Buscar

av de ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DE SAÚDE

Prévia do material em texto

ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DE SAÚDE
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 842794)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Ter qualidade de vida em saúde está centrado na ideia da capacidade de viver sem doenças ou da superação dos estados e da condição de morbidade. Para isso é preciso promover a saúde. Ofereça argumentos que esclareçam o termo promoção da saúde.
		
	
Resposta: medidas que pssibilitem um bem físico e mental, incentivo ao auto cuidado tanto alimentar quanto corporal afim de evitar doenças cardiovasculares, incentivar a vacinção para prevenir doença, incentivar a amamentação para que possa evitar doenças diarreicas e também aumentar a imunidade dessa criança e aumentar o vínculo mãe e filho.
	
Gabarito: A promoção da saúde é descrita na Carta de Ottawa como o processo de capacitação da população para que esta possa atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, devendo participar no controle deste processo.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 842849)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A promoção da saúde deve ser reconhecida como uma parte fundamental de um dos princípios do SUS que é a equidade. Ofereça argumentos que esclareçam o termo equidade.
		
	
Resposta: Equidade é dar mais para quem precisa de mais, diferentemente da igualdade
	
Gabarito: Equidade é um dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem relação direta com os conceitos de igualdade e de justiça. No âmbito do sistema nacional de saúde, se evidencia, por exemplo, no atendimento aos indivíduos de acordo com suas necessidades, oferecendo mais a quem mais precisa e menos a quem requer menos cuidados. Busca-se, com este princípio, reconhecer as diferenças nas condições de vida e saúde e nas necessidades das pessoas, considerando que o direito à saúde passa pelas diferenciações sociais e deve atender a diversidade.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 148962)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia as afirmativas sobre os fatores que determinam o estado de saúde de uma dada população: I - Os serviços de saúde bem organizados e com qualidade garantem que uma população permaneça saudável. II - As condições de moradia interferem na condição de saúde das pessoas. III - Idade e o sexo são suficientes para avaliar o estado de saúde da população. IV - Para se avaliar o estado de saúde das pessoas é importante levar em consideração a biologia humana, os modos de vida da comunidade, os fatores ambientais e a organização do sistema de atenção à saúde. V - O avanço tecnológico só influi positivamente na saúde das pessoas. Assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	A afirmativa V está correta.
	 
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	A afirmativa II está correta.
	
	A afirmativa I está correta.
		 Gabarito Comentado.
	
	 4a Questão (Ref.: 774774)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em 1923 a Lei Eloy Chaves cria as Caixas de Aposentadorias e Pensões( CAPS ), beneficiando primeiramente ferroviários e marítimos. Sobre as CAPS é CORRETO afirmar:
		
	
	Seu financiamento era tripartite ( empregado, empregador e governo);
	
	Eram vinculadas ao Ministério do trabalho, com financiamento tripartite (empregado, empregador e governo);
	
	Sua prerrogativa era acúmulo de capital;
	 
	Tinham por finalidade benefícios previdenciários e assistência médica e seu financiamento era bipartite (empregado e empregador);
	
	São consideradas o embrião da saúde pública no Brasil;
		
	
	 5a Questão (Ref.: 174195)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia as afirmativas e assinale a opção ERRADA:
		
	 
	Com o novo plano de saneamento para modernizar a cidade do Rio de Janeiro a população foi retirada dos cortiços e alojadas em casas populares em bairros distantes, mas que dispunham de saneamento básico.
	
	O médico Emilio Ribas, morou com os doentes de febre amarela para provar que a doença não pega por contato.
	
	A meta do governo de Rodrigues Alves era o saneamento e a reurbanização da capital da república.
	
	O Ministério da Saúde foi criado em 1950 no governo Getúlio Vargas com o objetivo de fortalecer as ações de saúde pública.
	
	O governo de Rodrigues Alves nomeou o médico Oswaldo Cruz para iniciar programa de saneamento para eliminar a peste e a febre amarela.
		 Gabarito Comentado.
	
	 6a Questão (Ref.: 148987)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia as afirmações abaixo e indique as CORRETAS: I) O grande marco histórico da Reforma Sanitária Brasileira foi a VIII Conferência Nacional de Saúde. II) O movimento da Reforma Sanitária Brasileira foi um movimento popular em busca da universalidade, isto é, a saúde como direito de todo o cidadão,independente de ter contribuído ou não. III) O movimento da Reforma Sanitária Brasileira tinha como proposições concretas a não exclusão ou discriminação de qualquer cidadão brasileiro ao acesso à assistência pública de saúde. IV) O controle social das ações de saúde também foi uma das propostas do movimento da Reforma Sanitária Brasileira.
		
	
	III
	
	II e IV
	
	II e III
	
	I e IV
	 
	I; II; III e IV
		 Gabarito Comentado.
	
	 7a Questão (Ref.: 61332)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A integralidade emerge como um princípio de organização continua do processo de trabalho nos serviços de saúde, buscando apreender as necessidades de saúde de um grupo populacional. Sua ampliação se dá:
		
	
	através de medidas drásticas, atender somente as pessoas com ferimentos graves.
	
	através de medidas sanitárias e atendimento médico.
	
	através de ordens a população que não sabe cuidar da sua saúde.
	
	através de apenas um único profissional de saúde ¿ o médico.
	 
	através de uma perspectiva de diálogo entre os diferentes sujeitos.
		
	
	 8a Questão (Ref.: 88337)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação às noções básicas de saúde coletiva, julgue os itens seguintes. (UnB/CESPE PMV/SEMUS Cargo 4: Agente de Vigilância Sanitária 2007) I - No Brasil, a saúde é considerada, por lei, um direito fundamental dos cidadãos. II - Hoje, além das ações de prevenção de doenças e de assistência, considera-se cada vez mais importante a atuação do setor saúde em ações de promoção da saúde. III - É vedada a participação de serviços do setor privado no sistema de saúde brasileiro, ainda que em caráter complementar. IV - No Brasil, o sistema de saúde oferta atenção à saúde gratuita exclusivamente à população mais pobre. Estão CORRETOS os itens:
		
	
	II e IV
	 
	I e II
	
	III e IV
	
	II e III
	
	I e III
		 Gabarito Comentado.
	
	 9a Questão (Ref.: 61377)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As políticas especiais são especialmente desenhadas para dar respostas a um determinado problema de saúde ou aos problemas de saúde que afligem certo grupo populacional. Tendo como exemplo:
		
	
	Programa para Servidores Públicos.
	
	Atendimentos a homens nos Postos de Saúde.
	
	Programa Sorriso na Escola.
	 
	Programa Atenção Integral a Saúde da Mulher (PAISM).
	
	Vagas para cirurgias abdominais.
		 Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 725251)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os dados obtidos em saúde servem de material de produção de:
		
	 
	informação.
	
	dado.
	
	texto.
	
	cultura.
	
	evento.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas Recentes