Buscar

Atendimento com crianças Anna Freud e Melanie Klein

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA 
ATENDIMENTO COM CRIANÇAS SEGUNDO A TEORIA DE 
ANNA FREUD E MELANIE KLEIN
Professor(a): Dra. Bruna Fontanelli Grigolli Pérsico.
Jéssica Silva – 12.517
RIBEIRÃO PRETO
2017
Em 1919, Melanie Klein inicia seu primeiro caso de tratamento psicanalítico com uma criança, sendo necessário ressaltar que o mesmo feito já havia acontecido ante pela Dr. Hug-Hellmuth, porém em seus atendimentos com crianças, ela apenas usava desenhos, e o brincar como material não desenvolvendo uma técnica propriamente dita.
Melanie Klein teve o menino Fritz de apenas cinco anos como seu primeiro paciente, e foi a partir daí que ela foi desenvolvendo e aprimorando sua abordagem direcionada a terapia especifica para crianças, pois Melanie pode ver que desde o inicio a criança expressava suas fantasias inconscientes e suas ansiedades através do brincar.
Esta abordagem corresponde a um principio fundamental da psicanálise, a associação livre, pois alem de interpretar o brincar da criança interpreta também suas palavras através de seu comportamento, se equiparando a livre associação em uma terapia adulta, sendo a exploração e interpretação do inconsciente a principal tarefa.
Melanie Klein percebeu de inicio também, que a analise com crianças deveria ser feita em um consultório e no em outro lugar ou a própria residência da criança, porque isto influenciaria na situação transferência, um conceito fundamental do procedimento psicanalítico, que só pode ser estabelecido e mantido se o paciente sentir que o consultório é algo separado de sua via familiar cotidiana.
Com o decorrer de suas experiências com analise de crianças Melanie foi aprimorando sua técnica introduzindo a caixa com brinquedos, o principio da interpretação psicanalítica permanecia o mesmo, ou seja, as fantasias trazidas a tona por meio do brincar e suas dramatizações, a atividade lúdica pode trazer a tona uma enorme variedade de emoções, como por exemplo, sentimentos de rejeição e frustração, agressividade, sentimentos de amor e ódio e ciúmes de um bebe recém-nascido um irmão no caso, e também culpa e necessidade de reparação, tudo isso, estas fantasias se entrelaçam com seu cotidiano da vida real, sendo muito revelador.
Além da técnica terapêutica no atendimento com crianças, Klein trouxe grandes contribuições para teórica da psicologia infantil de orientação psicanalítica, ela postula que o bebe fantasia, por exemplo, quando ele mama no seio de sua mãe e esta não lhe satisfaz sua fome não conseguindo leite, este bebe alucina que esta atacando este seio, sendo uma defesa contra a realidade interna, uma função do ego na tentativa de satisfazer um desejo, assim podendo perceber que desde o nascimento o bebe tem relações com o objeto, na fantasia e na realidade.
Outra da mais importante contribuição para a terapia psicanalítica com crianças foi Anna Freud (1895-1982), filha caçula de Sigmund Freud, foi a única a seguir sua carreira de psicanalista, passando a estudar com o pai e a se dedicar à psicanálise, se tornou uma aluna brilhante, participava de todos os encontros da sociedade psicanalítica de Viena, sempre acompanhada por Freud, e então no ano de 1927, Anna Freud publicou o livro: Introduction to the technique of child analysis (Introdução à técnica da análise infantil), onde desenvolveu uma abordagem para a aplicação da terapia psicanalítica em crianças, Anna acreditava que as crianças possuíam uma imaturidade intelectual, e um baixo nível na habilidade verbal.
 Um dos fatores de discordância que separa essas duas teóricas Melanie Klein e Anna Freud era a descrença de Anna quanto à possibilidade de a criança estabelecer uma transferência, sendo que esta transferência era defendida por Klein e permaneceu como mais aceito entre os analistas.
O trabalho mais notável de Anna Freud foi O Ego e os Mecanismos de Defesa, publicado em 1936, sendo nessa obra que sua visão da psicanálise infantil começa a caminhar, onde ela expõe sua teoria dizendo que o foco da psicanálise não deveria ser os conflitos do inconsciente, mas sim a pesquisa do ego. 
Em 1953, Anna Freud fundou a Terapia Infantil de Hampshead, uma clinica que se tornou a maior do mundo em referencia para tratamento infantil, contribuindo para salvar a vida de inúmeras crianças com distúrbios mentais. 
Na perspectiva clínica da criança em desenvolvimento, o sintoma se apresenta como resultado dos conflitos intrapsíquicos e de elementos externos ao desenvolvimento (FREUD, A., 1965/1980).
Anna Freud em seu desenvolvimento com crianças se direcionava mais às questões voltadas para a adaptação social, do que para os princípios do inconsciente, é uma autora que na maioria de seus escritos, vem estabelecendo certa relação entre pedagogia e psicanálise, na analise com crianças.
 Um dos aspectos apontados como diferença no tratamento entre adultos e crianças, é a motivação, pois para Anna enquanto o adulto busca seu tratamento, a criança busca o tratamento através de uma ótica diferente, pois essa busca é realizada pelos seus pais.
 Anna acredita em um ego inato, e propõe que se conscientize a criança de sua doença ou problema, pois os sentimentos de insegurança e ansiedade que a criança ira enfrentar ao lidar com isso, contribui para o fortalecimento do vinculo entre ela e o analista.
REFERÊNCIAS:
CAMAROTTI, Maria do Carmo. O nascimento da psicanálise de criança: uma história para contar. Reverso,  Belo Horizonte,  v. 32, n. 60, p. 49-53, set.  2010.   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010273952010000300007&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  23  nov.  2017.
Klein, M. (1991). A técnica psicanalítica através do brincar: sua história e significado. In M. Klein, Inveja e gratidão e outros trabalhos (L. P. Chaves et al., trads., pp. 149-168). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1955[1953])

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes