Buscar

Trabalho ED Ambiental 2

Prévia do material em texto

Com base no trecho citado , bem como em seus conhecimentos sobre a transposição do Rio São Francisco, redija um parágrafo expositivo que justifique a afirmação: " Ele foi proposto em vários momentos, abandonado, reformulado e novamente proposto, em contextos diferentes e com, às vezes, grandes intervalos de tempo entre uma apresentação e outra.
Há muito tempo se ouve falar no projeto de transposição do Rio São Francisco. Todas as vezes que se levantou o tema, houve polêmica, pois os estados de Minas Gerais e Bahia, que fazem parte também da baixa hidrográfica, ao se sentir prejudicados com o projeto, tentavam a todo custo exaltar os pontos negativos da execução do projeto.
Por volta de 1980, os esforços para iniciar o projeto de transposição começam a ganhar força, porem ainda assim o projeto ainda necessitava de alguns ajustes técnicos. Somente no século atual que o projeto finalmente saiu do papel, quando o governo federal assumiu o projeto e começou a levar aguas para mais terras no nordeste do país.
Com base nas informações acima, redija um parágrafo que aborde os seguintes itens: Transposição do Rio São Francisco - Responsabilidade Social - Povo Indígenas
Infelizmente não foi contemplado no projeto a responsabilidade social com os povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas. Levando em conta que eles sempre moraram as margens do rio, e todo o seu sustento era dali retirado. Os engenheiros, juntamente com o Governo deveriam ter idealizado outra forma de fazer a transposição, de forma que não prejudicassem os moradores, visto que considerando o artigo 231 da Constituição Federal onde diz que compete a União “demarcar, proteger e fazer respeitar todos os seus bens”
Com base nas informações acima, escreva um parágrafo que discorra sobre o seguinte tema: "Acidentes e desastres na transposição do rio São Francisco: Fatalidade ou gestão negligente?"
No período da transposição aconteceram dois acidentes, no período de um ano. Relativo ao que foi apurado não pode se afirmar que foi inesperado. Também não se pode afirmar que haverá grandes tragédias, ou que existam outras grandes falhas, porém é preciso ter muita prudência. É necessário que se adote medidas de regularização, para corrigir as irregularidades existentes. O próprio MPF apontou a falta de ausência de plano de segurança e plano de ação em caso de emergências, para todas as barragens, que devem ser corrigidos pelos responsáveis.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes