Buscar

Jogo de Dama

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Met. Prat. De Alfabetização e Letramento Mario /2015.2
Nome da Aluna: Francisca Bueno dos Santos 
Curso: Pedagogia Matricula: 201407306111 
JOGO DE DAMA
Material Utilizado: Papelão ou Duplex, Tinta Guache, Tampinhas de garrafa pet.
Modo de Fazer: Recorte um pedaço de duplex (ou papelão) em um tamanho quadrado de 32 cm x 32 cm. Depois risque 7 linhas na horizontal e 7 linhas na vertical para formar os quadrinho do tabuleiro deixando um espaço entre as linhas de 4 cm. Em seguida é só pintar os quadrinhos que se formaram de forma alternada em duas cores diferentes. Por fim, juntar 12 tampinhas de garrafas pet de cores diferentes.
Modo de jogar: O jogo de dama tem dois participantes, que usam um tabuleiro para jogar. Os mesmos usarão 24 peças, 12 brancas e 12 pretas, já que o tabuleiro tem 64 casas, claras e escuras. Cada jogador deverá ter 12 peças da mesma cor, posicionadas nas casas escuras, ocupando as três linhas mais próximas de cada jogador com o objetivo de capturar todas as peças do oponente ou deixá-lo impossibilitado de mover.
Analise: O jogo de dama exercita a habilidade mental, raciocínio lógico e a imaginação da criança. Por ser uma atividade lúdica ela transmite as informações de várias formas, estimulando diversos sentidos ao mesmo tempo sem se tornar cansativo.

Outros materiais