Buscar

Reportagem - Conceito, Classificação e Técnica - Rosildo Brito

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
UFCG
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/EDUCOMUNICAÇÃO
PROFESSOR: ROSILDO R. BRITO
 
REPORTAGEM
CONCEITO, CLASSIFICAÇÃO E TÉCNICA
*
CONCEITO
 “Um relato jornalístico temático, focal, envolvente e de interesse atual, que aprofunda a investigação sobre fatos e seus agentes” (João de Deus Correa)
“Um gênero narrativo privilegiado muito próximo da literatura, da qual se separa por seu compromisso com a objetividade informativa” (Sodré e Ferrari, 2002)
*
2. FÓRMULA DA REPORTAGEM
 BC  +  BF
   GR  =     -----------------
 ( T  x   T )“
OU SEJA:
GRANDE REPORTAGEM É IGUAL A:
Bom começo + Bom final sob Trabalho x talento à enésima potência
*
3. HABILIDADES EXIGIDAS PARA A GRANDE REPORTAGEM
CAPACIDADE INTELECTUAL
OBSERVAÇÃO ATENTA
SENSIBILIDADE
CRIATIVIDADE
NARRAÇÃO FLUENTE
*
3. TIPOS DE REPORTAGEM
REPORTAGEM CONVENCIONAL
A GRANDE REPORTAGEM
*
 4. REPORTAGEM: GÊNEROS 
4.1 Quanto à natureza do conteúdo:
Reportagem investigativa: Inserida dentro da categoria do jornalismo investigativo, parte de um fato para revelar outros mais ou menos ocultados.
	Reportagem interpretativa: Inserida na categoria do jornalismo interpretativo, trabalha com o conjunto de fatos observado a partir da perspectiva metodológica com uso de hipóteses.
*
 4. REPORTAGEM: GÊNEROS 
4.2. Quanto a estrutura textual
	Reportagem de fatos (fact-story): trata-se do relato objetivo de acontecimentos que obedece na redação à forma da pirâmide invertida. Como na noticia, os fatos são narrados em sucessão, por ordem de importância. 
Exemplo de abertura de Reportagem de fato:
Milhares de jovens participaram na última semana de julho, da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro, um dos maiores eventos religiosos realizados no mundo. Representado por bandeiras trazidas por delegações de 175 países, os jovens se agitaram à luz dos holofotes que iluminavam o altar monumental na Praia de Copacabana, numa manifestação de euforia e entusiasmo.
*
 4. REPORTAGEM: GÊNEROS 
	Reportagem de ação (Action-story): é o relato mais ou menos movimentado, que começa sempre pelo fato mais atraente, para ir, descendo aos poucos na exposição dos detalhes. Os fatos são descritos como num filme e, na TV, por exemplo, o repórter participa da ação e deixa de ser um mero observador, para tornar-se parte da narrativa.
 Pouco antes da meia-noite de segunda-feira passada, o telefone tocou na casa do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, Jair Meneghelli. Na outra ponta da linha, o empresário Roberto Della Manna, coordenador do Grupo 14, da Federação das Indústrias do Estado de S. Paulo ( FIESP ), propunha um encontro entre os dois no dia seguinte, em horário a combinar.
*
 4. REPORTAGEM: GÊNEROS 
	Reportagem documental (quote-story): é o relato documentado, que apresenta os elementos de maneira objetiva, acompanhados de citações que complementam e esclarecem o assunto tratado. Geralmente apresenta um caráter pedagógico e expositivo. É mais comum no jornalismo escrito mas também é utilizado em documentários da televisão e cinema.
*
 4. REPORTAGEM: GÊNEROS 
O Brasil é o país com a segunda maior população negra do mundo, tendo um contingente de 97 milhões de negros ‐“pretos” e “pardos”, nas estatísticas oficiais ‐ auto declarados, e 91 milhões de “brancos”. Os negros se destacam por posições mais negativas em diferentes indicadores de níveis e qualidade de vida. Neste documentário focalizamos a situação dos afro descendentes quanto a educação, registrando tendências históricas e a chamada comum nos últimos anos para melhorias em tal dimensão.
*
 REPORTAGEM: GÊNEROS 
O LIVRO-REPORTAGEM (LR)
 “Veículo de comunicação impressa não periódico que apresenta reportagens em grau de amplitude superior ao tratamento costumeiro nos meios de comunicação jornalísticos periódicos. Por grau de amplitude superior se entende maior ênfase ao tratamento do tema em foco nos aspectos extensivo e intensivo” (LIMA, 2009).
“Instrumento aperiódico de difusão de informações de caráter jornalístico. Por suas características, não substitui nenhum meio de comunicação, mas serve como complemento a todos. É o veículo no qual se pode reunir a maior massa de informação organizada e contextualizada sobre um assunto”.
*
 REPORTAGEM: GÊNEROS 
LIVRO-REPORTAGEM: CARACTERÍSTICAS:
Não periódico.
 Reportagem aprofundada (analítica; supera o imediatismo e a superficialidade).
 Conceito de livro (mínimo de 48 páginas no Brasil).
*
 LIVRO-REPORTAGEM: CARACTERÍSTICAS
Liberdade temática: O L.R aborda uma infinidade de temas de interesse, para além do factual e da atualidade.
Liberdade de angulação: Não há por que submeter-se à ótica dos donos do jornal ou revista, e então a presença expressiva do autor pode ser muito forte, dando ao livro um colorido que as vezes, falta na grande imprensa.
Liberdade de fontes: para além das fontes consagradas, é possível ouvir fontes diversas e não oficiais
Liberdade temporal: Livre do estritamente factual, utiliza-se de um período temporal diverso.
Liberdade de propósito: Ao contrário da reportagem comum, que no apressado esquema de trabalho das redações, pode confundir dados, o livro pode atingir um excelente patamar de compreensão. Para isso, é feito um mergulho fundo numa série de fatores históricos, geográficos, econômicos, políticos, etc.
*
 LIVRO-REPORTAGEM: CARACTERÍSTICAS
 Livro-reportagem-perfil – Trata-se da obra que procura evidenciar o lado humano de uma personalidade pública ou de um personagem anônimo que, por algum motivo, torna-se interessante. Livro-reportagem-depoimento – Este tipo de produção reconstitui um acontecimento relevante, de acordo com a visão de um participante ou de uma testemunha privilegiada. Pode ser escrito pelo próprio envolvido, geralmente com a assistência de um jornalista. Livro-reportagem-retrato – Ao contrário do livro-reportagem-perfil, este tipo não focaliza uma figura humana, mas uma região geográfica ou um setor da sociedade. Livro-reportagem-ciência – Tem como objetivo a divulgação científica, geralmente em torno de um tema específico. Livro-reportagem-história – Focaliza um tema do passado. Este tema, porém, geralmente apresenta algum elemento que o conecta com o presente, possibilitando um elo com o atual. 
*
 REPORTAGEM: etapas da produção
 
