Buscar

Questões de Instituições de Direto VI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões de Instituições de Direto VI
A Constituição Brasileira de 1988 é considerada mundialmente como uma das Cartas que mais salvaguardam os Direitos humanos, resguardando a liberdade de cada cidadão e os protegendo dos excessos de que o Estado policia é capaz de fazer. Neste sentido sobre os direitos e garantias individuais: a) De Acordo com a Constituição Federal a tortura é proibida no Brasil ----- b) É livre a manifestação do pensamento e expressão cultural ----- c) Assegura-se o direito a Liberdade de Crença religiosa no Brasil. ---------- d) É livre a formação de reuniões no Brasil, desde que não seja armada.
O Artigo 482 da consolidação das leis do trabalho CLT abarca a possibilidade da dispensa do emprego por justa causa. A justa causa é a modalidade de demissão que caracteriza o cessamento de direitos do empregado devido a uma conduta praticada por este, que venha a prejudicar a empresa de alguma forma. (E não contempla a possibilidade de justa causa a Condenação criminal do empregado, não passado em julgado.) Justa causa: a) Ato de improbidade --- b) Incontinência de Conduta ou mau procedimento. ----- c) Negociação habitual por conta própria ou alheia sem permissão do empregador, e quando constituir ato de concorrência a empresa para a qual trabalha o empregado, ou for prejudicial ao serviço. E) Desídia no desempenho das respectivas funções.
O que é Poder Legislativo  é o poder que estabelece as Leis de um país. Ele é composto pelo Congresso Nacional, ou seja, a Câmara de Deputados, o Senado, Parlamentos, Assembleias, cuja atribuição central é de propor leis destinadas a conduzir a vida do país e de seus cidadãos. O Poder Legislativo, além de desempenhar o papel de elaboração das leis que regerão a sociedade, também fiscaliza o Poder Executivo.
O que é  Poder Executivo,: como o próprio nome já pressupõe, é o poder destinado a executar, fiscalizar e gerir as leis de um país. No âmbito deste poder está a Presidência da República, Ministérios, Secretarias da Presidência, Órgãos da Administração Pública e os Conselhos de Políticas Públicas. Sendo assim, essa escala do poder decide e propõe planos de ação de administração e de fiscalização de diversos Programas (social, educação, cultura, saúde, infraestrutura) a fim de garantir qualidade e a eficácia dos mesmos. É válido destacar que no município, o Poder Executivo é representado pelo Prefeito enquanto a nível estatal é representado pelo Governador.
O que é Poder Judiciário: atua no campo do cumprimento das Leis. É o Poder responsável por julgar as causas conforme a constituição do Estado. É composto por juízes, promotores de justiça, desembargadores, ministros, representado por Tribunais, com destaque para o Supremo Tribunal Federal – STF. Essencialmente, o Poder Judiciário tem a função de aplicar a lei, julgar e interpretar os fatos e conflitos, cumprindo desta forma, a Constituição do Estado.
Clausula Pétreas: Os direitos e garantias individuais.
O que é Caso fortuito. É o evento proveniente de ato humano, imprevisível e inevitável, que impede o cumprimento de uma obrigação, tais como: a greve, a guerra etc. Não se confunde com força maior, que é um evento previsível ou imprevisível, porém inevitável, decorrente das forças da natureza, como o raio, a tempestade etc. 
A formação dos contratos segue 3 (três) fases: (1ª) fase de negociações preliminares (ou fase de punctuação); (2ª) fase de proposta (ou oferta, ou policitação); e (3ª) fase de aceitação (ou oblação, é a manifestação da vontade, expressa ou tacita).
ATO NULO é um ato ipo jure, ou seja, de pleno direito, que se caracteriza por uma SENTENÇA DECLARATÓRIA, tem EFEITO ERGA OMNES e EFEITO EX TUNC (retroage a data do negócio anulado), não decai o período para anulação e não admite confirmação. Sua nulidade ocorre “antes”, já nasce nulo.
ATO ANULÁVEL é ultra partes (além das partes), se dá por uma sentença constitutiva (só é válido após sentença judicial), tem EFEITO EX NUNC (não retroage), decai em quatro anos a ação de anulação e há possibilidade de confirmação, ou seja, anula-se o negocio mas permanece seus efeitos. A confirmação pode ser expressa ou tácita. A nulidade do ato ocorre “depois”.
Obs.: confirma quem pratica o ato e ratificação se dá por um terceiro.
O Supremo Tribunal Federal é a corte constitucional, responsável : Pelo ultimo pronunciamento do poder judiciário Brasileiro. 
A realização de negócios jurídicos com a administração publica pelo particular o sujeita a um regime peculiar de contratação, distinto dos contratos civis, empresariais e consumeristas, colocando a Administração Publica em posição de inegável supremacia. Indique as peculiaridades dos contratos administrativos, explicando as denominadas “ Clausulas exorbitantes “.
R: O contrato administrativo típico é um ajuste estabelecido entre a administração publica e um particular, ou mesmo entre outro ente administrativo, para a realização de objetivos de interesse público dentro de condições estabelecidas pela própria administração pública, em observância estrita aos princípios de Direito público. As clausulas exorbitantes estabelecem privilégios para a administração publica, colocando-a numa situação de supremacia contratual, representando uma proteção ao interesse publico.

Outros materiais