Buscar

Qual a Influência da Artrocinemática nos Desarranjos Articulares biomecanica resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qual a Influência da Artrocinemática nos Desarranjos Articulares?
A artrocinemática é a área da cinemática que investiga os movimentos acessórios que ocorrem entre superfícies articulares durante movimentos fisiológicos. . Durante quase todo movimento fisiológico, existe um rolar e um deslize ocorrendo simultaneamente entre duas superfícies articulares. Com uma superfície articular fixa e a outra superfície articular movendo, o rolar sempre ocorre na direção da diáfise do osso em movimento.Ao contrario de rolar o deslize entre superfícies articulares não ocorre sempre na mesma direção da diáfise do osso em movimento.Por motivos variados existem patologias diversas de acordo com esses movimentos da articulação, como exemplo do desarranjo articular, que é a movimentação forçada da articulação que resulta em um movimento fixo da articulação
A Síndrome do Desarranjo articular
No desarranjo articular a dor é causada pelo deslocamento, deformação ou despregamento de estruturas localizadas dentro da articulação denominadas “preenchedores articulares”. Quando mau posicionados, os preenchedores articulares altera todo o funcionamento da articulação. Ao alterarem a mecânica da articulação provocam dor e bloqueio do movimento. A dor só é abolida quando o deslocamento é resolvido.
Quem são os preenchedores articulares?
São estruturas localizadas dentro das articulações dos membros como ombros, cotovelos, joelhos, quadris e tornozelos. São considerados preenchedores articulares os meniscos / estruturas meniscóides, os coxins gordurosos, o labrum, a cartilagem articular e os corpos livres intraraticulares. 
 
Os sintomas de uma articulação com desarranjo são dor , bloqueio ou limitação articular, perda da força ao executar determinados movimentos.
 
 Sintomas:
Trauma provocado por uma queda ou um movimento brusco; Posições e posturas inadequadas da articulação mantidas por muito tempo; Prática de esportes , principalmente esportes de impacto;Articulações em processo de degeneração como na artrose ou osteoartrose.
 A síndrome da Disfunção:
 
A articulação pode também emitir dor quando ela tem seus movimentos limitados devido à perda da sua flexibilidade. A articulação que sofreu um trauma, uma inflamação ou uma degeneração pode desenvolver uma aderência ou cicatriz e perder sua flexibilidade. Exemplos: Um cotovelo que não estica completamente após a retirada de um gesso; o joelho que não dobra há muitos meses após uma cirurgia e uma articulação que passou por um processo inflamatório como a artrite reumatóide. Esse tipo de dor causada pelo encurtamento ou retração da articulação é denominado Síndrome de Disfunção da articulação
A síndrome postural
A dor é produzida quando a articulação é alongada ou estirada excessivamente além da sua flexibilidade normal. Um bom exemplo é quando assentamos sobre um pé ou quando dormimos sobre o braço. Com o passar do tempo, a articulação começa a ficar dolorida nos obrigando a sair da posição. Assim que saímos da posição, a articulação para de emitir dor. Nesta síndrome não há lesão articular.
III - Movimento Artrocinemático
Movimentos que ocorrem na superfície das articulações; Art. sinoviais – superfície articular movimenta-se de acordo com forma da superfície da outra articulação.
 
Ovóides:
Côncavas (fêmea); Convexas (macho); Ex: art. Glenoumeral.
 Selar:
Combinação de ambas as formas, côncava e convexa; Ex: 1ºcarpometacarpal
 Tipos de movimentos nas superfícies articulares:
 Mov. Giratório: movimentos mantendo os eixos mecânicos estacionários (ao redor do eixo longitudinal) ; Ex:- rotação interna e externa da glenoumeral com úmero em 90º de abd; prono-supinação do antebraço; Rolagem: pontos de contato de cada superfície articular mudam de forma constante; Ex: pneu de carro.

Outros materiais