Buscar

Introdução à Metodologia - Maíra Nunes

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

METODOLOGIA DA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO
Universidade Federal de Campina Grande
Centro de Humanidades
Unidade Acadêmica de Arte e Mídia
Curso de Bacharelado emComunicaçãoSocial
Disciplina:Metodologia da Pesquisa em Comunicação
Código:
Carga Horária Total: 60
Número de Créditos: 04
Semestre:2013.2
Professora: Maíra Nunes
Ementa:
O campo metodológico da pesquisa: estrutura e processo. Os níveis da pesquisa: epistemológico, teórico e técnico. As fases da pesquisa: definição do objeto, observação, descrição, interpretação, conclusões e bibliografia. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. Pressupostos teóricos e contribuições interdisciplinares para a pesquisa em comunicação. 
Objetivos:
O objetivo desta disciplina é fomentar competências para o exercício das práticas de pesquisa no campo da pesquisa social e no campo da comunicação.
PROGRAMA
 
Módulo I: Níveis de conhecimento ; o conhecimento científico. Os níveis da pesquisa: epistemológico, teórico e técnico. O campo teórico da Comunicação e a constituição do seu objeto. Paradigmas teórico-metodológicos da pesquisa em Comunicação.
 
Módulo II: As fases da pesquisa: definição do objeto, observação, descrição, interpretação, conclusões e bibliografia. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 
 
Módulo III: A construção de um projeto de pesquisa: pressupostos teóricos e metodológicos.
 
Metodologia: aulas expositivas; leitura, análise e debates, seminários e arguições; dinâmicas de grupo, orientação de trabalhos.
 
Forma de Avaliação: realização de seminários; construção de um projeto de pesquisa.
Bibliografia básica
ALBARELLO, Luc et al. Práticas e métodos de investigação em ciências sociais. Tradução de Luísa Baptista. Lisboa: Gradativa, 1997.
ALVES-MAZZOTTI, Alda J. & GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.
BARROS, A.; DUARTE, J. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2006.
DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna (Orgs.). O Planejamento da Pesquisa Qualitativa. Teorias e Abordagens. Tradução Sandra Regina Netz.Porto Alegre: Artmed, 2006.
LOPES, M. I. V. Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Loyola, 2010.
 
 
Bibliografia complementar
ANDRADE, M. M. de. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Atlas, 2007.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. 
KOCHE, J. C. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Vozes, 2006
LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Cientifica. São Paulo: Atlas, 2003.
SPINK, Mary Jane. (Org.). O Conhecimento Cotidiano. São Paulo: Brasiliense, 1995
METODOLOGIA DA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO
Segundo Lopes (2010), é preciso saber distinguir a Comunicação (enquanto disciplina e campo teórico) da comunicação (objeto do seu estudo – fenômenos comunicacionais na sociedade).
A autonomia da Comunicação como campo teórico ocorre, concomitantemente, à constituição dos meios de comunicação de massa e às novas formas de produção, circulação e consumo de bens simbólicos.
Em cada país, a pesquisa em Comunicação ocorre de acordo com seu contexto político, social, econômico e cultural.
O fenômeno da comunicação de massa no Brasil está presente desde a década de 50. Nos anos 60, o país vivencia a instalação das bases de um mercado cultural, alcançando sua consolidação nos anos 70.
METODOLOGIA DA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO
Com a constituição dos meios de comunicação de massa, a esfera cultural passa a se reger segundo uma própria lógica, dentro dos demais setores da sociedade. É nesse contexto que surge o ensino em Comunicação, com o objetivo de promover uma formação especializada de profissionais para atuarem nessa área, ao mesmo tempo em que cresce uma pesquisa acadêmica capaz de dar legitimidade ao curso. Na constituição do campo da Comunicação, interagem fatores tanto histórico-sociais como científicos (LOPES, 2010). 
O que significa a constituição de um campo teórico?
NÍVEIS DE CONHECIMENTO
SENSO COMUM
ARTE
RELIGIÃO
CIÊNCIA
FILOSOFIA
METODOLOGIA DA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO
O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE UMA CIÊNCIA
PARADIGMA :
Conforme Lopes (2010), o paradigma é a visão de mundo partilhada por uma comunidade científica e expressa por um trabalho teórico, uma vez que a produção do conhecimento de uma ciência vincula-se ao desenvolvimento de uma tradição intelectual em comum. Ainda de acordo com Lopes (2010), o paradigma define quais problemas serão investigados, os dados considerados pertinentes, as técnicas de investigação utilizadas e os tipos de solução que são admitidos para os problemas. Nas Ciências Humanas, o próprio objeto é dinâmico e mutável, uma vez que os problemas são históricos, culturais e sociais.
METODOLOGIA DA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO
1. Metodologia da pesquisa → Investigação ou teorização da prática da pesquisa.
2. Metodologia na pesquisa → Trata-se da indicação do trabalho com os métodos investigados. 
O campo da pesquisa é articulado na dinâmica entre diferentes instâncias e fases. Assim, a pesquisa se configura como estrutura (há os níveis epistemológico, teórico e técnico) e se divide em fases (definição do objeto; observação; descrição; interpretação). 
AS INSTÂNCIAS DA PESQUISA
O NÍVEL EPISTEMOLÓGICO
É uma instância que exerce a função de vigilância crítica na pesquisa (LOPES, 2010). Preocupa-se com o reconhecimento e a avaliação do conhecimento científico. Ou seja, com as teorias produzidas por uma disciplina. Assim, ocupa-se da reflexão sobre a produção teórica, as estratégias metodológicas e suas formas de realização em determinada disciplina. A reflexão epistemológica desenvolve-se na prática da pesquisa, renovando as operações que asseguram a cientificidade dessa prática.
O NÍVEL TEÓRICO
É a adequação dos modelos teóricos ao objeto empírico de investigação. É a instância que formula, sistematicamente, o problema a ser investigado, as hipóteses levantadas e a operacionalização dos conceitos. A função da teoria é romper com as noções do senso comum, através de um corpo sistemático de enunciados e conceitos. 
O NÍVEL METÓDICO
É o nível do método propriamente dito na Metodologia da pesquisa. Ao métodos fornecem os quadros de análise através dos quais se articulam os conceitos, proposições e teses (LOPES, 2010). 
O NÍVEL TÉCNICO
É o nível as construção de dados, das técnicas de coleta empregadas pelo pesquisador ao longo da investigação. As operações técnicas são: a observação, a seleção e a operacionalização.
FASES METODOLÓGICAS
OPERAÇÕES METODOLÓGICAS
Definição do objeto
(teorização da problemática)
Problema da pesquisa
Quadro teórico de referência
Hipóteses
II)Observação
(técnicas de investigação)
4) Amostragem
5)Técnicasde coleta
III) Descrição
(técnicas e métodos de descrição)
6) Análisedescritiva
IV) Interpretação
(métodos de interpretação)
7) Análiseinterpretativa
8) Conclusão
9) Referências bibliográficas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais