Buscar

Resumo Renato

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Procedimento Sumario até 2 salarios mínimos
Procedimento Sumarissimo de 2 a 40 salarios mínimos
Procedimento Ordinário + que 40 salarios mínimos
Procedimento Sumário:
A característica principal deste procedimento é a celeridade, por isso que a ata da audiência é mais simplificada, devendo constar a conclusão do juiz. Não é admitido reconvenção ou intervenção de terceiros.
Não há possibilidade de recurso, salvo se versar sobre matéria constitucional.
Em audiência, ao aduzir razoes finais, poderá qualquer das partes impugnar o valor fixado e, se o juiz o mantiver, pedir revisão da decisão, no prazo de 48 horas, ao Presidente do Tribunal Regional.
Não tem na lei o numero certo de testemunha, mas por analogia, entende-se que são 3 testemunhas por parte.
Procedimento Sumarissimo:
Cada uma das partes nesse procedimento poderá indicar 2 testemunhas.
Não pode ser feito Procedimento Sumarissimo nos casos onde em um dos polos da ação se encontra a Administração Publica Direta, Autarquica e Fundacional.
O Pedido deverá ser certo ou determinado e indicar o valor correspondente;
Não se fará citação por edital, devendo assim o autor indicar corretamente nome e endereço do reclamado;
A apreciação da reclamação devera ocorrer no prazo Maximo de 15 dias do seu ajuizamento.
Caso não seja feito o que está destacado no texto, a reclamação será arquivada e o reclamante fica obrigado a pagar as custas do processo sobre o valor da causa.
A audiência no processo sumaríssimo é feito em audiência única, até a sentença, realizado 15 dias após o ajuizamento da ação, caso seja necessário prova pericial, este prazo pode ser aumentado para 30 dias. As partes devem ser intimadas do laudo pericial no prazo de 5 dias.
A conciliação é aceita em qualquer fase da audiência. E a sentença deve
O rito sumaríssimo é de grande valia para uma rápida e eficaz prestação jurisdicional.
Procedimento Ordinário
Até o ano de 1970 esse procedimento era feito de uma única vez, em um único dia era feito todo o procedimento, o que hoje mudou para a divisão em 3 partes, pois demandaria um enorme tempo caso fosse feito em 1 dia só.
O procedimento é dividido em “Audiencia Inicial de Conciliação”, “Audiencia de Instrução” e “ Audiencia de Julgamento”.
Audiencia Inicial
Nesta primeira etapa do procedimento Ordinario, deverão comparecer as partes, o reclamado deve estar munido de sua defesa escrita e documentos, ou se optar, pode apresentar a defesa oral num tempo de 20 minutos, mas na pratica é usado a defesa escrita.
Aberta a audiência o juiz propõe a conciliação, caso seja bem sucedida, será feito o termo com valor, prazo e demais condições para o seu cumprimento; E não sendo possível a conciliação, o juiz ira abrir o prazo para o autor manifestar-se sobre a contestação, num prazo de 10 dias, bem como já intimar as partes para audiência de instrução.
Audiencia de Instrução
As partes não precisam apresentar com antecedência os nomes das testemunhas, as partes devem comparecer a esta audiência sob pena de confissão pela falta do depoimento pessoal, bem como as testemunhas, sob pena de preclusão.
Neste dia prestarão depoimento as partes e as testemunhas, sendo admitido 3 testemunhas para cada parte, e caso seja um inquérito para apuração de falta grave, 6 testemunhas para cada parte.
A parte pode requerer produção de prova pericial. Pode acontecer da audiência de instrução ser suspensa por qualquer motivo, como por um cumprimento de uma carta precatória para oitiva de testemunha, nesse caso será designado uma audiência chamada de encerramento, que na verdade é a continuação e a conclusão desta audiência de instrução.
Audiencia de Julgamento
Na prática as partes nem comparecem nesta audiência, na audiência o juiz fixa um prazo para proferir sua decisão e publicar a sentença, do qual as partes ficam logo intimadas.
O que é feito normalmente hoje em dia é as 2 primeiras partes da audiência no mesmo dia, e num dia marcado a audiência de julgamento, separada das 2 primeiras.

Outros materiais