Buscar

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE RH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE RH
	 1a Questão (Ref.: 956742)
	Aula 5: Conceitos básicos de TI e aplicações em RH
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Um banco de dados é operado por um Sistema de Gerenciamento de Bancos de Dados (SGBD), também conhecidos por DBMS (Database Management Systems). Trata-se de um software específico usado para criar, armazenar, organizar e acessar dados a partir de um banco de dados. O SGBD libera seu usuário da tarefa de entender onde e como os dados estão realmente armazenados, separando as visões lógica e física dos dados. Considerando essa informação, faça o que se pede nos itens a seguir. a) Escreva o que apresenta a visão lógica dos dados. b) Escreva o que apresenta a visão física dos dados. 
		
	
Resposta: 
	
Fundamentação do Professor: a) A visão lógica apresenta os dados tais como seriam vistos pelos usuários. b) A visão física mostra como eles estão realmente organizados e estruturados nos meios de armazenamento físico.
	
Gabarito: a) A visão lógica apresenta os dados tais como seriam vistos pelos usuários. b) A visão física mostra como eles estão realmente organizados e estruturados nos meios de armazenamento físico. 
		
	
	 2a Questão (Ref.: 912710)
	Aula 8: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Cite cinco etapas que normalmente são consideradas para o recrutamento digital.
		
	
Resposta: Divulgação de vagas; Entrevista estruturada online; Agentes de recrutamento eletrônicos; Avaliação de qualificações software; Capitura e obtenção de currículos.
	
Fundamentação do Professor: Resposta correta.
	
Gabarito: ¿ Na Captura e obtenção de currículos ¿ Agentes de recrutamento eletrônicos ¿ Avaliação de qualificações softwares ¿ Entrevista estruturada on-line ¿ Testes de conhecimentos e habilidades 
		
	
	 3a Questão (Ref.: 912734)
	Aula 1: INFORMAÇÃO
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe. Qual das características abaixo referente a informação não é verdadeira ? 
		
	
	Econômica: Custo x Benefício ¿ O custo da informação deve ser maior que os benefícios. 
	
	Relevante: É importante para o tomador de decisão. 
	
	Em tempo: Enviada no momento necessário. 
	
	Completa: Contem todos os fatos relevantes. 
	
	Precisa: não tem erros, é exata para quem deseja. 
		
	
	 4a Questão (Ref.: 950005)
	Aula 4: Segurança da Informação
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Um tipo de ameaça à segurança da informação nas organizações é a invasão de seus sistemas por programas conhecidos como "vírus de computador". Para diminuir a possibilidade desse tipo de ameaça aos sistemas de uma organização, uma medida de segurança indicada é:
		
	
	restringir o uso dos sistemas à rede intranet.
	
	configurar as senhas para que sejam privadas
	
	instalar um sistema de firewall que bloqueie acessos indevidos aos sistemas.
	
	exigir o uso de senhas individuais para acesso aos sistemas.
	
	realizar auditorias que permitam saber o que foi modificado nos sistemas. 
		
	
	 5a Questão (Ref.: 986468)
	Aula 5: CAGED
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Para qual finalidade foi criado o CAGED?
		
	
	Foi criado como registro permanente de admissões de empregados, controlando assim quem age realmente sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
	
	Foi criado como registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
	
	Foi criado para controlar o numero de admissões e dispensa de cada empresa e se estão de fato fazendo o uso correto sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
	
	Foi criado para cadastrar quem é admitido e demitido de cada empresa e se estão trabalhando sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
	
	Foi criado como registro permanente de dispensa de empregados, para controle de desempregados no pais sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
		
	
	 6a Questão (Ref.: 986471)
	Aula 6: FGTS
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Qual o objetivo do FGTS ?
		
	
	O FGTS tem o objetivo de auxiliar o trabalhador, caso esse seja demitido, em qualquer hipótese de encerramento da relação de emprego, seja ela por motivo de doenças graves e até catástrofes naturais. 
	
	O FGTS tem o objetivo de auxiliar o trabalhador, caso esse seja admitido, em qualquer hipótese de encerramento da relação de emprego anterior, seja ela por motivo de doenças graves e até justa causa.
	
	O FGTS tem o objetivo de auxiliar o trabalhador, caso esse seja demitido, em qualquer hipótese de encerramento da relação de emprego, seja ela por motivo de justa causa ou não.
	
	O FGTS tem o objetivo de auxiliar o trabalhador, caso esse seja demitido, em qualquer hipótese de encerramento da relação de emprego, seja ela por motivo de doenças graves e até acidentes naturais.
	
	O FGTS tem o objetivo de auxiliar o trabalhador, caso esse seja demitido, em qualquer hipótese de encerramento da relação de emprego, seja ela por motivo de doenças graves, morte ou acidentes naturais.
		
	
	 7a Questão (Ref.: 950006)
	Aula 7: Tecnologias Corporativas
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Sobre tecnologias corporativas:
I. Educação a Distância: realiza-se por diferentes meios (correspondência postal ou eletrônica, rádio, televisão, telefone, fax, computador, internet, dentre outros), sendo um termo abrangente mantém a relação de discussão de tempo e espaço (distanciamento físico) dentro do processo educacional, porém não é obrigatoriamente dentro do ambiente Internet.
II. Educação On-line: realizada obrigatoriamente com Internet em papel principal como meio, pode ser utilizada de forma síncrona ou assíncrona. Tem como características mais enfáticas a velocidade na troca de informações, o feedback entre alunos e professores e o grau de interatividade alcançado.
III. Ambientes Virtuais de Aprendizagem: salas (ambiente físico) disponibilizadas nas escolas para acesso à Internet. Para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do curso, permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes.
IV. Biblioteca virtual: conceito de virtualização bibliotecas tradicionais. Basicamente, se refere à ideia de uma biblioteca intangível, ou seja, um serviço de informação sem infraestrutura física que oferece materiais, exclusivamente em formato digital.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
		
	
	I, II, III, IV
	
	II, IV
	
	I, II, IV
	
	I, II
	
	II 
		
	
	 8a Questão (Ref.: 912715)
	Aula 8: NETWORKING
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Manter uma rede eficiente e qualificada de contatos é fundamental tanto para quem está de olho em novas oportunidades de trabalho e crescimento na carreira quanto para quem está em busca de uma vaga. Qual das opções abaixo não reflete o bom uso da networking ? 
		
	
	Esteja atento. Esteja atento às oportunidades de trabalho divulgadas nas redes sociais de internet, por isso verifique diariamente as novidades de sites de vagas. 
	
	Corrija-se. Se você não tem domínio total da língua portuguesa, peça para algum profissional do ramo revisar o material para você. Erros de gramática são fatais para qualquer candidato, pois os eliminam imediatamente dos processos seletivos. 
	
	Apresente-se. Disponibilize um material atualizado (currículo, portfólio, folder) e bem apresentado.
	
	Seja coerente. Se você faz parte do LinkedIn, está procurando um emprego e se identifica como um profissional trabalhador e comprometido, faça parte de comunidades chamadas ¿odeio trabalhar¿ ou ¿odeio segundas-feiras¿ em outra rede social.
	
	Divulgue-se.Comunique a sua rede de contatos que você está buscando uma oportunidade.
		
	
	 9a Questão (Ref.: 912730)
	Aula 9: JOGOS DE EMPRESAS
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Segundo GRAMIGNA (1994: 11), não há um referencial único para classificar os métodos de jogos de empresas. Para efeito didático, apresenta uma sugestão. Qual das opções abaixo não está de acordo com o autor ?
		
	
	Jogos funcionais: são os que focalizam a problemática de uma das grandes áreas funcionais da empresa como marketing, finanças, produção, operações, recursos humanos ou contabilidade. Mesmo havendo decisões oriundas de outras áreas de interesse secundário, o foco da aprendizagem se concentra apenas na área escolhida.
	
	Jogos de comportamento: são aqueles cujo tema central permite que se trabalhem temas voltados às habilidades comportamentais. Neles, o facilitador enfatiza questões como: cooperação, relacionamento inter e intragrupal, flexibilidade, cortesia, afetividade, confiança e autoconfiança, dentre outras. Os jogos de comportamento são aqueles que compõem os programas de Desenvolvimento Pessoal;
	
	Jogos sistêmicos: são os que abordam a empresa como um todo, incluindo decisões na maioria das principais áreas organizacionais e que requerem integração dessas funções com o acompanhamento do ambiente econômico e da flutuação da taxa de juros;
	
	Jogos de Processo: nos jogos de processo a ênfase maior é dada às habilidades técnicas. São preparados de tal forma que, para atingir seus objetivos, as equipes passam por processos simulados, como negociar, liderar grupos, montar estratégias, administrar finanças e outros; 
	
	Jogos de guerra: reúnem as mesmas características dos jogos de processo, mas são direcionados para atividades que reproduzem situações de conflitos internacionais, tais como concorrências, pesquisa de mercado, relação empresa, fornecedores, terceirização.
		
	
	 10a Questão (Ref.: 986478)
	Aula 10: EAD
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Observa-se que a educação cresce de forma contínua no interior das empresas sendo utilizada cada vez mais como uma ferramenta estratégica para alavancar os negócios. De que maneira podemos utilizar a educação e a tecnologia na área de R.H. para desenvolver colaboradores?
		
	
	O mercado necessita de profissionais atualizados e dispostos a encarar desafios, uma vez lançado o ensino eletrônico devemos nos atentar aqueles que se ambientaram bem e que querem mais. Os demais devem estar em listas de desligamento.
	
	Os conflitos das áreas podem ser identificado com as atividades nas disciplinas e ambientes tecnológicos, abordando temas específicos e facilitando assim a identificação dos R.H. que podem se desenvolver ou não. Isso não forma mas ajuda os setores.
	
	O desenvolvimento dos profissionais devem ainda seguir os meios tradicionais e em sala de aula, o ensino a distancia não pode, para dentro da organização, ser um meio de avaliação nem de crescimento pela dificuldade de mensuração qualitativa e quantitativamente.
	
	O mercado necessita de pessoas que compreendam que os prazos para o alcance das metas, está ficando cada vez mais curto. Dentro deste contexto podemos abordar temas muito interessantes e especialmente atuais. Os métodos de ensino eletrônico podem auxiliar nesses aspectos de forma pontual para área de R.H.
	
	Os métodos de ensino eletrônico podem auxiliar o R.H. a identificar erros e acertos dentro e fora do ambiente empresarial, tais como comportamento, comprometimento, linguagem e assiduidade. Tudo isso como fonte de eliminação ou ate mesmo desligamento.

Outros materiais