Buscar

Prova Discursiva de Comportamento Empreendedor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova Discursiva de Comportamento Empreendedor.
Questão 1/5 – Comportamento Empreendedor
Em 1º de abril de 1976, ao lado de STEVE WOZNIAK e de um investidor chamado Ronald Wayne, ele fundou a APPLE Computer Inc. destinada a produzir computadores para uso pessoal. Onze dias depois chegou às lojas a primeira criação da empresa. O Apple 1, e o no ano seguinte o Apple 2, primeira máquina de uso pessoal a conquistar sucesso comercial. Em 1982 foi a vez do Apple lisa e em 1984 uma de suas maiores criações, o Macintosh.
Jobs foi afastado da Apple em 1986 por John Sculley, líder da Pepsi que ele mesmo havia contratado.
Nesse trecho do texto, pode-se identificar as diferentes formas de empreender utilizadas por STEVE JOBS. Considerando o material de estudo, relate quais formas Jobs utilizou e localize no texto essas formas. 
RESPOSTA:
Empreendeu com a ajuda de um investidor e após ser afastado ele com experiência que tinha fundou uma empresa no mesmo ramo ao qual o sucesso que tinha conquistado antes daria certo na nova empresa.
Questão 2/5 – Comportamento Empreendedor.
O uso do BMG canvas para o planejamento de ideia de negócios tem objetivos muitos claros.
Cite um dos objetivos do BMG canvas?
Resposta: 
Atender os clientes da melhor forma possível compridos preços e entregando produtos de qualidade. 
Questão 3/5 – Comportamento Empreendedor. 
Empresas que atuam como modelo grátis de proposta de valor escolhem um grupo de clientes que pode pagar pelos serviços, como forma de financiar a outros segmentos de clientes que usam os serviços de forma gratuita.
Cite um exemplo de negócio baseado no modelo grátis. 
Resposta:
Neste formato de padrão de negócios podemos encontrar várias empresas atuando de forma diferenciada. Como exemplo, temos o jornal do metro (anunciantes pagam, leitores recebem de graça), o google (anunciante pagam para aparecer no topo da lista das pesquisas, usuários pesquisam de graça), ambiente virtual de aprendizagem moodle (oferecido as instituições de ensino de forma gratuita, porem os desenvolvimentos e melhorias nele realizados pertencem a blackboard dona do software, que pode incorporar as melhorias ao seu software pago).
 Questão 4/5 Comportamento Empreendedor.
O modelo de cauda longa baseia-se na estratégia onde a “organização oferece uma grande quantidade de produtos de nicho que vendem individualmente pouco, mas que, no seu total, gerem uma receita total de vendas alta”.
Neste padrão de modelo de negócios os custos de estoque devem ser baixos, a eficiência logística dever ser alta e o acesso aos canais de comercio eletrônico precisam ser amplos, atendendo a todos os segmentos de clientes interessados.
 Quais os canais podem ser utilizados em modelos de negócios de cauda longa?
Resposta:
 Internet como canal obrigatório de relacionamento com o cliente, podendo ser expandido para outras possibilidades, como lojas própria (polishop) e canal de televisão. (shoptime).
 Questão 5/5 Comportamento Empreendedor
A partir do plano de negócios, o empreendedor sabe do quando precisa para viabilizar o empreendimento. Caso não tenha os recursos financeiros, o empreendedor deve buscar financiamento aos sócios. 
Lars precisava de um capital de 50.000,00 para implementar seu empreendimento. Para isso conseguiu um financiamento junto a um banco público. 
James, por sua vez para implementar seu empreendimento precisava de um capital de inicial de R$ 25.000,00. Chamou seu amigo Lemmy para ser o sócio em sua empreitada, que além do capital financeiro, também iria trabalhar no empreendimento.
Sobre as empresas de Lars e james, qual dos dois empreendedores perdera poder no empreendimento em função da forma de financiamento adotado.
Resposta:
No ponto de vista onde o sócio investiria na organização iniciaria com parte do capital próprio e trabalharia para aumentar o capital, então Lars trabalharia com o capital totalmente financiado pagando juros tende a desvalorizar, Lars perde poder empreendedor.

Outros materiais