Buscar

Apol 4 Lucas – 100 O Processo Decisório na Organização/Modais de Transporte e Logística Reversa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Apol 4/ Lucas – 100
Questão 1/5 - O Processo Decisório na Organização
Existem duas fases do processo de apoio à decisão. A primeira fase corresponde à estruturação, e a segunda fase corresponde à avaliação.
A avaliação, segundo Gomes e Mello (2000), objetiva a aplicação de métodos de análise multicritério para apoiar a modelagem das preferências e sua agregação. Para os referidos autores, a avaliação pode ser classificada de duas formas: avaliação parcial das alternativas segundo cada critério e a avaliação global.
Referente à avaliação global, analise as proposições abaixo e, após, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Nesse momento o julgador “isola” duas alternativas de cada vez para avaliar os critérios.
	
	B
	É a fase de agregação das avaliações parciais. Dependendo da metodologia escolhida, essa etapa poderá ocorrer por meio de diferentes métodos, como média ponderada, média aritmética ou escolha do critério mais importante.
	
	C
	Nesse momento o julgador “isola” um critério de cada vez para avaliar as alternativas.
	
	D
	É a fase de agregação das avaliações parciais. Dependendo da metodologia escolhida, essa etapa poderá ocorrer apenas por meio de um método, a média ponderada.
As metodologias multicritério surgiram a partir das técnicas de pesquisa operacional que, por sua vez, desenvolveram-se durante a Segunda Guerra Mundial, tendo como importante centro de estudos a United States Air Force, que organizou um grupo de pesquisadores sob o nome de Scientific Computation of Optimum Program (SCOP) para tentar solucionar o problema de alocação de recursos limitados de modo a otimizar objetivos (LOESCH; HEIN, 1999).
Com base na informação apresentada, é possível afirmar que:
	
	A
	essas técnicas surgiram da necessidade bélica de se maximizar ou minimizar a utilização de recursos materiais, financeiros e humanos.
	
	B
	essas técnicas surgiram da necessidade bélica de se excluir a utilização de recursos materiais, financeiros e humanos.
	
	C
	essas técnicas surgiram da necessidade bélica de se minimizar ou abolir a utilização de recursos materiais, financeiros e humanos.
	
	D
	essas técnicas surgiram da necessidade bélica de se maximizar, complementar ou abolir a utilização de recursos materiais, financeiros e humanos.
Questão 3/5 - O Processo Decisório na Organização
De acordo com Roy e Bouyssou (1993), os critérios são as ferramentas que permitem a comparação das ações em relação a pontos de vista particulares. Estes mesmos autores destacam que, para uma correta definição dos critérios, é preciso que eles apresentem algumas características.
A respeito das características dos critérios, analise as proposições abaixo marcando V (verdadeiro) para as corretas e F (falso) para as incorretas. Após, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(   ) Os critérios precisam descrever completamente o problema, sendo, portanto, abrangentes.
(   ) Os critérios devem ser coerentes (se uma alternativa é melhor individualmente, em todos os aspectos, no geral ela também deve ser melhor).
(   ) Os critérios devem ser redundantes; para tanto, é necessário ter critérios fúteis ou repetitivos.
	
	A
	F – V – V
	
	B
	V – F – V
	
	C
	V – V – F
	
	D
	F – V – F
Questão 4/5 - Modais de Transporte e Logística Reversa
Podemos definir como serviços integrados de transporte um compromisso entre os serviços oferecidos pelos operadores de transporte, associados individualmente. Tais práticas são denominadas de intermodalidade e multimodalidade. Qual o conceito empregado para intermodalidade? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	É quando utilizamos dois ou mais modais de transporte de mercadorias, e todos eles realizados dentro do território nacional (interno a um país).
	
	B
	Quando são usados dois ou mais modais de transporte, desde que o transporte seja entre países (transporte internacional).
	
	C
	Esse termo é usado quando se usa apenas dois modais de transporte e um único documento de Conhecimento de Transporte.
	
	D
	É quando se usa dois ou mais modais de transporte, com o objetivo de aproveitar melhor as características de cada modal, reduzindo os custos.
Dentre as tecnologias empregadas nos sistemas logísticos, existe uma que permite maximizar a precisão dos horários de entregas da carga ao cliente e, ainda, permite que o cliente faça o acompanhamento de sua encomenda, desde a emissão da nota fiscal (NF) até a entrega efetiva. A qual tecnologia se refere o parágrafo acima? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Tecnologia de roteirização.
	
	B
	Tecnologia de otimização.
	
	C
	Tecnologia de rastreamento.
	
	D
	Tecnologia de informação.

Outros materiais