A PAUTA: o planejamento, a partir da pauta, é fase essencial da boa reportagem. Deve obedecer aos seguintes critérios:
Escolha do tema e abordagem ou ângulo dado à matéria, o eixo em torno do qual ela vai girar.
Definição de fontes diversas e polifônicas.
Definição de uso plural de imagens e recursos gráficos de forma didática (inserções de  "olhos" ou "janelas", linhas finas, legendas criativas, box explicativo,  quadro de serviço etc)
*
 REPORTAGEM: etapas da produção
 
1. Escolha do tema;
2. Apuração inicial para checagem do assunto;
3. Estudo da viabilidade (despesas, tempo, riscos);
4. Análise minuciosa do assunto, de sua bibliografia, pesquisa na Internet e consulta a especialistas.
5. Levantamento das fontes de informação e escolha de estratégias de abordagem;
6. Entrevistas e confrontação de dados;
7. Redação do texto
8. Revisão e rechecagem
9. Publicação;
10. Acompanhamento dos desdobramentos da reportagem.
*
Fonte
A Reportagem: conceito, definições e classificação geral
Prfº Rosildo Brito
*
*
*
Fórmula de ´josé Hamilton da revista Realidade 
*
Como qualquer outra atividade humana, a reportagem requer determinadas habilidades sem as quais, o trabalho jornalístico não alcança o seu objetivo. Amaral (1997) relaciona os seguintes requisitos para a reportagem:
*
Como qualquer outra atividade humana, a reportagem requer determinadas habilidades sem as quais, o trabalho jornalístico não alcança o seu objetivo. Amaral (1997) relaciona os seguintes
requisitos para a reportagem:
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes