Buscar

CIENCIA POLITICA (casos concretos)

Prévia do material em texto

Caso Concreto 1 
Em reportagem constante em http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2012/06/20/201cdesinteressepor-politica-ameaca-a-democracia201d, o filósofo francês Francis Wolff, um ardoroso defensor da democracia, afirmou que um de seus alvos no estudo da política é exatamente o apolitismo. Em sua opinião, o desinteresse dos cidadãos pela política ameaça a democracia, ao fomentar entre outros males a ação do que chama de políticos profissionais. Livre de cobranças, esse grupo teria o hábito de aprovar ou impor medidas descoladas das verdadeiras necessidades e desejos dos cidadãos. Por isso, para o filósofo, o apolitismo, seria a recusa dos cidadãos, explícita ou implícita, em participar da vida da comunidade política e das escolhas que essa comunidade faz, ou seja, seria o desinteresse pela coisa pública. 
Diante do texto acima e, de acordo com o que você apreendeu da leitura referente à Aula 1, responda: 
a) A verdadeira concepção de política se coaduna com o desinteresse da coisa pública pela cidadania? 
Não, porque a política visa na realização do bem comum/vontade coletiva, sendo ele exatamente um instrumento para isso.
b) Estaria correta a afirmação do filósofo Francis Wolff quando afirma que "o desinteresse dos cidadãos pela política ameaça a democracia"? Justifique sua resposta.
Sim, porque se não há participação, não posso dizer que há democracia, por não ter o povo agindo pelo bem comum.
Disciplina: Ciência Política 
Aluna: Stephany Barbosa Rocha 
Matricula: 201703212411
Turma: 2005
Caso Concreto 2
“’E evidente que, durante o tempo em que os homens vivem sem um poder comum que os mantenha subjugados, eles se encontram naquela condição que é chamada de guerra; e essa guerra é uma guerra de cada homem contra cada outro homem”. Aponte o autor dessa frase e a situação por ele descrita: 
a)Locke e o estado da natureza. 
b)Hobbes e o estado da natureza. (correta)
c)Hobbes e o estado em sociedade.
 d)Platão e o estado da natureza 
Como vimos, em Hobbes, o contrato social faz com que os indivíduos abdiquem de sua infinita liberdade e a entreguem a um soberano, que deve garantir suas vidas e uma ordem social segura. Com este acordo, segundo Hobbes, está criada a sociedade e também o Estado. Neste sentido, pergunta -se: 
a) Quais as finalidades do Estado na visão de Hobbes?
Criação de leis, garantia de ordem e representação dos cidadãos.
Caso Concreto 3
Na visão de Locke e Rousseau os homens são completamente livres conforme a sua natureza, pelo que são criaturas marcadas pela bondade. Sendo certo que com o surgimento da propriedade o homem abandona a sua condição natural, pode-se afirmar que a propriedade surge da mesma forma e tem os mesmos efeitos na formação do Estado para ambos os autores?
Não, apesar que os dois venham a ter idéias semelhantes sobre no estado de natureza, quando se trata de propriedade eles têm opiniões diferentes, para Locke a propriedade privada é um direito natural e com a criação de estado vem para proteger esse bem, para Rousseau não existe propriedade privada no estado de natureza, quem vem com a criação da sociedade trazendo desigualdade.
Caso Concreto 4
Considerando a possibilidade das ilhas de Fernando de Noronha deixarem de compor o território brasileiro, é certo que a extensão territorial brasileira será alterada. Com a dita alteração, o mar territorial e o espaço aéreo sofrerão algum tipo de impacto?
Sim, porque quando se perde uma parte do território, perde duas extensões, ou seja, sofre pactos não somente aéreos, mas também marítimos.
Caso Concreto 5
Paulo, refugiado de guerra, já vive no Brasil acerca de 20 anos, já tem todos os documentos Brasileiros, já constituiu a sua família (com mulher e um casal de filhos) tem emprego fixo, mas não pensa em se naturalizar brasileiro. Quando questionado a esse respeito, ele afirma ser grato ao Brasil, mas que não se sente Brasileiro. Diante do caso de Paulo, é possível identificar uma distinção entre o conceito de povo e o conceito de nação?
Sim, se ele aceitasse se naturalizar brasileiro poderia, mas não teria o vinculo da nacionalidade por não ter nascido no Brasil.
Caso Concreto 6
O conceito de soberania é teoricamente bastante complexo e tem variado no decorrer do tempo, suscitando uma grande quantidade de acepções conceituais. Podemos, de qualquer forma, extrair que se trata de um termo que designa o poder político no Estado Moderno estando expresso em praticamente todas as constituições modernas. 
A Constituição brasileira tem alguns dispositivos (no caso os art. 4º e 14) que fazem tal referência, senão vejamos: 
Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: I - independência nacional; (...) 
III - autodeterminação dos povos; 
IV - não-intervenção; 
V - igualdade entre os Estados; (...) 
Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: 
I - plebiscito; II - referendo; III - iniciativa popular. (...)? (grifo nosso) 
Diante do acima exposto, pergunta-se: 
a) Diante do que está expresso no Art. 4º da Constituição Federal, é possível afirmar que o Brasil deve considerar que a soberania sempre exterioriza a supremacia estatal?
Não, como está no Art. 4º, ele não sobrepõe sua soberania lá fora, o Brasil não aplica a sua soberania em outros lugares, porque a soberania se exerce internamente.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes