Buscar

OSM - Organização, Sistemas e Métodos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Organização, Sistemas e Métodos
Organização, Métodos e Sistemas de Informação
O&M Ou OSM
1
Um pouco da história 
O Analista de O&M e o Analista de Sistemas, são dois profissionais que trabalhavam juntos antes da febre da informatização.
Montava-se uma equipe e esta equipe trabalhava em conjunto, identificando o sistema, fazendo um levantamento inicial da situação problema ou uma situação que demandava alguma melhora ou ajuste. Após o levantamento a equipe fazia um planejamento de ações que era submetido à aprovação do usuário/cliente e da direção da organização.
O analista de O&M passava a examinar as rotinas de trabalho, visando sua simplificação e reorganização. Os Analistas de Sistemas definiam os programas e rotinas em computador. Tanto as propostas de simplificação das rotinas de trabalho como os programas eram discutidos por ambos analistas, para que posteriormente os programadores entravam em ação para desenvolverem os programas propostos. 
Quando os programas e rotinas em computador ficavam prontos, os Analistas de Sistemas testavam sua funcionalidade, paralelamente os Analistas de O&M preparavam a documentação do sistema tanto com relação aos procedimentos de operação, quanto aos procedimentos dos usuários e a equipe preparava a implantação do sistema
O usuário cliente participava de todo o processo na fase de definição que era o anteprojeto, na fase de testes dos programas e rotina em computador e na fase de implantação.
A grande crítica que havia com relação a esse modelo de trabalho, naquela época era a demora na implantação dos sistemas e os custos elevados, em função da equipe de trabalho. 
Com o advento dos microcomputadores entre os anos 1986 e 1990, os usuários de computadores passaram a desenvolver seus próprios trabalhos que se resumiam em processadores de textos e planilhas eletrônicas, outros usuários mais ousados, curiosos e ansiosos, passaram a usar os softwares que permitiam a criação de suas próprias bases de dados. 
Em 1990 os computadores já começaram a trabalhar em rede, interligados, controlados por micros mais potentes chamados “servidores” que gerenciavam essas redes. 
As organizações passaram a depender cada vez mais dos recursos da informática, pois, consideravam que a informação era um bem tão valoroso quanto seu patrimônio. Supervalorização da tecnologia da informação dentro das organizações. Tudo isso causou o que se denominou divorcio das equipes de Analistas de Sistemas e Analistas de O&M. 
CONCEITOS
Organização: associação ou instituição com objetivos definidos. 
Sistema: disposição das partes ou dos elementos de um todo, coordena- dos entre si, e que funcionam com estrutura organizada.
Método: procedimento, técnica ou meio para se atingir um objetivo.
Sistemas de informações: É o processo de transformação de dados em informações. Quando esse processo está voltado para a geração de informações necessárias e utilizadas no processo decisório da empresa, diz-se que é um sistema de informações gerenciais. OLIVEIRA (1995)
 OSM NA ATUALIDADE 
Atualmente a Organização, Sistemas e Métodos estão muito mais focados nos processos. 
A OSM é mais planejada na estratégia.
 Procura utilizar os melhores métodos para alcançar os objetivos da organização.
 Tem como finalidade auxiliar na elaboração e/ou melhoria dos procedimentos. 
Usa como ferramentas no processo de melhoria das empresas: organogramas, formulários e fluxogramas.
 É a famosa consultoria cujos objetivos principais são: eliminar o supérfluo, otimizar os recursos das empresas.
Para que estudar Organização, Sistemas e Métodos? 
Para participar, compreender e desenvolver atividades de análise, elaboração, planejamento e controle de processos de empresas;
Executar as atividades de levantamento, análise, elaboração e implementação de sistemas administrativos na empresa;
Desenvolver um espírito crítico para atuar na gestão das organizações.
A ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS E MÉTODOS VISA:
A racionalização na distribuição de tarefas, evitando o desperdício de tempo;
A padronização de ferramentas e documentos;
A eliminação de atividades desnecessárias;
A elaboração de formulários e manuais;
A redução de custos e principalmente, minimização de esforços e maximização de resultados.
O S M, planejamento aliado às tecnologias
Desenvolvimento organizacional, que envolve a atuação do profissional como consultor em planos estratégicos, projetos de mudança organizacional, gestão de negócios, qualidade total e educação empresarial.
O novo O&M assume forma virtual, ligando-se diretamente ao ambiente da TI Tecnologia da Informação. Neste ambiente, a Intranet, Internet, sistemas workflow, formulários eletrônicos e outros, dão suporte a tomada de decisão.
OSM é :
Racionalização Administrativa e Operacional
Criatividade
Processo de Melhoria Contínua
Luta contra os Desperdícios
Simplificação do fluxo de trabalho
Aumento da produtividade
Ferramenta de competitividade
Mudança de paradigmas
Identificação dos problemas e busca soluções
Estudos de ambiência / Estresse
Treinamento de usuários de novas tecnologias
Planejamento Estratégico
Modernidade Organizacional e Sistêmica
PERFIL PROFISSIONAL
O Ambiente 
de Trabalho em O&M
11
Fatores para 
Ação do Analista
A unidade de OSM deverá ficar posicionada o mais próximo possível da maior autoridade decisória da empresa
A OSM trabalha com processos de Mudança
Operacionalização
BIBLIOGRAFIAS
ARAUJO, Luiz César G. Organização, Sistemas e Métodos: as modernas ferramentas de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
Colenghi Vitor Mature. O&M e Qualidade Total: uma integração perfeita. Edição: 3ª edição (2007)(In Costa. Santos Petronio. Organização Sistemas e Métodos (2008).
D’ASCENSÃO, Luiz Carlos M. Organização, Sistemas e Métodos: análise, redesenho e informatização de processos administrativos. São Paulo. Atlas, 2001
OLIVEIRA, Djalma de Pinto Rebouças de. Sistemas, Organização e Métodos: uma abordagem gerencial. São Paulo: Atlas, 2001.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais