Buscar

Processo Orçamentário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Processo Orçamentário é o conjunto de fases que compreendem atividades típicas do orçamento público, desde sua elaboração até etapas posteriores a sua execução. É formado pelas fases de elaboração, aprovação, execução e controle (avaliação). O processo orçamentário é maior que o exercício financeiro. A fase de elaboração ocorre antes, enquanto as fases de controle e avaliação ocorrem depois. Observe o ciclo orçamentário da União federal conforme figura abaixo.
Processo Orçamentário da  União Federal
Considerando as quatro etapas que compõe o processo orçamentário, discorra sobre cada uma dessas fases considerando o processo orçamentário da União Federal. Lembre-se estamos tratando da Esfera Federal, na prática, respeitando-se as especificidades de cada poder local, o ciclo obedece à mesma lógica para Estados, Municípios e Distrito Federal.
Elaboração
Durante o processo de elaboração são realizados os estudos necessários e a definição de objetivos, metas, e também são considerados os valores que serão necessários para a realização das prioridades. 
São elaboradas as propostas orçamentários referente a: Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Tribunais de Contas. Tais propostas são posteriormente consolidadas em um único orçamento, e repassado ao Presidente da República. Essa consolidação é feita pela Secretaria do Orçamento Federal (SOF). Após o recebimento o presidente envia a proposta orçamentária para o Legislativo.	
Aprovação
A proposta é inicialmente recebida pela Comissão Mista Permanente de Orçamento, que é responsável pela emissão de um parecer sobre o orçamento. Após a apresentação as duas Casas do Congresso Nacional, e nesta fase ocorrem emendas, discussões e posteriormente a votação. Em caso de aprovação, o projeto retorna ao Presidente da República para sanção e publicação no Diário Oficial.
Execução
Após sanção e publicação o Executivo tem até 30 dias para formar o cronograma de execução mensal dos desembolsos necessários. A SOF distribui as unidades orçamentarias, fazendo assim a descentralização das dotações. A fase de execução tem a duração do ano civil.
Controle e Avaliação
É necessário o controle e avaliação das despesas, assim como a verificação do cumprimento dos prazos e normas. Esse controle, no âmbito externo é realizado pelo Congresso Nacional, contando com o auxilio do Tribunal de contas da União (TCU). Já o controle interno é exercido pela Controladoria Geral da União (CGU)

Outros materiais