçoar o controle da gestão dos recursos humanos, possibilitando maior transparência e controle dos recursos destinados ao pagamento de pessoal, pois antes do Siape cada órgão gerenciava a própria folha de pagamento.
e) O acesso de usuários aos serviços do Siape deve observar as disposições contidas na Portaria 236, de 08 de dezembro de 2014, emitida pela SEGEP/MP. Essa portaria que institui a Política de Segurança da Informação do Siape, sendo obrigatório que o usuário assine um termo de responsabilidade.
Questão 2
Parcialmente correto
Atingiu 3,00 de 5,00
Marcar questão
Texto da questão
 O módulo de administração do sistema possui comandos que podem ser utilizados para consultar informações relacionadas às transações, às habilitações e aos registros efetuados no sistema. Considerando isso, complete as lacunas com os comandos corretos.
O comando RespostaADCONVHABADCOLOGADCOTRANSIncorreto
 tem por finalidade consultar os usuários na Estrutura Organizacional do órgão, de forma a controlar os acessos, assim como viabilizar informações relativas a todas as atualizações, possibilitando maior segurança às informações.
Através do comando RespostaADCOLOGADCONVHABADCOTRANSCorreto
, é possível verificar, por meio de consultas, as atualizações (inclusões, alterações e exclusões) realizadas no sistema, sendo de grande importância para atividades de auditoria.
O comando RespostaADCOTRANSADCONVHABADCOLOGIncorreto
 permite consultar os parâmetros das transações.
Ao utilizar o comando RespostaADCONVHABADCOLOGADCOTRANSCorreto
, é possível verificar o nível de acesso (geral, órgão, etc.) e as atualizações permitidas (administração do sistema, operacional, ou consultas) que foram cadastradas para um determinado operador do sistema.
Quando um usuário não consegue acessar uma determinada transação, uma forma de verificar qual o nível de acesso a transação exige, é realizar um consulta por meio do comando: RespostaADCOTRANSADCONVHABADCOLOGCorreto
 .
Feedback
No módulo de administração, há três comandos que podem auxiliar o operador do sistema a identificar os perfis necessários para acessar determinadas transações e acompanhar os registros de operações realizadas. São eles: 
i) Controle de atualizações (log de atualização): através do comando ADCOLOG, é possível verificar, por meio de consultas, as atualizações (inclusões, alterações e exclusões) realizadas no sistema, sendo de grande importância para atividades de auditoria.
ii) Habilitações: O comando ADCONVHAB tem por finalidade consultar os usuários na Estrutura Organizacional do órgão, de forma a controlar os acessos, assim como viabilizar informações relativas a todas as atualizações, possibilitando maior segurança às informações. 
Ao utilizar o comando é possível verificar o nível de acesso (geral, órgão, etc.) e as atualizações permitidas (administração do sistema, operacional ou consultas) que foram cadastradas para um determinado operador do sistema.
iii) Transações: O comando ADCOTRANS permite consultar os parâmetros das transações.
Quando um usuário não consegue acessar uma determinada transação, uma forma de verificar qual o nível de acesso a transação exige é realizar uma consulta por meio do comando ADCOTRANS.
Questão 3
Correto
Atingiu 5,00 de 5,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre as tabelas do Siape, assinale a alternativa correta.
 
a. As tabelas funcionais, gerais e organizacionais são atualizadas pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP).
b. As tabelas do Siape estão organizadas em três grupos: "funcionais”, "gerais” e "organizacionais”. Essas tabelas possuem um conjunto de informações que possibilitam a geração da folha de pagamento.  Correto
Muito bem! A alternativa está correta.
c. A tabela TBCOCLEGDV - "constantes legais” faz parte do grupo "funcionais” e contém os índices de reajustes aplicados sobre os proventos calculados com base na média aritmética de que trata a Lei 10.887/2004.
d. Ao consultar a tabela "cargo emprego”, o usuário terá acesso ao histórico de cargos ocupados por um determinado servidor.
e. Ao detectar uma informação incorreta numa tabela do grupo "funcionais”, o usuário poderá fazer a correção. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A alternativa correta é a letra B.
O Siape possui um conjunto de informações que estão organizados em tabelas e em três grupos: "funcionais”, "gerais” e "organizacionais”, que possibilitam geração da folha de pagamento.
Apenas as tabelas funcionais, e gerais são atualizadas pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (órgão central do Sipec). As tabelas organizacionais são atualizadas por cada órgão. A tabela "constantes legais” faz parte do grupo "funcionais”, e contém diversas informações utilizadas pelo sistema no cálculo da folha, dentre as quais destacamos: valor do teto constitucional, valor do salário mínimo e teto de contribuições do regime geral da previdência social (RGPS). Ao consultar a tabela "cargo emprego”, o usuário terá acesso às informações relacionadas aos cargos e empregos das mais variadas carreiras.
Questão 4
Correto
Atingiu 5,00 de 5,00
Marcar questão
Texto da questão
Associe a função que corresponde ao nome de cada uma das transações apresentadas a seguir.
	Permite consultar
os valores do vencimento básico dos mais variados cargos/empregos.
	Resposta 1Escolher...TBCOUORGTBCOASSPARTBCOFARBENTBCOSAUSUPTBCONIVCEMCorreto
	Permite consultar informações das unidades organizacionais de um determinado órgão, tais como: endereço, telefone e e-mail.
	Resposta 2Escolher...TBCOUORGTBCOASSPARTBCOFARBENTBCOSAUSUPTBCONIVCEMCorreto
	Permite consultar os valores da per capita do plano de assistência à saúde suplementar do servidor ativo, inativo, seus dependentes e pensionistas.
	Resposta 3Escolher...TBCOUORGTBCOASSPARTBCOFARBENTBCOSAUSUPTBCONIVCEMCorreto
	Permite consultar os índices de reajustes aplicados sobre os proventos calculados com base na média aritmética de que trata a Lei 10.887/2004.
	Resposta 4Escolher...TBCOUORGTBCOASSPARTBCOFARBENTBCOSAUSUPTBCONIVCEMCorreto
	Permite consultar os diversos tipos de assuntos de cálculo que são parametrizados pelos usuários para realizar cálculos de parcelas não automáticas.
	Resposta 5Escolher...TBCOUORGTBCOASSPARTBCOFARBENTBCOSAUSUPTBCONIVCEMCorreto
Feedback
Sua resposta está correta.
O Siape possui um conjunto de informações organizadas em tabelas, possibilitando a geração da folha de pagamento (funcionais, gerais e organizacionais), as quais possuem transações que permitem a realização de consultas. 
A transação TBCONIVCEM permite consultar os valores do vencimento básico dos mais variados cargos/empregos. 
A transação TBCOUORG permite consultar informações das unidades organizacionais de um determinado órgão, tais como: endereço, telefone e e-mail. 
A transação TBCOSAUSUP permite consultar os valores da per capita do plano de assistência à saúde suplementar do servidor ativo, inativo, seus dependentes e pensionistas. 
A transação TBCOFARBEN permite consultar os índices de reajustes aplicados sobre os proventos calculados com base na média aritmética de que trata a Lei 10.887/2004. 
A transação TBCOASSPAR permite consultar os diversos tipos de assuntos de cálculo que são parametrizados pelos usuários para realizar cálculos de parcelas não automáticas.
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 5,00
Marcar questão
Texto da questão
A tabela de rubrica permite consultar se uma determinada rubrica possui incidência para cálculo do Imposto de Renda.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso Incorreto
Feedback
A afirmativa é verdadeira, pois na tabela de rubrica (TBCORUBRIC), que integra o rol de tabelas funcionais do sistema, é possível obter diversas informações relacionadas às rubricas. Como por exemplo, verificar se a rubrica é vinculada a uma ou mais ¬situações funcionais, regime jurídico e para qual assunto de incidência (base de cálculo) a mesma deverá ser considerada. Além das informações mencionadas anteriormente, na tabela de rubricas é possível verificar se há restrições para uma determinada rubrica, tais como: quais cargos/emprego e/ou órgãos são ¬permitidos, valor máximo permitido por sequência, com qual rubrica a mesma é ou não compatível, etc.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais