Buscar

Questões de Instituições de Direto II.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões de Instituições de Direto
Maria após ser coagida, assinou um contrato de venda de um imóvel rural. Ao retornar para sua residência, foi vitima de um acidente de transito que danificou o seu veiculo. Como decorrência do acidente, Maria ficou hospitalizada por 40 dias, sofrendo seqüelas permanentes que dificultarão a sua locomoção. Ao comprar uma cadeira de rodas, para facilitar a sua locomoção, notou, após 15 dias, que a cadeira começou a apresentar defeitos. Retornando a loja, foi informada que era por conta de seu peso, entretanto, quando da aquisição do equipamento, não foi informada sobre essas especificações. A Luz da matéria estudada, comente as informações constantes no texto acima, apontando os aspectos que considera como contrários à legislação vigente. 
R: Perante o defeito dos negócios jurídicos, Maria sofreu o acidente após ser coagida, ou seja foi obrigada a assinar o que não queria, o que torna um afronta aos meios jurídicos. Na Segunda questão Maria foi vitima de dolo, pois não foi informada que o peso seria influencia para o bom funcionamento da cadeira, Assim pode entrar em contato com o código de defesa do consumidor para ressarcimento ou uma nova cadeira.
O que são Clausulas abusivas nos termos do Código de Defesa do Consumidor: Cláusulas abusivas são aquelas que colocam o consumidor em desvantagem nos contratos de consumo. “as cláusulas abusivas são aquelas que, inseridas num contrato, possam contaminar o necessário equilíbrio ou possam, se utilizadas, causar uma lesão contratual à parte a quem desfavoreçam”. 
Os direitos fundamentais não surgiram simultaneamente, mas em períodos distintos conforme a demanda de cada época, tendo esta consagração progressiva e seqüencial nos textos constitucionais dado origem à classificação em gerações. Como o surgimento de novas gerações não ocasionou a extinção das anteriores, há quem prefira o termo dimensão por não ter ocorrido uma sucessão desses direitos: atualmente todos eles coexistem. Direitos fundamentais de primeira dimensão são os ligados ao valor liberdade, são os direitos civis e políticos. São direitos individuais com caráter negativo por exigirem diretamente uma abstenção do Estado, seu principal destinatário. Ligados ao valor igualdade, os direitos fundamentais de segunda dimensão são os direitos sociais, econômicos e culturais. São direitos de titularidade coletiva e com caráter positivo, pois exigem atuações do Estado. Os direitos fundamentais de terceira geração, ligados ao valor fraternidade ou solidariedade, são os relacionados ao desenvolvimento ou progresso, ao meio ambiente, à autodeterminação dos povos, bem como ao direito de propriedade sobre o patrimônio comum da humanidade e ao direito de comunicação. São direitos transindividuais, em rol exemplificativo, destinados à proteção do gênero humano. Por fim, introduzidos no âmbito jurídico pela globalização política, os direitos de quarta geração compreendem os direitos à democracia, informação e pluralismo.
Cite os três órgãos do Poder Judiciário: STF – Supremo Tribunal Federal, STJ – Superior Tribunal de Justiça. TRF – Tribunal Regional Federal. 
O que significa afirmar que uma norma Constitucional é uma clausula pétrea? Ela é imutável e só pode ser alterada se outra Constituição for criada
Explique a evolução dos direitos fundamentais à luz da dicotomia Direito natural / Direito positivo. 
R: A dicotomia atingiu maior expressão no século XIX, o Direito natural correspondente aos ideais de justiça presentes na sociedade, em todas as sociedades deste tempos imemoriais, como ideal de liberdade, igualdade, respeito a vida e a dignidade humana. O direito positivo é positivado pelo estado decorrente da atuação de seus órgãos do processo legislativo e a jurisprudência dos tribunais.
Os tratados e convenções internacionais sobre Direitos Humanos podem ser equivalentes as emendas constitucionais? R: Sim, os que forem aprovados em cada casa do congresso nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros serão equivalentes as emendas constitucionais.
Em convenção das Nações Unidas contra a corrupção foi manifestado que a “corrupção deixou de ser um problema local para converter-se em um fenômeno transnacional que afeta todas as sociedades e economias, faz-se necessária a cooperação internacional para preveni-la e lutar contra ela. No artigo 1º, apresenta-se a finalidade do seguinte modo: “ A finalidade da presente convenção é promover e fortalecer as medidas para prevenir e combater mais eficaz e eficientemente a corrupção; promover, facilitar e apoiar a cooperação internacional e a assistência técnica na prevenção e na luta contra a corrupção, incluída a recuperação de ativos, promover a integridade, a obrigação de render contas e a devida gestão dos assuntos e dos bens públicos. “ Com base no texto podermos afirmar que os atos administrativos que devem preencher requisitos que regem a Administração Pública são: a) O Principio da Legalidade b) O Principio da Publicidade c) O Principio da Moralidade d) O Principio da Supremacia do interesse publico 
Com relação ao mandato de segurança mandato de injunção, habeas corpus, habeas data e ação popular, dentre as alternativas assinale a correta: c) O remédio constitucional do habeas corpus pode ser impetrado para prevenir prisão.
Em se tratando da proteção contratual do consumidor, pode-se afirmar que: a) As clausulas contratuais serão interpretadas de maneira mais favorável ao consumidor.

Outros materiais