Buscar

ATIVIDADE+PROVA+A2+2017 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ESTUDOS DE CASO PARA A PROVA A2 DE 2017/2
PROFº SARQUIS
Uma empresa pode utilizar um de dois tipos de equipamentos para realizar certa operação. O tipo A custa $ 30.000,00, tem vida útil de 3 anos (com valor nulo após a vida útil) e custo anual de manutenção de $ 5.000,00, ao final de cada ano.
O tipo B custa $ 50.000, tem vida útil de 6 anos (com valor nulo após a vida útil) e custo anual de manutenção de $ 4.500,00, ao final de cada ano. Usando um horizonte de planejamento de seis anos e considerando que, após três anos, seja possível adquirir outro equipamento do tipo A nas mesmas condições já mencionadas, qual dos dois tipos é preferível para a empresa, sabendo-se que ela consegue aplicar seu dinheiro a uma taxa real composta de 6% a.a.? (Suponha que todos os valores estimados estejam em valores reais, isto é, sem o efeito da inflação). O tipo B é preferível, pois tem menor valor atual.
Uma empresa precisa escolher um dos equipamentos (A ou B) para realizar certa operação. As características de cada um são dadas a seguir:
	Equipamento
	Vida útil
	Custo de aquisição
	Custo de manutenção ao final de cada ano
	A
	3 anos
	$ 30.000,00
	$ 8.000,00
	B
	4 anos
	$ 40.000,00
	$ 7.000,00
 Admitindo-se um mesmo prazo de utilização de 12 anos, que os valores monetários estejam em valores reais, que após a vida útil cada equipamento não tem mais valor, podendo ser substituído por outro idêntico, qual é o mais vantajoso para a empresa? Suponha que a taxa utilizada para a análise seja de 7% a.a.

Outros materiais